[Opinião] These Broken Stars

12Dez13
thesebrokenstarsAutores: Amie Kaufman & Meagan Spooner
Série: Starbound, #1
Editora: Disney Hyperion
Publicação: 10 Dez, 2013
Formato: eARC (NetGalley)
Páginas: 384
Idioma: Inglês
Dystopia Reading Challenge 2013 ~ 16

Sinopse: It’s a night like any other on board the Icarus. Then, catastrophe strikes: the massive luxury spaceliner is yanked out of hyperspace and plummets into the nearest planet. Lilac LaRoux and Tarver Merendsen survive. And they seem to be alone. Lilac is the daughter of the richest man in the universe. Tarver comes from nothing, a young war hero who learned long ago that girls like Lilac are more trouble than they’re worth. But with only each other to rely on, Lilac and Tarver must work together, making a tortuous journey across the eerie, deserted terrain to seek help. Then, against all odds, Lilac and Tarver find a strange blessing in the tragedy that has thrown them into each other’s arms. Without the hope of a future together in their own world, they begin to wonder—would they be better off staying here forever? Everything changes when they uncover the truth behind the chilling whispers that haunt their every step. Lilac and Tarver may find a way off this planet. But they won’t be the same people who landed on it.

Opinião:

Alerta autoras a ter debaixo de olho! A sério, que dupla. Não conhecia nenhuma delas até ler o These Broken Stars, mas já ando a namorar uns livros a solo da Meagan Spooner.

Entenda-se que eu leio ebooks no computador, e quando a história nem me aquece nem me arrefece, a leitura torna-se numa tarefa daquelas, acentuada pela ideia tortuosa de que podia estar a fazer uma centena de coisas mais divertidas no tumblr, e no entanto estou a ler um ebook mau. Ninguém merece. Isto para dizer que com o These Broken Stars mal me apercebi da rapidez com que fazia scroll down, e o final do documento chegou tão depressa que eu nem estava preparada—que violência!

Este não é um livro perfeito, mas anda lá perto e acima de tudo é o meu tipo de história: herói e heroína, que mal se podem ver à frente, têm de se aturar durante uma longa e difícil jornada, e com o perigo sempre à espreita; protagonistas esses que são ambos muito decentes, nem consigo escolher um favorito, embora a situação da Lilac me tivesse deixado com o coração ene vezes mais apertadinho, porque durante a maior parte do tempo ela sente-se totalmente inútil e um fardo para o Tarver, que ela acha que a odeia. A escrita surpreendeu-me pela positiva, especialmente porque todo o livro é contado alternando os POVs da Lilac e do Tarver, e para além das vozes distintas e tão próprias, as autoras conseguem evitar repetir o que se passa numa cena quando mudam de POV. Tiro-lhes o chapéu.

Há uma situação no final que basicamente é a responsável por eu não conseguir dar as cinco estrelas ao These Broken Stars, embora entenda porque é que as autoras decidiram fazer tal coisa, e que o tal acontecimento até faça perfeito sentido com o resto da história, mas deixou-me assim com um sabor amargo na boca. Depois daquela situação senti que parte da magia deste livro se tinha perdido para mim, e mesmo tendo ficado satisfeita com o final, não foi a mesma coisa. É difícil explicar os meus feels acerca deste assunto sem spoilers.

Em suma: uma história de sobrevivência, romance dentro do género enemies to lovers, um planeta desconhecido como cenário e onde coisas deveras estranhas—literalmente fora deste planeta—acontecem. Sem insta-love ou triângulo amoroso. Recomendo!

4stars

EN | Goodreads | The BookDepository | Amazon


2 Responses to “[Opinião] These Broken Stars”


  1. 1 As Escolhas do Dálmata 2013 | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 [Opinião] This Shattered World | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

