[Top Ten Tuesday] Hyped

07Jul15

toptentuesday

Top Ten Tuesday, esta semana com o tema Top Ten Hyped Books I’ve Never Read, ou seja, aqueles livros que são promovidos a torto e a direito em todo lado, que toda a gente já leu, adorou e recomenda, que estão no topo de todas as listas, ou até clássicos bem amados.

Eu às vezes resisto ao hype, se o livro não for bem a minha cena, mas a maior parte das vezes mordo o isco, e as coisas até correm bem. (Outras vezes nem tanto.)

Portanto, aqui fica o meu top, alguns destes livros ainda espero ler, até porque os tenho na estante/no kindle, outros nem por isso, porque sou preguiçosa ou porque não quero mesmo.

1. Gone Girl, Gillian Flynn — Vi o filme mas não li o livro.

2. The Girl with the Dragon Tattoo, Stieg Larsson — Idem.

3. The Raven Boys, Maggie Stiefvater — Talvez um dia. Não sei.

4. 1984, George Orwell — Está na estante.

5. We Were Liars, E. Lockhart — No ano passado estava sempre a ouvir falar deste livro, mas não cheguei a lê-lo. Tenho-o no kindle.

6. Red Queen, Victoria Aveyard — Já me recomendaram este livro várias vezes este ano.

7. The Selection, Kiera Cass — Nope.

8. Neil Gaiman — Nunca li nenhum livro do Gaiman. (Certa vez li uma short story numa antologia.)

9. Game of Thrones, George R.R. Martin — Nunca me deu grande vontade de ler. Oiço falar em tantas mortes, não sei se tenho saúde mental para tal.

10. The Lord of the Rings, J.R.R. Tolkien — Devia ler mas a vontade é pouca. T_T

Esta rubrica é da autoria do The Broke and the Bookish.



2 Responses to “[Top Ten Tuesday] Hyped”

  1. 1 p7

    E aqui venho eu comentar alguns (ou todos, sorry pelo testamento) desses hypes:

    Gone Girl – meh, meh, meh. Quando uma autora escreve de maneira a que eu adivinhe o plot twist antes da página 50, é porque algo está mal. Eu quase nunca adivinho o mistério antes de ser desvendado. E de qualquer modo já viste o filme, não estou a ver o que é que o livro tem a mais que possa ser enriquecer a história. Eu até achei o filme melhor contado e menos irritante. (A heresia, I know.)

    We Were Liars – quanto menos souberes sobre este, melhor, se bem que a este ponto deves saber que tem um twist. A escrita da autora é divisiva, e depende muito de gosto pessoal. Talvez se leres um excerto, para perceberes se gostas?

    The Girl with the Dragon Tattoo – a trilogia vale toda a pena, apesar de serem calhamaços lêem-se num pulinho, a perspectiva duma cultura diferente é interessante, e todos os shenanigans que acontecem são divertidos ou excitantes. Ele faz alguns parágrafos lá pelo menos que são mais “professorais”, mas lêem-se bem, e até deram contexto a certas coisas. Vai depender de gosto pessoal, suponho.

    The Raven Boys – bem, a autora tem uma escrita e um estilo que vão depender muito de gosto pessoal. Again, um excerto?

    1984 – oh, este é simplesmente brilhante. Identifiquei-me com o tom sarcástico do autor a descrever a sua distopia, e há partes que se pensares bem, fazem tanto sentido que é um bocado assustador. E tem muita aplicação hoje em dia. Não é por acaso que os reality shows começaram no Big Brother. xD

    The Selection – yah, também não me parece.😛

    The Red Queen – eu quero, mas as opiniões deixam-me na dúvida, será demasiado… simples, como história? Algumas reviews fizeram-me pensar nisso, tenho medo de não gostar ou implicar com isso.

    Neil Gaiman – é assim, eu ainda não li muita coisa dele, e metade do que li não me lembro (Sandman, foi há demasiado tempo), mas ainda não encontrei nada que me arrebatasse. Por outro lado, parece-me que escreve bem, e tem umas ideias interessantes. Talvez seja só uma questão de encontrar o livro certo.

    The Lord of the Rings, A Song of Ice and Fire – estes só mesmo se quiseres MUITO ler, suponho. Se adorares o que viste do material nos filmes/série e queiras explorar melhor. Não acho o LotR difícil, li numa semana quando tinha 13 anos, a minha irmã era dois anos mais nova e também acho que leu nesse ano, mas o Tolkien pode ser um bocadinho descritivo, e compreendo que seja assustador. Recomendaria se fosse possível ler numa altura com mais tempo.

    Os do GRRM, bem, eu nem sei bem o que dizer. O último livro (dois em português) nem li, acho que agora vou esperar pelo próximo, ou corro o risco de não me lembrar de nada. (É claro que estou no ponto em que a série me está a spoilar à grande, e nem vi a última temporada…) Enfim. O George até se lê bem, e a maneira como ele escreve conseguiu deixar-me cativada e interessada na história, só que estas longas esperas matam esse interesse. Sei que é um empreendimento intimidador, mas até valeria a pena… mas provavelmente só quando o último livro tiver a publicação anunciada.

    Eeee pronto, é isto. Sorry, very sorry, pelo testamento. Mas gosto destes TTT que fazem pensar.🙂

    • Heeeyyy

      Sim! ouvi dizer que o Gone Girl é um daqueles raros casos Muito Bem Adaptado ao Cinema Quiçá Melhor do Que o Livro. Eu quando vi o filme estava sempre a achar que sabia o que se estava a passar mas 5 minutos depois já achava que era outra coisa, e fiquei na dúvida até ao fim se o grande vilão era a Amy ou o marido. A Rosamund está tão bem naquele papel, tão creepy, mas com classe. xD

      Não sei nadinha do We Were Liars!

      Eu li o Shiver da Stiefvater, já foi há uns anos e achei engraçadito mas não adorei (nem terminei a série). Não me lembro de por grandes defeitos na história ou no estilo da autora, daí não ter desistido dela, tenho ali o Scorpio Races para ler, mas o Raven Boys assusta-me um bocado não sei bem porquê.

      Fiquei tão chocada com o The Girl with the Dragon Tattoo! (o filme) Primeiro porque não estava nada à espera daquele tipo de história, aquele mistério e aquela investigação tão complexa, eu gosto muito desse tipo de coisas, aqueles pormenorzinhos todos importantes, acho alucinante! Mas fiquei horrorizada com as coisas que vão acontecendo à protagonista, CREDO. Não sei se aguentava ler e reviver a experiência. Depois de ver o filme percebi o hype em volta tanto do livro como do filme. Por um lado até me apetece dar uma espreitadela aos livros mas não sei gaah T_T

      Não sei muito sobre Red Queen para além do que diz a sinopse, e é estranho mas parece-me ser mais ou menos a mesma história do Red Rising que li há pouco e não gostei assim muito. Acho que vou esperar para ver o que as reviews dizem dos próximos livros da série…

      Acho que nunca vou ter coragem/vontade para GoT ou LotR, shame on me, I know, mas OMD só de pensar apetece-me correr na direcção oposta xD


Deixe uma Resposta

