Matched

28Jul12
Autor: Ally Condie
Série: Matched, #1
Editora: Dutton (2010)
Formato: ARC
Páginas: 384
Idioma: Inglês

Sinopse: On her seventeenth birthday, Cassia meets her match. The Society dictates that he is her perfect partner for life — except he’s not.
In Cassia’s society, Officials decide who people love. How many children they have. Where they work. When they die. But, as Cassia finds herself falling in love with another boy, she is determined to make some choices of her own. And that’s when her whole world begins to unravel…

Opinião:

Vou ser muito sincera, até começar a ler o Matched não dava nada por este livro, acho que a certa altura o tive listado na parte mais obscura da wishlist, e de certeza que ele ainda lá estaria se não me tivesse vindo parar às mãos uma ARC.

E porquê? Ora essa, é só ler a sinopse para perceber, é que ainda agora, depois de já ter lido o livro, olho para aquela sinopse e tudo o que o meu cérebro regista é “blábláblá triângulo amoroso blábláblá triângulo amoroso blábláblá triângulo amoroso”. No entanto ela engana, porque embora haja ali de facto um bicho desses, não me chateou nadinha. O QUE É MUITO ESTRANHO.

Matched é uma distopia, e como tal algumas partes da história não são algo de novo–ao longo da narrativa fui-me lembrando, por exemplo, do Birthmarked, do Divergent, do Under the Never Sky, e até da série Obernewtyn e dos Hunger Games, não por causa da história em si, mas antes porque todos estes livros/séries têm como protagonistas raparigas que têm de se revoltar contra o que lhes é imposto, e claro, porque os cenários, as sociedades, os mundos em si têm várias parecenças. Do género, o dia-a-dia das personagens é controlado até ao mais ridículo pormenor, ninguém tem ou pode ter vontade própria, liberdade para falar, fazer, escolher, e no caso do Matched nem há liberdade para sonhar ou morrer. D:

O que acontece é que o sistema que costuma escolher um match para cada pessoa, supostamente a pessoa ideal a todos níveis com que outrem se deve casar e reproduzir, escolhe dois para a heroína, Cassia, e mesmo depois de lhe informarem que um deles foi engano—o “Aberration” Ky—ela vai-se aproximar do moço e eventualmente apaixonar-se por ele.

Gostei que este amor proibido tivesse sido parte da razão porque a Cassia acorda para a vida e se revolta (ainda que de uma maneira contida)—só porque é tão romântico e fofo e tudo e tudo; assim como gostei imenso das referências aos poemas (também eles proibidos), e que o Ky tivesse ensinado a Cassie a escrever (yep, actividade proibida), não há nada como o amor e a escrita para inspirar uma pessoa a não se conformar com o que lhe é impingido.

Edição portuguesa pelas Edições Gailivro, União.

Também me admirei com a escrita, que achei muito decente, principalmente devido à maneira como a autora por vezes termina um determinado parágrafo ou capítulo, porque deixava-me quase sempre a ponderar nele.

Reclamações a fazer: só uma, really, e nem é grave, acontece que todo o livro é muito bom mas também é sempre muito moderado—acho que a parte final merecia uma cena mais wow, mais dramática, mais mind-blowing, com uma acção ou revelação que me tivesse deixado a contemplar o vazio de olhos esbugalhados e a pensar F***. Até porque me deu a impressão de que toda a história vai preparando o leitor para uma cena final bombástica, estrondosa, totalmente mind-blowing, mas tal nunca acontece. De qualquer maneira recomendo, e quero muito ler o próximo. Score.

Classificação: 8/10

EN ǀ Goodreads ǀ WOOK ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com
Advertisements


4 Responses to “Matched”

  1. Aqui estava um livro pelo qual eu também não daria grande coisa. Mas como sempre, só pela tua opinião, já fiquei curiosa. 🙂
    É bom quando um livro nos surpreende agradavelmente.


  1. 1 Delirium | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 As Escolhas do Dálmata 2012 | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: