Maze Runner

28Nov13
the-maze-runnerEm português: Correr ou Morrer (Presença)
Autor: James Dashner
Série: Maze Runner, #1
Editora: Chicken House
Data de publicação: 2011 (1ªed.2009)
Formato: Paperback
Páginas: 371
Dystopia Reading Challenge 2013 ~ 13

Sinopse: When the doors of the lift crank open, the only thing Thomas remembers is his first name. But he’s not alone. He’s surrounded by boys who welcome him to the Glade – a walled encampment at the centre of a bizarre and terrible stone maze. Like Thomas, the Gladers don’t know why or how they came to be there – or what’s happened to the world outside.

Opinião:

Maze Runner conta a história de um grupo de miúdos que vive num sítio isolado, extremamente estranho, e ao qual eles não fazem ideia de como lá foram parar; eles nem sequer têm memória de quem são ou das suas vidas antes de lá chegar.

O grande desafio deste lugar, a que eles chamam the Glade, é um labirinto gigantesco que está em constante movimento e cujas portas se abrem a determinada altura do dia; há sempre um grupo de Gladers, os Runners, que o exploram o melhor que podem porque eles acreditam que esta coisa é a chave para escapar daquele sítio. Isto contado nem parece uma tarefa muito difícil mas acontece que mal eles entram no labirinto, são perseguidos por umas criaturas assustadoras, que ou os contaminam, ou os comem, para dizer a verdade uma boa maneira de explicar este livro é com o Pacman—

pacman

Tenho uma relação estranha com o Maze Runner, porque por um lado gostei da história no geral, gostei de todo o mistério em volta da situação em que aqueles putos se encontram, especialmente por causa daquele raio daquele maze que parece ser um desafio impossível, e no entanto é admirável como os Runners se sacrificam e tentam a todo custo mapeá-lo, e a cada dia chegar um bocadinho mais além.

Também achei piada protagonista, Thomas, o novato—quando li este livro já sabia que quem o ia interpretar no filme era o Dylan O’Brien, e foi tão divertido, e super fácil, imaginá-lo como Thomas, que é o típico herói incompreendido, meio “toninho”, e a quem ninguém liga muito, até que ele faz algo surpreendente e que mais ninguém tinha tomates para fazer, e de súbito todos o olham sob uma nova luz. Isto é tão Dylan O’Brien que até dói. Perfect casting is perfect.

maze7Thomas (Dylan O’Brien) e Chuck (Blake Cooper). Filme estreia a 18 de Setembro de 2014, em Portugal.

Quanto às personagens secundárias, gostei bastante do Minho, que é o líder dos Runners, e do Chuck, um dos Gladers mais jovens; o primeiro porque é dos poucos que não trata o Thomas com indiferença ou como se fosse superior; e o segundo porque se apega ao Thomas como um irmão mais novo e ajuda-o bastante a adaptar-se àquele lugar, embora o Thomas por vezes seja um mal agradecido.

O romance é muito escasso, não queria generalizar mas afinal isto é YA escrito por um autor—no masculino—, por isso já estava à espera.

O fim, confesso que achei uma bocadinho anti-climático, estava a contar com uma relevação mais wow, até porque aquela ideia parece que se está a tornar um cliché das distopias. Ainda assim, fiquei curiosa para saber mais sobre aquele mundo, e sobre o que espera as personagens depois de desvendado o mistério do maze.

Em suma, comeu-me a cabeça toda e honestamente mal consegui pousar o livro até saber o que se passava, só gostava que me tivesse deslumbrado mais, ao ponto de eu querer encomendar logo o livro seguinte—planeio fazê-lo, mas sem pressas.

3stars

WOOK ǀ Goodreads ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com


3 Responses to “Maze Runner”

  1. 1 Marina

    Humm, estou a ver que ainda não vai ser agora que vou ler este livro… :/

    • É interessante, e prendeu-me a história, fiquei ali colada a querer saber o que se passava, mas acho que o problema do MR para mim é ter um protagonista masculino, porque normalmente nunca me apego tanto a uma história quando são gajos a contá-la. E o fim, que não tem o tal factor wow. Mas acho que o filme vai ser super giro, opá é com o Dylan xD


  1. 1 [De livros para filmes] The Maze Runner TRAILER | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: