[Opinião] Under Rose-Tainted Skies

14Nov16

under-rose-tainted-skies

Autor: Louise Gornall
Editora: Chicken House
Publicado: 07 Julho 2016 
Formato: ebook
Páginas: 226
ISBN: 9781910655870
Idioma: Inglês

Sinopse: Agoraphobia confines Norah to the house she shares with her mother. For her, the outside is sky glimpsed through glass, or a gauntlet to run between home and car. But a chance encounter on the doorstep changes everything: Luke, her new neighbour. Norah is determined to be the girl she thinks Luke deserves: a ‘normal’ girl, her skies unfiltered by the lens of mental illness. Instead, her love and bravery opens a window to unexpected truths…
An important and uplifting debut from a British author, which tackles mental health issues such as agoraphobia and OCD.

Opinião:

Under Rose-Tainted Skies conta a história de Norah, uma rapariga que sofre de agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo e depressão—e entre outras coisas ela não consegue sair de casa, não suporta ser tocada por ninguém excepto a mãe, tem ataques de pânico/ansiedade com muita frequência, está constantemente a pensar em germes e intrusos e em outras coisas que a maioria das pessoas provavelmente só pensa uma vez por ano, e portanto, a vida da Norah não é exactamente fácil.

E é então que os novos vizinhos se mudam para a casa do lado e ela conhece Luke, um rapaz muito simpático e jeitoso que gosta de lhe dizer olá, de lhe sorrir à distância, de lhe enviar pequenas mensagens escritas através da porta e que ainda por cima parece ter um talento inato para aparecer sempre que a Norah se encontra numa situação mais complicada, como por exemplo, não conseguir alcançar os sacos das compras que foram deixados no alpendre. Mas o interesse de um rapaz nunca foi a cura milagrosa para nada, por mais fofo e giro que ele seja, quer isto dizer que a Norah pós-Luke continua a ser igual à Norah pré-Luke, com a melhoria de que o dia-a-dia dela começa a mudar um bocadinho agora, outro bocadinho depois, aos bocadinhos.

Coincidentemente eu partilho algumas obsessões e compulsões com a Norah (o meu problema com os germes é uma tragicomédia), acompanhadas de uma generosa dose de fobia social—o que torna taaão divertido fazer o que quer que seja, ir seja lá onde for, and just, you know, live—, querendo com isto dizer que percebi esta heroína, a sua história e como é extremamente frustrante estar consciente de que o que se está a fazer e a pensar não é normal e se calhar até totalmente irracional e ofensivo para outras pessoas MAS É IMPOSSÍVEL PARAR, porque, haha, o cérebro inventou aquele meme do “I do what I want”.

E não é por acaso que esta autora decidiu escrever sobre este tema, ela própria tem um longo historial com agorafobia, ataques de pânico e etc, o que significa que ela sabe do que está a falar, e o bónus é que conseguiu passar isso para o papel através da voz da Norah de uma tal maneira que eu às vezes até tinha de fazer uma pausa, respirar fundo, contar até dez e lá continuar. É realmente uma narração muito intensa, franca e completamente sem filtro, o que me impressionou e agradou bastante—partes mais difíceis de se ler incluídas.

Já o romance é super fofo, o Luke percebe as limitações da Norah, embora cometa erros pelo caminho, mas opá, eu nem sequer lhe consigo apontar o dedo porque é tão óbvio que as intenções dele são puras e as melhores e que o moço não tem um pingo de maldade a correr-lhe nas veias que… OPÁ, CRIANÇAS, RESOLVAM LÁ ISSO.

Em suma, uma história cativante, que aborda os problemas de saúde mental com honestidade e clareza, este que é tema que precisa ser levado a sério e não descartado como “manias” ou “maluquices”, uma história com uma heroína que tenta o seu melhor mesmo vivendo com este misto de condições tão debilitantes e que a isolam do mundo. Uma história que vale a pena.

4stars

EN | Goodreads | The Book Depository


No Responses Yet to “[Opinião] Under Rose-Tainted Skies”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: