[Opinião] First & Then

19Out15
First and Then - 13/10
Autor: Emma Mills
Editora: Henry Holt & Co.
Publicado: 13 Outubro, 2015
Formato: Hardback
Páginas: 272
ISBN: 9781627792356
Idioma: Inglês

Sinopse: Devon Tennyson wouldn’t change a thing. She’s happy watching Friday night games from the bleachers, silently crushing on best friend Cas, and blissfully ignoring the future after high school. But the universe has other plans. It delivers Devon’s cousin Foster, an unrepentant social outlier with a surprising talent for football, and the obnoxiously superior and maddeningly attractive star running back, Ezra, right where she doesn’t want them first into her P.E. class and then into every other aspect of her life.

Pride and Prejudice meets Friday Night Lights in this contemporary novel about falling in love with the unexpected boy, with a new brother, and with yourself.

add to goodreads

Opinião:

First & Then conta a história de uma  jovem de 17 anos, Devon, que ainda não sabe que curso quer tirar, a quem nunca aconteceu nada de especial ou trágico, cujos pais ainda são casados e felizes juntos, que não tem irmãos, nem nunca teve um namorado, e que tem apenas um amigo, Cas. A vida dela começa a mudar quando os pais acolhem o sobrinho, e primo da Devon, Foster, um miúdo de 14 anos que nem parece ser deste tempo.

Gostei muito da Devon, que não é perfeita mas que é boa pessoa, ela que inicialmente anda um bocadinho ressentida por de repente ter o primo lá em casa e ainda ter que o “aturar” na escola, mas o ponto forte deste livro é exactamente a evolução da relação deles. A Devon é muito protectora do Foster deste o primeiro dia e põe-no sempre em primeiro lugar, nem que para isso tenha que discutir feita mãe-leoa com rapazes jeitosos.

Outro ponto forte desta história é o próprio Foster, que é o miúdo mais doce e adorável e que infelizmente está tão carente de amor, uma daquelas personagens a quem só apetece dar miminhos. Ele tem uma história muito triste e é admirável a maneira como ele segue em frente e tenta ser o mais positivo possível todos os dias, a maneira como ele confia e se apega às pessoas, a maneira como ele é tão protector em relação à Devon e a admira acima de tudo e de todos. E obrigada Foster por ter ficado completamente KO e lavada em lágrimas na parte final deste livro. Obrigadinha! NO SPOILERS.

Este livro é em parte retelling do Orgulho & Preconceito—a principal razão para eu o querer ler—mas não é de todo um retelling linear, um retelling em que se lê uma cena e outra e outra e se diz, “ah, esta é aquela parte em que a Lizzy faz isto, e o Darcy faz aquilo, e eles fazem não sei o quê e vão não sei aonde”, nope, a autora consegue incluir na história da Devon elementos e personagens baseadas no O&P com muita subtileza e criatividade, ao ponto de eu por vezes até me esquecer que este livro era inspirado no O&P. Nem vou falar no love interest porque embora tenha gostado do moço, só me apetecia dar-lhe umas valentes bofetadas a certa altura.

Este é sem dúvida um dos meus debuts favoritos do ano, um livro que me levou numa viagem emocional *daquelas*, um livro com muito coração, sobre a família, sobre velhos e novos relacionamentos, sobre ver pessoas que se conhece desde sempre com novos olhos, um livro sobre a muito necessária auto-descoberta. Recomendo.

4stars

ENGoodreadsThe Book Depository


3 Responses to “[Opinião] First & Then”


  1. 1 Favoritos 2015 | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Wrap-up dos desafios de leitura 2015 | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 [Waiting on Wednesday] This Adventure Ends | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: