Homem de Aço, o filme

04Jul13

manofsteelposter[there will be spoilers]

Yep, fui ver o Man of Steel no passado fim de semana, versão 3D, que btw, não recomendo porque não é nada de espectacular, o 2D serve perfeitamente. Salvem uns trocos.

Eu já tinha percebido pelo trailer que este reboot do Superman era bem diferente de tudo o que já tinha visto dentro do franchise (os filmes mais antiguinhos, Lois and Clark: As Novas Aventuras do Super-Homem, Smallville, até o último Superman com o Routh), o que eu achava mais estranho era o facto do Clark não parecer ser jornalista, ou trabalhar no Daily Planet, no trailer vê-se inclusivamente ele num barco de pesca, e a pedir boleia do meio de nenhures, dando a entender que andava fugido ou algo do género.

Acontece que não estava enganada, este Clark para além de não ser jornalista, leva ao extremo aquela coisa do outsider, ele sabe que é diferente, não se compreende, não se aceita assim muito bem, e não ajuda nada que os habitantes de Smallville toda a vida o tenham desprezado, por isso ele começa o filme longe desta gentinha, a fazer uns biscates aqui e ali.

homem-de-aço-Henry-Cavill-Clark-Kent copy10/10 would bang

Tão bizarro chamar ‘Clark’ ao Superman, e ainda por cima ouvir as outras personagens a fazê-lo, quer dizer, a Lois está sempre Clark isto, Clark aquilo, para o tipo do fato azul e capa vermelha—o meu cérebro mal assimilava estas cenas.

Gostei imenso de todo o protagonismo que foi dado a Krypton, à Lara e ao Jor-El, já não via o Russell Crowe num filme aos anos, e gostei de o redescobrir nesta personagem tão nobre e rebelde—Jor, seu malandro a reproduzir-se de maneira natural…

horny2

Claro que para mim nunca vai fazer muito sentido o Jor e a Lara salvarem o Kal mas não se salvarem a si próprios, aquela resposta que o Jor dá ao Clark quando ele o questiona sobre isso não me convenceu. Eu sei, eu sei, a história do Superman é assim, ele é órfão, ponto final, parágrafo. No entanto, a razão porque o Jor e a Lara não se piram de Krypton com o baby Kal antes do planeta explodir nunca vai ter nexo. Oh Jor, ao menos podias ter construído uma nave que desse para transportar a Lara também, JFC.

homem-aço-jor-lara

Claro que a minha parte favorita foi a interpretação do Henry Cavill, tanto por ele ser um pedaço de mau caminho, OMD abençoados progenitores, mas também porque adorei a serenidade que ele dá à personagem.

HEN15Oh pra esta serenidade.

Coisas que não apreciei tanto:

—Achei ridículo o Zod, qual pirata informático, tomar conta dos ecrãs de todo o mundo e transmitir aquela mensagem digna de vilão de cartoon.

—Lois…

  • Nunca fui grande fã da Amy Adams, e não ajudou nada o facto da Lois neste reboot parecer ter sido incluída na história como uma adição de última hora, a sério, parece que fizeram o filme e de súbito alguém se lembrou que deixaram a Amy no carro, Zack Snyder: okay pessoal vamos resolver isto, vamos metê-la naquela cena do avião, afinal há espaço na parte de trás; o Zod também pode querer que ela acompanhe o Clark à nave, por razão nenhuma mas ninguém vai reparar nisso; ah! e ela pode cair naquela cena do buraco negro e BAM o Clark apanha-a e… e eles beijam-se! opá sou um génio! e depois no fim, após a luta com o Zod, ela pode aparecer do nada naquela estação aos berros pelo Clark só para haver mais testemunhas de que o Superman se chama Clarkmas que raio?
  • Tão aleatória a maneira como eles se conhecem. O Clark não trabalha no Daily Planet, logo estava posta de lado a hipótese dela fazer parte da vida dele naturalmente, até aí aceito. Mas todo aquele conto de fadas em que ela vai ao sítio onde está enterrada uma nave de Krypton para escrever um artigo, lá cruza-se com ele, e eles viram bffs, deixou-me assim com um sabor amargo na boca. Estava à espera de mais. Já para não falar que achei tão forçado ele no primeiro contacto com ela mostrar-lhe que tem poderes fora do normal… quer dizer anda fugido durante anos e de súbito cauteriza uma ferida a uma jornalista com os lazers que lhe saem pelos olhos.
  • Confesso que senti um bocadinho falta daquela parte de unrequited love na relação deles, por muito que todas as outras Lois antes desta sejam sempre tão tontinhas ao viverem fascinadas pelo homem do fato azul, e no entanto não repararem que ele é o mesmo tipo de óculos que trabalha na secretária ao lado.
  • Que falta de química entre a Amy e o Henry, credo… a sério, zero tensão sexual. Aquele beijo foi tão forçado, completamente fora de contexto e no geral tão ugh—eu estremeci pelas razões erradas. Isto magoa-me porque a Lois e o Clark são dos meus OTPs favoritos de sempre, e nesse aspecto este reboot é tal e qual um balde de água fria pela minha cabeça abaixo.
  • Lois: You know they say it all goes downhill after the first kiss.

  Clark: I think that’s only true when kissing humans.

omg20

Sim, este ponto não é exactamente culpa da Lois, mas pronto. Quem é que escreveu estes diálogos? Nolan, foste tu? Atira-te ao mar, pá… como se aquele beijo já não tivesse sido mau o suficiente.

  • Foi só impressão minha ou a Amy tinha a cara inchada durante todo o filme? O__O

—A interminável luta final com o Zod e os outros baddies, e a destruição excessiva quer de Metropolis, quer de Smallville como consequência disso. Quer dizer… oh Zack Snyder, que exagero. Onde é que já se viu, 3 ou 4 aliens à pancada a conseguirem destruir quase tanto como a invasão infernal no final dos Avengers. Até o raio do satélite não conseguiu escapar. DC… your envy is showing.

—Uma boa parte do filme resume-se a várias personagens explicarem cenas ao Clark, ou a dar-lhe sermões. u__u

—Falta de cenas cómicas. Em grande parte porque o Jimmy Olsen pelos vistos foi cortado da história, aliás, a ideia que eu tinha, porque li algures sobre isso, é que neste reboot o Jimmy ia ser uma rapariga, e a certa altura pareceu-me ser aquela Jenny que tem algum protagonismo ao lado do Perry no final, mas não tenho a certeza. Se é ela, a miúda não teve partes cómicas nenhumas, o que é uma pena. JIMMY, VOLTA!!

—Vale a pena eu falar no disfarce com os óculos na parte final quando durante todo o filme a Lois dirige-se ao Superman por ‘Clark’ estando gente por perto ou não? Quando o exército americano foi desenterrar a nave onde o baby Kal chegou à Terra à quinta dos Kent? Não vale a pena, pois não?

—Em suma, tudo o que se passa neste filme é o resultado do Zod não se querer reproduzir da maneira mais fácil, ele tem noção que para haver mais Kryptonianos bastava levar a Faora num date…? Oh Zod, you break my heart.

homem-aço-henry-cavill copy

Pode não parecer, dado este último segmento da minha review, mas eu gostei bastante do Man of Steel, mesmo que várias coisas me tenham deixado desconfortável, tenha achado algumas cenas assim para o cheesy, e continue honestamente a não perceber porque é que a DC teima em ser tão melodramática com os seus filmes de super-heróis; é verdade que este não foi tão doloroso de assistir como os últimos Batmans, a beleza estonteante do Henry salva a coisa, mas meu Deus eles esforçam-se tanto, tanto, mas tanto para serem estupendos como a Marvel que exageram sempre, e falham por causa desse excesso. CALM THE F*CK DOWN DC.

Trailers

Não os vi! Quando entrei na sala estava mesmo, mesmo a começar o filme.

* * *



5 Responses to “Homem de Aço, o filme”

  1. 1 quigui

    Tirando a cena dos ecrãs, que não me chateou nada, concordo com tudo o resto. Sinceramente, na minha opinião o romance podia ficar bem para um segundo filme, até fazia algum sentido (e até podia mexer um pouco com o canon e por o Clark a fazer puppy eyes à Lois, e ela a nem notar o pedaço de homem que tem ali, e estar mais interessada no trabalho, ou então a preferir o Clark reporter ao Clark superhomem… dunno).

    Mas sim, não deixou de ser entertaining, e tirando aquelas lutas finais, nem me apercebi do tempo que dura o filme.

    Mas aquela destruição toda, damn. Não havia necessidade, nem havia necessidade dos habitantes serem tão estúpidos e não se porem a milhas. Seriously, look, the town is being smashed by freaking aliens and a guy in a cape (http://media.tumblr.com/tumblr_m74azdJlqD1r2a9es.gif), lets just laze around and watch the show…

    • Ya, a cidade está a ser destruída prai há uns 20 minutos por aliens mas vamos continuar a passear, não há crise…
      Image Hosted by ImageShack.us

      • 3 iceanna

        estou há 10 minutos na duvida depois de ler este review…vou…nao vou…vou…nao vou ver o man of steel…xD
        se bem q o henry…VOU!!

      • Aaah, tens de ver Anita! quer dizer:HENRY!! Eu e a Marta ficamos um bocadinho desconsoladas porque não há tantas cenas de bulge como queríamos/esperávamos que houvesse, mas ainda assim é obrigatório. Ele é tão handsome, credo, até faz impressão. HENRY YOUR FACE STOP
        Image Hosted by ImageShack.us


  1. 1 As Escolhas do Dálmata 2013 | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

