Cruel Beauty

21Abr14
cruel-beautyAutor: Rosamund Hodge
Editora: Balzer + Bray
Publicação: Janeiro, 2014
Formato: Hardcover
Páginas: 346
Idioma: Inglês

Sinopse: Since birth, Nyx has been betrothed to the evil ruler of her kingdom-all because of a foolish bargain struck by her father. And since birth, she has been in training to kill him.
With no choice but to fulfill her duty, Nyx resents her family for never trying to save her and hates herself for wanting to escape her fate. Still, on her seventeenth birthday, Nyx abandons everything she’s ever known to marry the all-powerful, immortal Ignifex. Her plan? Seduce him, destroy his enchanted castle, and break the nine-hundred-year-old curse he put on her people.
But Ignifex is not at all what Nyx expected. The strangely charming lord beguiles her, and his castle-a shifting maze of magical rooms-enthralls her.
As Nyx searches for a way to free her homeland by uncovering Ignifex’s secrets, she finds herself unwillingly drawn to him. Even if she could bring herself to love her sworn enemy, how can she refuse her duty to kill him? With time running out, Nyx must decide what is more important: the future of her kingdom, or the man she was never supposed to love.

add to goodreads

Opinião:

Quando soube que este livro era em parte inspirado no conto d’A Bela e Monstro meti-o logo na wishlist e fiquei aos pulinhos à espera do dia de publicação, mas entretanto comecei a ler reviews e foi o caldo entornado porque quase todas elas mencionavam um triângulo amoroso, ainda que assim para o estranho. Well, f*ck.  Não, obrigada.

Meses depois, já nem sei exactamente porquê, li uma review com spoilers que explicava o tal triângulo estranho, e oh meu Deus, descobri que o triângulo afinal não era triângulo, e que as reviewers estavam confusas, ou a tentar enganar-me. Dizer que este livro tem um triângulo amoroso é quase a mesma coisa que dizer que o conto original também tem um porque a heroína gosta do monstro e do príncipe. No entanto, creio que neste caso ajudou eu saber do spoiler, senão acho que me tinha enervado bastante ali até cerca de metade do livro.

Não-triângulo explicado. Adiante.

O que se passa neste livro é que há um demon lord—ou Gentle Lordque é o todo poderoso de um lugar chamado Arcadia, e os peasants, para além de lhe pagarem para ele não deixar os minions dele à solta, também vão ter com ele sempre que querem alguma coisa impossível, e fazem as bargains mais macabras. É isso que acontece à heróina, Nyx, ela é o preço da bargain que o pai fez com o Gentle Lord antes mesmo dela nascer, e mal a moça completa dezassete anos é obrigada a casar com o demo em questão, que btw, já teve oito esposas antes—todas elas presentemente falecidas.

No entanto há um twist: a Nyx toda a vida soube o que lhe esperava, mas o plano é morrer e levar o Gentle Lord para o túmulo com ela, acabando com o reino de terror do satanás—que se chama Ignifex—e salvando Arcadia.

Por incrível que possa parecer, foi difícil gostar e torcer por esta heroína—ela não é a típica rapariga boazinha e corajosa que não se importa de se sacrificar pela família e por um bem maior, nope, ela quer ser assim, mas há uma resma de daddy issues, e ódiozinhos de estimação pela irmã, e até pela mãe, que a impedem de ser essa pessoa. Esta anti-heroína acabou por ser um dos atractivos do livro para mim, porque no fundo as atitudes dela são realistas. Eu no lugar dela também não ia sorridente e com o coração livre de mágoas ao encontro do meu doom.

E o mais engraçado é que ela fica tão bem ao lado do Ignifex, que não é bem o demónio que ela estava à espera, mas que também não é um inocente, e eu achei-os feitos à medida um para o outro. O meu momento preferido de todo o livro é quando ele a certa altura lhe explica porque é que gosta dela, exactamente porque ela é como é—mesmo sabendo que ela tem o coração a transbordar de ódio, mesmo sabendo que ela o vai trair, mesmo sabendo que ela planeia matá-lo.

A minha personagem favorita acabou por ser o Ignifex, tanto que no fim tive um episódio de “change back”.

Change_Back_Beauty_and_the_Beast_by_JohnSu

Outro dos pontos fortes desta história para mim foi a mitologia—a autora é apaixonada por este tema e nota-se; e claro, todo o mistério em volta do Ignifex, do Shade, dos demónios, de Arcadia—houve ali vários momentos em que andei perdida, em que não fazia ideia do que é que estava a acontecer, e embora tivesse suspeitas, não percebi exactamente tudo o que se estava a passar até me ser contado e explicado, e gosto quando isso acontece.

Se calhar não é um livro para toda a gente, mas para mim funcionou—ainda bem que li aquela review com spoilers!—e vou estar muuuito atenta a esta autora a partir de agora.

4stars

EN | Goodreads | The Book Depository | Amazon


8 Responses to “Cruel Beauty”

  1. Acabei-o à pouco tempo e gostei bastante! Apesar de por vezes se tornar um bocado confuso e bastante creepy, adorei o facto de que nem a Nyx nem o Ignifex serem aquelas personagens principais todas boazinhas!
    Mas continuo a gostar mais do beauty😛

    • Yep! Eles são mais anti-heróis do que heróis, mas foi refrescante.

      Oh meu Deus tão creepy, então aquela parte em que ela encontra as esposas mortas! :0

      Ah, sim, o Beauty é o Beauty. :3

  2. Oh.Meu.Deus. Eu tenho de ler isto =O


  1. 1 Top Ten Tuesday — Favoritos do ano até ao momento | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Novidade 2015 | Crimson Bound | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 Favoritos ~ 2014 | Cuidado com o Dálmata
  4. 4 [Waiting on Wednesday] Crimson Bound | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: