[Top Ten Tuesday] Diversidade

21Jul15

toptentuesday

Top Ten Tuesday, esta semana com o tema Ten Books That Celebrate Diversity/Diverse Characters. Gosto muito deste tema, e entenda-se que neste caso a diversidade é em vários aspectos, cor de pele, etnia, nacionalidade, orientação sexual, minorias de todo o tipo. Para este top também contam as personagens com algum tipo de deficiência.

1. The Heroes of Olympus, Rick Riordan — Provavelmente a série de livros com mais diversidade que já li. Temos o Frank Zhang que é descendente de asiáticos, o Nico di Angelo que é italiano, o Leo Valdez que é hispânico, a Piper McLean que é descendente de índios cherokee, e a Hazel Levesque, que é natural de Nova Orleães, das cidades mais multiculturais de que há conhecimento, e tem pele escura. Uma das personagens principais desta série também é homossexual, e eu não vou dizer quem é porque é spoiler.

2. Illusions of Fate, Kiersten White — A protagonista, Jessamin, é natural de uma ilha em que os nativos tem uma cor de pele muito mais escura do que os nativos do pais colonizador, e esta história começa exactamente com a Jessamin a mudar-se para o continente onde ela sobressai constantemente na multidão. Ela fala sobre isto várias vezes ao longo do livro.

3. Cinder/The Lunar Chronicles, Marissa Meyer — O aspecto físico da Cinder sempre foi alvo de discórdia, porque a autora propositadamente nunca falou muito sobre isso, mas como ela é habitante de Nova Pequim (uma Pequim futurista), a ideia dela ter uma aparência caracteristicamente asiática é a mais popular. Mas nem é só por isso que ela faz parte deste top, afinal esta heroína tem uma mão e um pé de metal—para não falar do resto! O último livro da série, Winter, vai ter uma protagonista com pele escura.

4. Heart’s Blood, Juliet Marillier — O Anluan tem metade do corpo paralisado.

5. Flame of Sevenwaters, Juliet Marillier — A fofa da Maeve tem várias partes do corpo paralisadas e cobertas por cicatrizes de queimaduras. Ela não consegue mexer os dedos de ambas as mãos, o que dá lugar a várias cenas de fazer doer o coração em que o Finbar #2 lhe parte a comida aos bocadinhos. :3

6. The Agency, Y.S. Lee — A protagonista, Mary, é chinesa por parte do pai, e irlandesa por parte da mãe. Acontece que ela vive na Londres da Era Vitoriana, onde outsiders de todo o género eram alvo de uma marginalização social até ao extremo, e portanto ela esconde esta parte de si própria/da sua história o mais que pode. Ela não tem grandes problemas com isto, até porque fisicamente ninguém nota que ela é meia chinesa, mas no terceiro livro ela decide que tem de contar ao love interest acerca do seu pai, o que resulta numa cena *altamente* emocionante.

7. Sanctum, Sarah Fine — Protagonista latina.

8. A Little Something Different, Sandy Hall — Um dos meus favoritos do ano. O protagonista deste livro é muito tímido e completamente socially awkward, e durante grande parte da história estes parecem ser os únicos “problemas” dele, mas mais tarde é revelado que ele tem uma pequena deficiência física que explica a sua extrema timidez e incapacidade de ser mais sociável, mas não queria estar a falar muito sobre isso porque sinto que é spoiler.

9. Archer’s Voice, Mia Sheridan — Opá, este livro! O fofo do Archer é mudo.

10. The Broken Kingdoms, N.K.Jemisin — A heroína deste livro é das personagens mais fantásticas!!—e é cega.

**Bónus**

11. Of Beast and Beauty, Stacey Jay — Bónus porque já tinha preenchido este top e entretanto comecei a ler o Of Beast and Beauty e deparei-me com uma protagonista cega.

Esta rubrica é da autoria do The Broke and the Bookish.



No Responses Yet to “[Top Ten Tuesday] Diversidade”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: