As Escolhas do Dálmata 2010

31Dez10

Olá pessoal!

E cá estamos no último dia de 2010, o que significa que chegou a altura de anunciar os melhores do ano para esta blogger. O total de lidos foram 63, ainda que meia dúzia não apareça aqui no blog com opinião (lista completa aqui). Foi, por isso, um bom ano neste campo – descobri novos autores que passaram a favoritos, novos géneros que sem dúvida vou continuar a explorar, e só espero poder superar este número em 2011, mas mesmo que não o faça, peço sobretudo boas leituras. Daquelas capazes de me transportar para um lugar, um tempo, uma situação, para a pele de uma personagem. Sim, quero boas leituras, 2011, se faz favor e obrigada!

Ora então drumroll, por favor…

…e sem qualquer ordem de preferência:

Goose Chase

Patrice Kindl

(opinião completa aqui)

Incrível como um livrinho de tão pequena dimensão pode entreter tanto. Goose Chase proporcionou-me das horas mais bem passadas do ano, no que toca à leitura, com a sua protagonista tão”desafortunada”. Recomendável para quem aprecia fairy tales, e uma boa dose de saudável parvoíce.

***

A Kingdom of Dreams

Judith McNaught

(opinião completa aqui *em inglês*)

Li alguns (bastantes… :D) romances históricos este ano, mas na minha humilde opinião, este destacou-se completamente dos restantes. Não só adorei as personagens, e a história, como uma vez mais, este foi  um livro que me levou às lágrimas quer de riso, quer de emoção e expectativa. Sem dúvida que este é um daqueles para, de tempos em tempos, tirar da estante e reler partes favoritas.

***

Poison Study

Maria V. Snyder

(opinião completa aqui)

Aww. Poison Study…que dizer, que dizer…talvez que possui uma das melhores heroínas de sempre, e claro, um dos melhores heróis também. Desafio quem quer que seja a ficar imune ao Valek.

***

The Hollow Kingdom

Clare B. Dunkle

(opinião completa aqui)

The Hollow Kingdom foi outra bela surpresa. Não estava nada à espera de gostar tanto deste livro (vá-se lá saber porquê) e nem de me divertir tanto com ele. Mas aconteceu. Nunca um malfadado goblin, horrendo que nem o pecado, raptor de raparigas inocentes, e supostamente malfeitor em todos os sentidos possíveis e imaginários, foi tão genial.

***

The Goose Girl

Shannon Hale

(opinião completa aqui)

Sim, 2010 foi o ano nos retellings quer de Beauty&the Beast, quer da Goose Girl, como é o presente caso. Li este livro quase de uma assentada porque tinha de saber o que ia acontecer a seguir, no matter what.

***

Criaturas Maravilhosas

Kami Garcia & Margaret Stohl

(opinião completa aqui)

A história do amor proibido entre uma rapariga amaldiçoada e um rapaz comum. Será este apenas mais um entre tantos outros por esse mundo young adult, fora? Se calhar, mas por alguma razão adorei Criaturas Maravilhosas, e mal posso esperar por saber o que se vai seguir. O próximo volume desta série está entre os primeiros que vou ler em 2011.

***

O Jardim dos Segredos

Kate Morton

(opinião completa aqui)

Kate Morton parece ser exímia a entrelaçar histórias do passado e do presente, e a contá-las de maneira a que a cabeça do leitor comece a latejar, tornando-se dificíl de pousar o livro. Recomendo!

***

O Mapa do Tempo

Félix J. Palma

(opinião completa aqui)

Félix J. Palma é genial. É outro capaz de contar milhentas coisas passadas, presentes, e ainda futuras (ou “futuras”) ao mesmo tempo, sem deixar seja o que for por explicar e  ainda levar à gargalhada durante toda a leitura. De génio…de génio!

***

Sangue-do-Coração

Juliet Marillier

(opinião completa aqui)

&

Seer of Sevenwaters

Juliet Marillier

(opinião completa aqui *em inglês*)

Não podia deixar de ser. E agora retiro aquela afirmação inicial sobre não haver preferências e digo: óbvio que estes dois puppies estão lá no topo. Ainda hoje me custa acreditar que este ano tive 2 livros da Juliet para ler. Até dói pensar que agora só lá para 2012… 😦

***

E não posso terminar este post relacionado com os melhores de 2010 sem me atrever a deixar aqui uma última recomendação não literária…

Tangled

…mas na versão original, que tristemente não está disponível no cinema  – shame on you, Lusomundo, shame on you!

E pronto, é tudo. Desejos de boas leituras para todos os interessados, e se possível guardem uma uva passa para pedir que o preço dos livros em Portugal pare de aumentar – ou desça um bocadinho!

Boas entradas em !!! 😉



12 Responses to “As Escolhas do Dálmata 2010”

  1. 1 Célia

    *a anotar sugestões*

    Dessa lista, ainda só li o “Poison Study”, “O Jardim dos Segredos” e o “Sangue-do-Coração”, mas todos os outros me parecem interessantes 🙂

    Um excelente 2011, cheio de coisinhas boas***

  2. 3 p7

    Desta lista só li o Poison Study, o Criaturas Maravilhosas e o Sangue-do-Coração, mas partilho da tua opinião. Dos meus favoritos do ano! ^^

    Feliz Ano Novo,
    p7

  3. Que gira e original a foto!
    Um bom ano de 2011, cheio de coisas boas 🙂

    • Olá! Obrigada 😉 desarrumei um bocadinho a estante, mas lá consegui fazer o 2011 com os paperbacks, eheh

      Bom ano!

  4. 7 quigui

    Dos 5 desta lista que já li, 34 foste tu que me emprestaste 🙂 (o SoS ainda está perdido 😦 )

    Um bom ano de 2011 para ti, com mts leituras (e vê se lês o Graceling para ele estar na lista do próximo ano!).

  5. 9 carlaslribeiro

    Hmmm! *a acrescentar livros à wishlist* Da tua lista, só li o Criaturas Maravilhosas (não entrou para os favoritos, mas gostei) e o Mapa do Tempo (que entrou no meu top de 2009). Mas já tenho ali à espera o Jardim dos Segredos e o Sangue-do-Coração, portanto… 2011 também promete ser bom em leituras. 😉

    Bom ano e boas leituras!

    • Mais alguém que adorou O Mapa do Tempo! 😀
      Sem dúvida, com esses dois livros para ler já vais no bom caminho para um excelente 2011 literário 😉

  6. 11 Patricia

    Olá!! BOM ANO 2011!!!! 😀
    Por estranho que pareça eu não li nenhum destes livros… :/
    Mas certamente os livros da Sandra Carvalho iam estar na tua lista se os tivesses lidos!!
    Tens mesmo de os ler, tu e toda a gente, e eu sei que to a ser uma bocado chatinha mas se gostares tanto dos livros como eu vais perceber! :p
    Leiam!!! ahah 😉

    Bjs :p

    • Olá Patricia!! Eheh, não és nada chatinha, e eu vou mesmo ler Sandra Carvalho, renovo aqui a minha promessa! 🙂

      Bom ano!

      Um abraço


Deixe um comentário