[Opinião] The Winner’s Kiss

14Abr16
winners-kiss-green

Autor: Marie Rutkoski
Série: The Winner’s Trilogy, #3
Editora: Bloomsbury UK
Publicado: Março, 2016 
Formato: Paperback
Páginas: 484
ISBN: 9781408858745
Idioma: Inglês

Sinopse: War has begun. Arin is in the thick of it with untrustworthy new allies and the empire as his enemy. Though he has convinced himself that he no longer loves Kestrel, Arin hasn’t forgotten her, or how she became exactly the kind of person he has always despised. She cared more for the empire than she did for the lives of innocent people—and certainly more than she did for him.
At least, that’s what he thinks.
In the frozen north, Kestrel is a prisoner in a brutal work camp. As she searches desperately for a way to escape, she wishes Arin could know what she sacrificed for him. She wishes she could make the empire pay for what they’ve done to her.
But no one gets what they want just by wishing.
As the war intensifies, both Kestrel and Arin discover that the world is changing. The East is pitted against the West, and they are caught in between. With so much to lose, can anybody really win?

add to goodreads

Opinião:

***Sem triângulo amoroso, f-ck yeah!***

Opaaaaá, nem sei bem como vou fazer isto, porque ainda tenho o coração a bater a mil—e nem sequer foi o final que me deixou assim, foi literalmente o livro todo, todo, porque ele é assim tão bom, porque ele foi tudo o que eu queria e MAIS.

Em retrospectiva agora até me dá vontade de rir pensar o quanto receei este desfecho, mas eu sabia lá o que me esperava, nunca tinha lido uma série da Rutkoski, não fazia ideia se ela era apologista de finais super trágicos para as personagens e traumatizantes para os leitores, de modo a provar alguma coisa; ou se sempre planeou um final como todos nós—personagens e leitores—merecíamos e por isso nos fez sofrer que nem uns desgraçados ao longo da série. AAaaah! Mas o qUe é quE eLA vai fAZer?? O QUê??? SOCORRO.

Bem, é com um enorme e estúpido sorriso na cara que digo que a autora ultrapassou todas as minhas mais positivas expectativas e que este The Winner’s Kiss é o perfeito terceiro livro numa trilogia em todos os sentidos. A meu ver ela não deixou escapar nada, calmamente e com muita mestria deu um desfecho com pés, tronco e cabeça a todos os assuntos pendentes e a todas as personagens que interessavam, com claro e absoluto protagonismo para a Kestrel e o Arin, quer como indivíduos, quer como casal—este livro é completamente uma ode a eles e eu amei, amei, amei cada parágrafo.

No grande esquema das coisas o que mais me deixou de rastos foi o facto da autora ter posto a Kestrel e o Arin *espantem-se* a falar, honestamente, sem mais rodeios ou máscaras ou mentiras ou cifras ou palavras ocultas, sobre absolutamente tudo o que eles precisavam falar desde o livro um. Todas aquelas coisas que nós sabíamos que ela sabia e tinha feito mas ele não, e que apesar de tudo ele sentia e até tentava mostrar mas ela não podia e fazia o máximo para ser cruel e o afastar, e que depois ela achava que no fundo ele até sabia mas ele não se deixava ter esperanças e vice-versa e ora bolas, DEIXEM-ME VIVER!! tudo isto, FINALMENTE, dito e conversado e esclarecido, imagine-se. (!!!) 

Claro que este desfecho ainda causa muita dor e aflição, uma boa parte deste livro ainda é com o Arin e a Kestrel longe, tão longe um do outro, ela a passar por um mau bocado e a perder-se, a perder-se, mas ainda com um bocadinho assim pequenino de esperança, e ele do outro lado do mundo a pensar o pior dela e a afogar as suas mágoas na guerra e em tudo o que seja Valorian que lhe apareça à frente.

Mas, oh meu Deus, quando ele finalmente descobre a verdade este livro ganha toda uma nova dimensão e eu achei que ia morrer a qualquer momento de ansiedade.

A Kestrel partiu-me o coração por causa de tudo o que lhe acontece e o Arin partiu-me o coração por causa de toda a miséria e culpa que se apodera dele. A história deles praticamente volta à estaca zero e é tão doloroso como delicioso e ainda cómico, vê-los recomeçar, mas desta vez sem ser proibido, só muito confuso e estranho para a Kestrel e frustrante para ambos. Este plot twist ainda que doloroso, deu um outro fôlego à história, mas especialmente ao romance, e foi tão bem feito. Tiro o meu chapéu à Rutkoski. Ela realmente partiu-me toda mas depois juntou todos os meus pedacinhos, colou-os e eu fiquei como nova. *happy cry*

Quero terminar, porque já disse tanto, mas não o posso fazer sem falar no Roshar um bocadinho que seja, ele que me matava de riso quase sempre que abria a boca. Tantas quotes marcantes, tipo:

“Now I’m getting sad, just thinking about how it would feel to be parted from my sweet self. Lucky me: I will always have my own company.”

Conclusão: recomendo, recomendo, recomendo esta trilogia por tudo e mais alguma coisa, mas sobretudo

  • porque tem duas personagens principais fabulosas e frustrantes e teimosas e marcantes que passam por tanto e que crescem tanto e que se querem tanto;
  • porque o romance é um *sofrimento daqueles* durante os dois primeiros livros mas depois entra o terceiro e ele é tão intenso e maravilhoso e terno e tudo e tudo and nothing else matters;
  • porque tudo o que acontece nesta história tem um propósito, a Rutkoski nunca se põe a encher chouriços, cada volume desta trilogia conta uma parte de uma longa jornada que faz todo o sentido como um todo;
  • porque a escrita desta autora é completamente deslumbrante;
  • e eu já disse que não há triângulo nesta série?? Porque (“…I belong to you, and no other”) não há! Woozaaah!!

5stars

EN | Goodreads | The Book Depository
Anúncios


2 Responses to “[Opinião] The Winner’s Kiss”

  1. Agree — 5 stars. Or ten!! Loved this one!
    Jen @ YA Romantics

    • Oh my God, Jen, wasn’t this book just PERFECT? I’m still in awe. Everything that happens in this book.
      EVERYTHING. JUST… (♥ O ♥) I can’t believe Rutkoski gave me everything I wanted and more so much more


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: