Goose Chase

28Jun10

Autor: Patrice Kindl

Editora: Puffin (2002)

Páginas: 216

Idioma: Inglês

Sinopse: Her name is Alexandria Aurora Fortunato, and she is as lovely as the dawn. But that is only one of her problems. There’s also the matter of those three magical gifts of treasure bestowed on her by a mysterious old woman. And King Claudio the Cruel wants to marry her for her beauty and her wealth, and so does his rival, Prince Edmund of Dorloo. Those are two more problems. And, worst of all, she is locked in a tower, with a grille of iron bars and several hundred tons of stone between her and freedom. Some days Alexandria wishes she looked like a pickled onion. Clearly the only thing to do is escape  and with the aid of her twelve darling goose companions, that’s precisely what Alexandria does.

Opinião:

(*extremely happy mode*)

Goose Chase conta a história de uma simples goose girl de seu nome Alexandria e da má fortuna que sobre ela se abate quando certo dia após um gesto bondoso para com uma velhinha, que por acaso é uma fairy godmother disfarçada, é presenteada com 3 dons: uma beleza perfeitamente estonteante, uns cabelos que soltam poeira de oiro de cada vez que são escovados, e lágrimas que quando derramadas se transformam em diamantes preciosos. Tais faculdades poderiam ter-lhe sido muito vantajosas se ao menos não despoletassem a cobiça de um rei malvado, e a ingénua atenção de um príncipe…tendencialmente palerma. A isto junta-se um bando de gansos exigentes capazes de dizer doom, doom, doom, quando de facto doom, doom, doom se aplica à situação, e nada mais poderia estar à espreita da goose girl do que um punhado de peripécias surreais.

Este pequeníssimo fairy tale retold não conta só com elementos óbvios d’ A Rapariga dos Gansos, mas também com um mash-up d’Os Seis Cisnes, Goldilocks, Rapunzel, e ainda com um pedacinho de mitologia grega envolvendo a fiel e paciente Penélope que costurava de dia e descosia os mesmos pontos de noite enquanto esperava pelo seu amado Ulisses; tudo isto é contado pela absoluta mais valia deste livro: uma voz com um sentido de humor exemplar capaz de levar (a presente leitora) às lágrimas. A título de exemplo, quase perdi a noção da realidade -de tanto riso- numa cena em que a heroína trás à boleia no seu cabelo desconcertantemente comprido, uns quantos animais, crianças, e homens adultos, todos eles divertindo-se à brava naquela espécie de snow(hair)boarding improvisado.

Fantasia, aventura, humor, príncipes e princesas, amor-ódio, e muito nonsense. Um perfeito achado!

Classificação: 9/10



12 Responses to “Goose Chase”

  1. 1 quigui

    Gostaste mesmo do livro. Tenho de dizer que depois desta review estou deveras intrigada.

  2. Não conhecia o livro, mas depois desta entusiasta opinião, estou com muita vontade de o ler. E já que é pequenito, melhor.

    • Olá Ana, eu também não o conhecia até ler o The Goose Girl da Shannon Hale e como adorei, comprei este no rescaldo, porque estava como recomendação. Achei super divertido 😉

  3. 7 Sïalla

    sorry estar a invandir o teu blog =p mas achei piada a esta recomendação. Agora ando numa de fazer uma lista de livros a ler mal entre de férias, e este livro parece um muito bom para começar. Pela tua review parece uma coisa mais leve e divertida mas com o conto de fadas lá presente. Deixaste-me com muita vontade de o ler ^.^
    *

    • Invade à vontade Sïalla, és bem-vinda 😀

      Deixa-me dizer-te que descreveste-o bem: levezinho e divertido. Perfeito para sacudir o tédio. Não foi preciso pensar muito ou sofrer com alguma parte em especial, foi só folhear, e sorrir.

      Fazes bem, ordenar as leituras das férias, uma coisa que eu decididamente também devia fazer!
      (Já agora, não conhecia o fórum Mitos e Sonhos, coisas deste género dedicadas à fantasia são sempre óptimas notícias!)

      • 9 Sïalla

        eheh obrigada 😀

        aaah parece o livro perfeito para começar uma férias descansada :$

        sim sim é uma boa ideia. Eu despassarada como às vezes sou tenho de fazer listas destas senão passo o tempo todo “aaarg havia um livro que eu queria mesmo mesmo ler! como se chama? como se chama?! >.<" xD

        O fórum é novo, coitado ainda não tem muita gente xD está a vontade para participares se quiseres 🙂


  1. 1 Spoilers and Nuts: Reading Challenge - 35 to 39
  2. 2 As Escolhas do Dálmata 2010 | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 Spoilers and Nuts: Top Ten Tuesday - Books I'm So Happy Were Recommended To Me

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: