[Opinião] A Study in Charlotte

12Nov16

A Study In Charlotte - 01 Mar

Autor: Brittany Cavallaro
Série: Charlotte Holmes, #1
Editora: Katherine Tegen Books
Publicado: Março, 2016 
Formato: ebook
Páginas: 336
ISBN: 0062398938
Idioma: Inglês

Sinopse: Jamie Watson has always been intrigued by Charlotte Holmes; after all, their great-great-great-grandfathers are one of the most infamous pairs in history. But the Holmes family has always been odd, and Charlotte is no exception. She’s inherited Sherlock’s volatility and some of his vices—and when Jamie and Charlotte end up at the same Connecticut boarding school, Charlotte makes it clear she’s not looking for friends.

But when a student they both have a history with dies under suspicious circumstances, ripped straight from the most terrifying of the Sherlock Holmes stories, Jamie can no longer afford to keep his distance. Danger is mounting and nowhere is safe—and the only people they can trust are each other.

Opinião:

Acho que vou desistir de ler YA inspirado em Sherlock porque esta já é a minha segunda tentativa depois do Every Breath da Ellie Marney e tive praticamente os mesmos problemas com as duas leituras, sendo que a minha maior queixa é sempre a personagem que incarna o próprio do Sherlock Holmes—neste caso, a Charlotte Holmes.

A Charlotte é a great-great-great-granddaughter do Sherlock e portanto é perfeitamente aceitável ela ter semelhanças de todo o género com ele e eu percebo que essa seja a ideia do livro que é assim tipo um retelling ou uma sequela com uma nova geração, mas opaaaá, que exagero que isto foi. A Charlotte é quase fotocópia do seu antepassado e eu achei isto totalmente cansativo, é que as semelhanças não são só as óbvias e as que eu já estava à espera, como o facto dela ser super inteligente e perceptiva, e claro, viciada em desvendar mistérios, mas no topo disto ela também é distante e anti-social, super talentosa no violino, dependente de drogas, entre outras coisas. Imagine-se que ela até tem um irmão mais velho que é capaz de mover o céu e a terra num estalar de dedos se for preciso. Exagero.

Outro dos meus problemas com esta personagem é que não consegui identificar-me ou preocupar-me com ela, por mais que tentasse. É tudo muito “poor little white, rich, thin, beautiful girl” para o meu gosto, por muito que ela tenha direito a ter os seus problemas apesar dos privilégios. O que me leva a outra coisa que me irritou um bocadinho, o facto da Charlotte ainda só ter 16 anos e já ter aqueles demónios interiores todos, bolas, lighten up a bit, will ya? Que coisa. Será que é preciso torturar assim tanto uma personagem para ela ter uma história?

E não quero spoilar ninguém mas não achei que autora tivesse lidado da melhor maneira com aquele episódio violento e traumático a envolver a Charlotte, está certo que o narrador é só o Jamie, e portanto, não há maneira de saber o que vai na cabeça dela acerca do assunto, mas isto é um assunto sério e grave e basicamente como leitora só sei como o Jamie foi afectado com isso. Sim, porque os feelings do love interest é que interessam quando uma coisa destas acontece à heroína. (???)

Nem sequer posso dizer que o caso que eles investigam é emocionante ou sequer interessante, porque realmente achei tudo muito fraquinho e aleatório. A autora usa um punhado de crimes repetidos da obra do Sherlock original e a ideia é a Charlotte e o Jamie parecerem os culpados e portanto eles têm de se ilibar. Maçador e previsível.

Conclusão: personagens com quem não me consegui importar, pseudo-mistério sem muito nexo e vilão muito óbvio, só não leva 1 estrela porque não acho que seja um livro horrível. Não trás nada de novo ou original tendo em conta tudo o que já foi feito com o franchise do Sherlock. Quem como eu já leu nem que seja um volume do original e viu filmes e séries não vai encontrar novidade alguma neste A Study in Charlotte.

2stars

Goodreads | The Book Depository


No Responses Yet to “[Opinião] A Study in Charlotte”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

