A Rapariga Que Roubava Livros

27Nov11

Título original: The Book Thief (2006)

Autor: Markus Zusak

Editora: Editorial Presença (2008)

Páginas: 463

Sinopse: Molching, um pequeno subúrbio de Munique, durante a Segunda Guerra Mundial. Na Rua Himmel as pessoas vivem sob o peso da suástica e dos bombardeamentos cada vez mais frequentes, mas não deixaram de sonhar. A Morte é a narradora omnipresente e omnisciente e através do seu olhar intemporal, é-nos contada a história da pequena Liesel e dos seus pais adoptivos, Hans, o pintor acordeonista, e Rosa, a mulher com cara de cartão amarrotado, do pequeno Rudy, assim como de outros moradores da Rua Himmel.

Opinião:

O que dizer, o que dizer… há muito que não me sentia tão intimidada com uma review.

Acho que posso começar por confessar que, surpresas de plot à parte, este livro foi exactamente o que eu achava que ia ser – claro que me fiei um bocadinho na minha experiência anterior com o autor e o seu doido I Am the Messenger, mas ainda assim foi extraordinário porque do Zusak eu já só espero pelo inesperado.

The Book Thief é narrado pela Morte, e conta a história de uma menina chamada Liesel, personagem da qual eu gostei bastante. Tudo se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, coisa que provavelmente acobarda potenciais leitores, e coisa que sem dúvida alguma me devia ter acobardado, mas ainda bem que de vez em quando perco a cabeça e tenho uns episódios súbitos de coragem literária porque adorei conhecer todas as personagens envolvidas nesta história (um acontecimento raro) e a verdade é que não foi tão enervante ler um livro dentro do tópico como eu pensei que seria. Isto, até chegar a cerca de 50 páginas do fim, altura em que tudo descamba e eu já só levava as mãos à cabeça.

Realmente não sei mais o que dizer sobre este livro, apenas que é um impressionante trabalho de ficção que se lê como se cada evento tivesse acontecido na realidade, foi como se eu própria tivesse vivido durante três semanas na Rua Himmel, debruçada sobre o peitoril de uma janela a ver a Liesel carregar sacos de roupa para a mama Rosa, o “Jesse Owens” Rudy atrás a implorar um beijo, e o papa Hubermann a enrolar cigarros.

Sim, é um livro trágico, mas ao mesmo tempo cómico, e tão comovente. Recomendo.

Classificação: 8/10

Goodreads ǀ WOOK ǀ Presença ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com

***

Leitura conjunta

Spoilers and Nuts & Bookeater/Booklover



16 Responses to “A Rapariga Que Roubava Livros”

  1. É tão comovente… Chorei que nem uma madalena, também desesperei na recta final.
    Adorei este livro, e não foi nada do que eu esperava (livro passado na WWII narrado… pela morte; protagonista cativante; tom espirituoso da prosa, e ao mesmo tempo duro e heart-breaking), e ao mesmo tempo tudo o que eu esperava (só li por recomendação de uma amiga, por isso esperava gostar)
    Tenho cá em casa o I am the Messenger, que ainda não li mas fiquei ainda mais curiosa com a tua review. É sem dúvida um autor a acompanhar.

    • Ai eu também, aquelas últimas páginas…foi a choradeira 😥

      Pelo menos o I Am the Messenger não é para chorar, muito pelo contrário, é bem divertido 😀 vais gostar de certeza

  2. 3 p7

    Estou como tu, não sei vem o que dizer na minha opinião e tenho andado a adiar a sua publicação. Não é de todo o livro que estava à espera, mas tão melhor por isso. 😀

    • Tu só tens de compilar as tuas mini opiniões das 3 partes, e estás pronta! 😀 Eu não sabia mesmo o que dizer. É um daqueles casos: liked it. Ponto final.

      • 5 p7

        Lá está, estou com dificuldade em fazer uma coisa coerente a partir das mini opiniões. Dizer só “gostei muito” não serve para escrever uma opinião… a não ser que eu faça copy-paste de “gostei muito” e repita milhentas vezes na mesma. 😀

        Btw, estou com uma vontade tremenda de reler “Os Jogos da Fome” para poder ler os outros dois. Será que te convenço a uma (re)leitura conjunta? Podíamos preparar-nos para o filme… 😀

      • You can do it!

        Ah, reler o primeiro sim, sem dúvida, preparação para o filme 😀 os outros dois é que…quer dizer, eu ainda gostei do segundo, mas enerva-me tanto, o terceiro é que nem pensar!

      • 7 p7

        Lanço o tópico no GR, então? 😉

        Já agora podias experimentar ler também os outros, quem sabe não ficas com uma perspectiva diferente da história. 😉 Sei que o último é contraditório e que desapontou muita gente, mas já vi um texto de alguém a interpretar o livro duma maneira que até fez sentido.

      • Lança! 🙂

        O terceiro é terrível! em todos os sentidos, não há releitura que o salve 😮

      • 9 p7

        Tópico lançado. 😉

        Lolol, então e uma releitura para poder dizer mal? xD Começas a fazer-me ter algum receio de pegar no livro… 😛 É assim tão mau?

  3. 10 djamb

    Gostei imenso do livro, embora seja muito triste. É uma autêntica caixinha de surpresas.

    • Oh sim, é bem triste em algumas partes, e especialmente perto do fim. Foram lágrimas atrás de lágrimas. 😥

  4. 12 quigui

    E agora que já fiz a minha review, venho comentar 😀

    Tens toda a razão, é difícil escrever uma review a este livro, sem ser dizer: gostei 🙂

  5. 14 Helena Hubermann

    I understand you!!!!! This book is my favorite one and I still don’t understand why you didn’t rate it with a big 10! It even deservers more than that. This book is just amazing and I also don’t have words to explain how I love this book. My husband read it and he also fell in love with the story, and he is german haha.

    • I couldn’t give it higher rating because the last pages broke my heart. 😦 But it’s a great book, without a doubt.

      • 16 Helena Hubermann

        Well, still it was a good book o.o


Deixe um comentário