Série Wallflowers de Lisa Kleypas

02Nov11

Bem, acho que nunca li tanto historical romance seguido. Ainda não tinha digerido a série dos Bridgertons da Julia Quinn, e já tinha começado a ler as Wallflowers da Lisa Kleypas.

Confesso que os quatro livros não foram bem o que eu estava à espera, porque foram melhores, muito melhores – superaram todas as minhas expectativas e por causa deles adicionei mais uma autora à minha lista “Ler Absolutamente Tudo De”. Isto foi ainda mais grave porque aconteceu logo a seguir a ter lido a masterpiece da Quinn, que é das melhores autoras do género, por isso estava mais do que pronta para crucificar o próximo romance histórico que me viesse parar às mãos que não fosse da sua autoria, mas afinal tenho de arranjar duas cadeirinhas para sentar a Lisa ao lado da Julia lá no topo do meu ranking do romance, porque muito sucintamente: adorei esta série! ADOREI!

O primeiro livro, Secrets of a Summer Night, conta como as quatro wallflowers (solteironas) juntam forças para arranjarem maridos umas para as outras, e claro, arranca logo com a aventura da primeira “vítima” – Annabelle, a mais velha das quatro, a loira, a mais bela, a mais jeitosa, e talvez a mais desesperada de momento. Então e porque é que ninguém “lhe pega”? Porque a família da moça está na ruína e ela não tem dote, muito pelo contrário, quem se casar com ela terá de acartar com uma resma de dívidas. Face este obstáculo, as wallflowers decidem que a única maneira de casar Annabelle—com alguém muito rico—só mesmo montando uma armadilha ao eventual desgraçado. Entretanto, Annabelle há muitos anos que tem um admirador nada secreto: Simon Hunt. O filho do homem do talho que não sendo aristocrata, é tão rico que até dá vontade de chorar, mas claro que o filho do homem do talho não serve pelos standards das fofas das wallflowers, para além de que Annabelle foge dele como se o homem fosse a peste negra.

E tenho a dizer que esta wallflower me enervou imenso até cerca de metade do livro. Em algumas partes queria mesmo dar-lhe dois abanões por ela ser tão snob e preconceituosa, mas depois lá me foi conquistando, porque vai-se percebendo que ela nunca teve uma vida muito fácil e de certa maneira era compreensível ser tão desconfiada e ter sempre aquela atitude de tenho que me defender, tenho que me defender, nem que seja a ser uma parva para as outras pessoas (leia-se: homens).

O segundo, It Happened One Autumn, é o livro de Lillian e Marcus, ela a wallflower rebelde, ele o todo poderoso do sítio, que inclusivamente tem um papel bem importante em Secrets of a Summer Night. E desta vez é ele que acha que ela é completamente errada para ele—ou para qualquer outro homem—por ser uma desbocada, inconveniente, rebelde, ter o comportamento mais impróprio, afinal onde já se viu uma lady pôr-se a jogar desportos ao ar livre e em trajes menores, ou com os rapazes do estábulo? Em suma, Lillian é o pior pesadelo para um homem na posição de Marcus, mas acontece que ele fica febril só de pensar nela, e vice-versa. Para ajudar à festa, a mãe dele mete-se no meio dos dois porque não gosta nada de Lillian, e nem é a única porque quem se mete ainda entre o casal é esse grandessíssimo filho de um diabo qualquer: Sebastian St.Vincent…

…que é exactamente o herói do terceiro livro, Devil in Winter.

Quase que me deu uma coisinha má, e durante algum tempo recusei-me a acreditar que aquele palhaço ia ser o love interest da minha wallflower preferida, Evie – quase que fui às lágrimas com a ideia. Ai que este livro vai estragar a série! Ai aquele pulha! Como é possível!? O horror! Evie, NOOOOOO! E não é que é o melhor livro dos quatro? A sério, O MELHOR. E mais, tenho a certeza de que este acabou por ser o meu favorito exactamente porque o herói é um dos vilões do livro anterior, e uma pessoa que os leia a série pela ordem dos livros, nem consegue acreditar na transformação daquele personagem. É incrível, incrível. Mas claro que o mérito não pode ir todo para o Sebastian, porque a minha Evie é das heroínas mais adoráveis que já tive a felicidade de encontrar. Ela é um doce, ela é ruiva, ela gagueja, ela é perseguida pela família horrorosa que a maltrata física e psicologicamente, e que lhe quer ficar com a fortuna; ela está completamente sozinha no mundo, ela é uma caixinha de surpresas. E estes dois personagens juntos é de ler e chorar por mais.

Acho ainda que este ganha aos outros três porque, para além de ser uma belíssima história de amor, é também uma história de amizade, de perdão, e de redenção, porque o Sebastian porta-se mesmo muito mal em It Happened One Autumn, atraiçoa o único amigo que tem na vida, e eu gostei imenso que a autora tenha feito questão de trazer essa situação outra vez à baila, e que lhe tenha dado um fim satisfatório.

O último, Scandal in Spring, é o livro de Daisy, a wallflower sonhadora, a optimista, a bookworm; e de Matthew, o empregado preferido do pai dela. Daisy vai ser obrigada a casar com Matthew se não arranjar um noivo pelos seus próprios meios, coisa que ela vai tentar porque odeia o rapaz, que muito pelo contrário sempre gostou dela.

Para mim este foi o mais fraquinho dos quatro, e só porque por comparação não tem a mesma intensidade—o casal parece-me passar por menos trabalhos para ficar junto, e no final de contas a Daisy nem por uma vez tenta afastar seriamente o Matthew. Mas ainda assim é muito divertido, e claro, adorei que houvesse uns pedacinhos dos outros casais para matar as saudades.

No seu todo, acho que o grande trunfo desta série é que as quatro histórias são todas dentro do género enemies to lovers, que eu adoro, adoro, ADORO, quando o autor sabe o que está a fazer. E claro, há também o humor, as cenas mais sérias, os diálogos, a escrita excepcional, o facto de haver sempre algo no passado ou nas vidas actuais dos protagonistas que me deixavam o coração apertadinho, apertadinho.

Quanto às cenas de lovemaking: *abana-se*. O Devil in Winter leva todos os prémios para casa—de todos os romances históricos que já li até hoje.

Acho que já só me resta dizer: recomendo, RECOMENDO.

5stars

#1 Secrets of a Summer Night ~ Goodreads ǀ The Book Depository
#2 It Happened One Autumn ~ Goodreads ǀ The Book Depository
#3 Devil in Winter ~ Goodreads ǀ The Book Depository
#4 Scandal in Spring ~ Goodreads ǀ The Book Depository

 * * *

As edições tugas:

 

About these ads


20 Responses to “Série Wallflowers de Lisa Kleypas”

  1. 1 p7

    És tão mazinha. Sempre a fazer-me aumentar a wishlist com estes posts deliciosos. xD Sou capaz de comprar os livros da Piatkus e tudo, como estou a fazer para a Julia Quinn. :P

  2. 3 quigui

    Bem, com estas reviews aos historical romances estás a deixar-me curiosa. Is it that good? Could I be missing something?

    • É MUITO BOM, do melhor em historical romance que já li. Mas não sei que te diga, porque ambas sabemos que o género não é a tua cena. Mas vou-te só dizer que o Sebastian do Devil in Winter fez-me lembrar o Howl…ou melhor, ele é um Howl versão romance histórico. Consegues imaginar? xD

      • 5 quigui

        Damn….queres mesmo convencer, não é? Tinhas de jogar a carta Howl! :P Pode ser que um dia experimente… Já fico aqui com 2 séries recomendadas.

      • Juro que não foi de propósito, mas parece mesmo xD

        Bem, podes sempre ler os meus se te apetecer :p

  3. Eu li um da autora há tempos e não fiquei convencida mas tenho o Devil in Winter e outros, penso que não desta série, para ler. *sobe os livros alguns lugares na pilha…*

    • You MUST read it! :D é mesmo bom o Devil in Winter. Atenção que eu acho-a tão boa como a Julia, e ambas sabemos que isso não é brincadeira nenhuma… xD

      Qual é que leste dela? Eu ainda só li esta série e o Dreaming of You, que também gostei bastante.

      • Li um que está publicado em português, Um Estranho nos Meus Braços se não estou em erro. Acho que não fui à bola com as personagens. :/

      • Ah, já sei qual é. Eu também tenho esse em português – e já o tenho há bastante tempo mas ainda não o li :s passei-lhe esta série toda à frente

      • Acho que fizeste bem que lembro-me mesmo de não ter gostado do livro…

      • :/
        Também não percebo porque foram logo traduzir esse…(e só esse)

  4. 13 slayra

    Devil in Winter FTW. Adoro, adoro, ADORO esse livro! A Evie é tão fofa! E totalmente fantástica. Eu não li por ordem, acho que li o Devil in Winter primeiro. ^_^ O que gosto menos ainda é primeiro.


  1. 1 As Escolhas do Dálmata 2011 | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Mini-opiniões: Edição especial historical romance – parte 1 | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 Mini-opiniões: Edição especial historical romance – parte 2 | Cuidado com o Dálmata
  4. 4 Estreias – Janeiro e Fevereiro | Cuidado com o Dálmata
  5. 5 Novidade ǀ Desejo Subtil | Cuidado com o Dálmata
  6. 6 Mini-opiniões: One Night In Scotland, Where Dreams Begin, The Iron Daughter | Cuidado com o Dálmata

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 236 outros seguidores

%d bloggers like this: