Insurgent

11Jun12
Autor: Veronica Roth
Série: Divergent #2
Editora: Katherine Tegen Books (2012)
Formato: Hardback
Páginas: 525
Idioma: Inglês

Sinopse: Tris’s initiation day should have been marked by celebration and victory with her chosen faction; instead, the day ended with unspeakable horrors. War now looms as conflict between the factions and their ideologies grows. And in times of war, sides must be chosen, secrets will emerge, and choices will become even more irrevocable—and even more powerful. Transformed by her own decisions but also by haunting grief and guilt, radical new discoveries, and shifting relationships, Tris must fully embrace her Divergence, even if she does not know what she may lose by doing so.

Opinião:

Argh. Nervos! Nervos! NUNCA pensei que me fosse aborrecer com o Insurgent depois de ter gostado tanto do primeiro livro da série, Divergent, mas aconteceu! E ainda estou muito zangada com o mundo por causa disso. (>_<)

A história começa exactamente onde o primeiro livro terminou, a Tris ainda ia no comboio com Tobias, e os outros três inúteis — coisa que me surpreendeu, por alguma razão achei que ia haver um intervalo “a sério” entre os dois livros, um intervalo em que a Tris pudesse lamber as feridas à vontade e recompor-se sem que eu tivesse de testemunhar o processo, mas a autora deve ter dito lá para ela MWAHAHAH! You wish!! She’s going to suffer, and you’ll WATCH IT, YOU’LL WATCH IT ALL!! Raios partam, Veronica. Não havia necessidade. Claro que nunca esperei que os momentos finais do Divergent de repente fossem esquecidos e que nem se notasse que a Tris sofreu grandes perdas e ficou com grandes traumas, MAS FOI DEMAIS, DEMAIS, DEMAIS! 

Também não ajudou nada aqueles filmes com o Tobias, e a constante repetição dos mesmos erros — afinal ele só lhe pede uma coisa, Don’t kill yourself. Ela: OK. Próxima cena: Tris atira-se para a boca do lobo. Salva-se miraculosamente. Tobias perdoa. Cinquenta páginas depois: repete! ARGH!! Nervos, nervos!!

De resto, o que se passa é que o povo está em guerra, a vilã Jeanine quer os Divergents para fazer umas experiências do mal e não vai medir meios para o conseguir, e enquanto isso a Tris quer pôr as mãos numa driver que contem informação muito importante — isto resulta numa história cheia de estratégia, ataques surpresa para os dois lados, pancadaria e afins. Sinceramente achei alguns momentos da narrativa muito chatos, repetitivos, e que se “arrastam” desnecessariamente. Ou por outras palavras, passei o tempo todo a perguntar-me para onde foi o ritmo completamente alucinante (e viciante) do primeiro livro.

Nas cerca de últimas cem páginas a coisa melhora significativamente, e o fim tanto responde a algumas perguntas, como deixa outras a pairar no ar; ainda assim não consegui fazer as pazes com o Insurgent, e vou ter de o classificar de acordo com as *várias* dores de cabeça que ele me deu.

Classificação: 5/10

EN ǀ Goodreads ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com


8 Responses to “Insurgent”

  1. 1 p7

    Pronto, pronto, já acabou… *tenta consolar jen* O terceiro livro vai correr melhor, vais ver. Já viste o que têm eles a descobrir e explorar, depois das revelações do final? A Tris não vai ter tempo para estar deprimida.😉

    • Foi um sufoco. X_X
      Let’s hope so. Depois de ser torturada e de passar pelas simulações finais a Tris parece que já estava a voltar a ser o que era no Divergent. Agora é esperar que a autora não invente mais nada que a possa mandar outra vez para aquele poço de self-pity. E também não gosto nada quando ela se põe em perigo como se não tivesse nada a perder, isso é tão diferente da coragem que ela mostrava nas maluquices que fazia nos treinos no primeiro livro. Tão diferente. Não curto a Tris mentirosa para o bem de todos, e ainda por cima suícida. O_O

      • 3 p7

        Acho que neste o lado Abnegation da Tris estava em força neste livro, porque só ele para abafar os lados Dauntless e Erudite dela desta maneira, em que parecia que ela estava pronta para se atirar a qualquer momento para a frente dum comboio se isso salvasse alguém. Doida! Quase morri quando o Four apareceu no complexo dos Erudite.

        Agora que penso nisso, por esta linha de raciocínio a Tris devia ter o lado Erudite em força no terceiro livro, já que no primeiro era o Dauntless e neste o Abnegation. Se é que faz sentido…

      • Mesmo. Só me apetecia entrar pelo livro dentro, esbofeteá-la, e gritar-lhe aos ouvidos: SAI DESSA!!

        Ai também eu. Quando ele apareceu lá sozinho, e ainda por cima capturado, caiu-me o coração ao chão. Então ela não via logo que ele ia fazer uma coisa daquelas??

        Provavelmente é isso que vai acontecer. Afinal os eventos finais vão dar muito que pensar. Será que esta série vai ser só uma trilogia? É que de certa maneira sinto que só mais um livro não chega para acabar de contar esta história.

      • 5 p7

        Pois, por um lado parece que ainda há tanto para contar que só um livro chega; mas por outro a Veronica vai ter mais tempo para escrever o “Detergent” (é como ela chama ao terceiro antes de lhe arranjar um título), logo dá a sensação que esse tempo extra é para atar as pontas soltas… :S

        P.S.: Vai sair dia 19 de Junho!

        http://www.fnac.pt/Emmi-e-leo-a-setima-onda-GLATTAUER-DANIEL/a596740?PID=5&Mn=-1&Ra=-1&To=0&Nu=3&Fr=0

        http://marcadordelivros.blogspot.pt/2012/06/partir-de-19-de-junho-esta-venda-o-novo.html

  2. Detergent! LOL xD

    Mmm, não me tentes, ainda estou zangada com o primeiro livro do gajo e virei costas à série. Aquilo não é um fim!

    • 7 p7

      Provavelmente vou ler, por isso posso servir de tua cobaia. xD Se acabar bem, vais considerar lê-lo?

      • Mmm, tenho de pensar no assunto. É que sou muito ‘Darciana’, “My good opinion once lost is lost forever.” xD


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: