[Opinião] Fire and Hemlock

16Set16

fire-and-hemlock

Autor: Diana Wynne Jones
Editora: Firebird/Penguin (USA)
Publicado: Abril, 2012 (1ªed.1985)
Formato: Paperback
Páginas: 438
ISBN: 9780142420140
Idioma: Inglês

Sinopse: Polly Whittacker has two sets of memories. In the first, things are boringly normal; in the second, her life is entangled with the mysterious, complicated cellist Thomas Lynn. One day, the second set of memories overpowers the first, and Polly knows something is very wrong. Someone has been trying to make her forget Tom—whose life, she realizes, is at supernatural risk.

Fire and Hemlock is a fantasy filled with sorcery and intrigue, magic and mystery—and a most unusual and satisfying love story. Widely considered to be one of Diana Wynne Jones’s best novels, the Firebird edition of Fire and Hemlock features an introduction by the acclaimed Garth Nix, and an essay about the writing of the book by Jones herself.

add to goodreads

Opinião:

E a DWJ repete a façanha de me deixar completamente aparvalhada, aterrada e com todos os cantinhos previamente adormecidos do meu cérebro a trabalhar a mil à hora—e entenda-se que ainda estou a tentar perceber tudo o que se passou no Fire and Hemlock, afinal aquela timeline não é brincadeira. Mas a sério, como é que alguém consegue escrever, *pensar sequer* uma história destas?? HOW.

A heroína deste livro é Polly Whittacker, 19 anos, que de súbito se lembra de um tal Thomas Lynn que ela conheceu e adorava quando era miúda, pessoa que já não faz parte da sua vida nem ela tem memória de como ou quando eles perderam contacto. E é então que, num enorme flashback, ela se recorda de todos esses anos “perdidos” na sua memória, desde o momento em que conhece o Tom num funeral quando tinha apenas 10 anos, até ao dia em que, já ela com cerca de 15, 16, algo se passou para eles não se voltarem a ver.

Eu realmente tenho um historial de reviewer’s block no que toca a autoras de fantasia favoritas, e de qualquer maneira nunca iria conseguir expressar todos os feelings provocados por esta leitura dado que ela é uma autêntica odisseia cheia de twists & turns sempre a tender para o fantástico e o improvável. Tudo coisas que me deixam naquele estado de absoluto awe e que dispensam muitas palavras. Portanto, vou só dizer quatro coisinhas:

  1. A Polly é uma personagem absolutamente encantadora em todas as idades em que é possível conhecê-la, como leitora senti que a vi mesmo crescer e amadurecer desde aquela miúda terrivelmente esperta, engenhosa e intuitiva, à jovem mulher que é isso tudo e muito mais.
  2. O esqueleto desta história é a balada de Tam Lin, esse donzelo capturado por uma malvada fey queen que precisa de ser salvo pelo seu one true love—ou seja, isto não deixa de ser um retelling, mas Deus do céu, a autora pega neste rascunho e acrescenta e transforma e torce e estica de tal maneira que esta quase que podia ser uma história completamente nova. Gostei especialmente da maneira como ela mistura o mundano com o fantástico. É fascinante.
  3. Ainda mal posso crer que a DWJ conseguiu contar-me uma história em que não há romance durante prai 90% da narrativa, quer dizer, há ali um age gap tão grande que uma pessoa nem sequer pensa em romance quando começa a ler este livro, até que BAM!, lá está ele, a fazer o meu coração bater mais depressa. Mais uma vez: HOW. Dafuq. 
  4. Grande parte da beleza desta história para mim está no grande e complexo mistério, ou colecção de mistérios que vão surgindo ao longo da narrativa e que são praticamente impossíveis de decifrar até chegar à recta final onde tudo subitamente faz sentido. A DWJ era a master desta coisa e eu confesso que adoro não saber o que se está a passar durante a maior parte do tempo sempre que leio um livro dela.

Conclusão: esta autora estava num patamar acima. Recomendo.

5stars

ENGoodreads| The Book Depository


No Responses Yet to “[Opinião] Fire and Hemlock”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: