A Branca de Neve e o Caçador, o filme

03Jun12
ALERTA: este *longo* post contém ligeiros spoilers –read at your own risk.

Fui ver o Snow White and the Huntsman no dia de estreia, e posso confessar que fiz *ligeira* figura de ursa no caminho até à sala, aos saltinhos de emoção e a atirar-me ao poster do Huntsman que estava à porta — com alguma sorte, para além do moço que verifica os bilhetes, ninguém deve ter reparado na “subtileza”. Adiante.

Das estreias do ano esta foi provavelmente aquela porque mais ansiei, afinal trata-se de um fairy tale retold COM O CHRIS HEMSWORTH num dos papéis principais, ou em suma: duas das minhas coisas favoritas no mundo, juntas, num só evento. Gaaaah—

O filme começa muito bem, com o próprio do Huntsman a narrar a história com o sotaque escocês que é suposto a personagem ter, e enquanto isso vai-se conhecendo um bocadinho da vida da Snow em criança –que btw, é interpretada pela miúda mais fofa de todo o sempre e que ainda por cima tem os olhos mais magníficos–, como é que a Ravenna, a Rainha malvada, chegou ao poder, e claro, como é que ela dá cabo do pai da Snow. A grandessíssima b*tch.

Miúda mais fofa de todo o sempre.

Flash forward não sei quantos anos (talvez uns 10), e o reino está decadente, a Ravenna continua bela e jovem, e a Snow, que entretanto cresceu para se tornar na Kristen Stewart, é prisioneira da gaja. Num belo dia ela lá consegue fugir, e é então que a Ravenna envia o meu Huntsman atrás dela.

Primeiras coisas primeiro: vale a pena ir ver este filme quanto mais não seja porque visualmente é lindíssimo (e não, não estou só a falar do Hemsworth), aliás, tenho a impressão que os meus olhos ainda não se recompuseram de duas horas seguidas de tais cenários e efeitos visuais/especiais — so pretty. A Floresta Encantada é maravilhosa, e até a Floresta Negra, com todos aqueles horrores e demais criaturas, está excepcionalmente bem feita.

Segundo, todos aqueles que tanto reclamaram e ainda reclamam da escolha da Kristen para o papel de fairest of them all, ainda por cima com a Charlize Theron no papel de Rainha, deviam de ir ver o filme, percebê-lo, e decidir se as reclamações ainda fazem sentido. Porque não fazem! Why? Porque esta versão da Snow White não se centra na beleza física, mas sim na beleza de índole, de carácter, de coração, e acontece que esta Snow é uma espécie de personificação do bem e do que é justo, como bónus ela é também uma healer de tudo à sua volta — o que faz dela a fairest of them all, Charlize incluída.

Claro que eu também achei que a Kristen estava bem bonita neste filme, aliás ela nunca foi feia, e sempre teve uns olhos verdes de fazer inveja — a conjugação destes com o cabelo preto e pele clara dá-lhe aquele aspecto de Black Irish que diga-se, é quase a definição de beleza. But whatever, cada um é que sabe o que acha belo ou não, e nem eu sou a advogada de defesa da KStew.

Quanto ao desempenho da moça tenho a dizer que acho que ela esteve muito bem, principalmente nas várias cenas em que imagino que só tivesse o green screen atrás e absolutamente nada à volta, e no entanto tem de fingir durante não sei quanto tempo que está a ser atacada por criaturas da Floresta Negra, e a ter alucinações bem maradas. Well done.

Gostei *imenso* dos anões, que mesmo dentro do estilo bem dark deste Snow White, protagonizam umas cenas muito cómicas; e foi com surpresa que ao longo do filme fui reparando que reconhecia alguns dos actores e que nenhum deles era de facto anão. Mais uma vez, bravo para o pessoal que tratou dos efeitos especiais.

Os “anões”, da esquerda para a direita: Brian Gleeson, Ray Winstone, Ian McShane, Eddie Marsan, Toby Jones, e Nick Frost. Só falta ali o Bob Hoskins, e o Johnny Harris.

E nem vale a pena dizer que a Charlize esteve muito bem no seu papel, pois não? É perda de tempo confirmar coisas do género. Gostei particularmente da cena em que ela dá no coiro do freak, rapist e tão tão gross do irmão, Finn. Dá-lhe! Com força, com força!!

Personagem seguinte: William, o Príncipe, protagonizado pelo jeitoso do Sam Claflin. Vou gastar esta palavra mas não há hipótese porque gostei. Muito fofo este arqueiro extraordinaire, muito bonito de se ver no ecrã, e também ele uma personagem torturada pelo passado. Ele que de repente descobre que a sua Snow está viva e vai atrás que nem um doidivanas. Infiltra-se no bando de minions do gross do Finn e tudo. Ah valente.

E claro que estava a guardar o melhor para o fim: HUNTSMAN, MY LOVE!! Claro que ia gostar do desempenho do Chris de qualquer maneira e feitio, mas fiquei tão feliz quando me apercebi que a personagem dele era muito mais do aquilo que estava à espera. Sim, ele é o gajo que se atira de cabeça para o meio da acção, sempre com os punhos a funcionar e o machado a rodar no ar, MAS ele também tem uma backstory muito triste, e deixou-me de coração apertadinho em várias cenas, em especial numa que infelizmente é muito spoiler. Must. Resist.

And if I refuse?

Enfim, gostei de tudo, especialmente de todos os twists — das backstories de toda a gente, até a da Ravenna, o twist da maçã, o do beijo (did NOT see that one coming D: !!), o do conceito de beleza e o facto de haver outras razões por trás da fixação da Rainha pela Snow, ou por outras palavras porque é que ela a quer ver morta, e ainda do grande twist que é o objectivo da história, porque o que move estas personagens não é só a questão de se salvarem a si próprias de uma vilã que é doida e que quer esta miúda morta porque é mais bonita que ela, aquele outro gajo porque lhe desobedeceu, e mais não sei quem porque lhe fez isto e aquilo, não, é sobretudo preciso salvar o povo da tirania, meus camaradas!!

Recomendo, porque gostei muito e quero ver mais vezes, assim como quero ler o livro que só descobri que existia depois de ver o filme e que há-de aparecer numa Mailbox futura.

Para terminar (porque acho que já disse tudo, acho) aqui fica a música do créditos, que é excelente, e ainda o Unscripted com os protagonistas do Snow White and the Huntsman, porque acho sempre divertido ver estes vídeos da Moviefone, e este não é excepção.

* * *



16 Responses to “A Branca de Neve e o Caçador, o filme”

  1. Fui ontem ver o filme e SUBSCREVO.
    Excepção feita ao desempenho da Kristen,que ame lembrou demasiado outros que já tinha visto. Ainda não me convence. Não falo da beleza dela, até usei a mesma imagem no meu post, porque está de facto bonita, mas não, não tanto como a Charlize… claro que há a beleza interior, mas deviam junatr-se ambas…😀
    Mas o caçador… Oh dear! Torci precisamente, tanto o moço merece ser feliz!

    • Coitada da moça, o Twilight é um cruz, uma cruz… xD

      Mesmo, foi pena aquilo terminar em aberto porque fica-se sem saber o que lhe espera (mas por outro lado também é positivo, cada um termina a história a seu gosto), e tal como já fui dizer no teu post (:p) não me consigo decidir se houve triângulo amoroso ou não e por isso é-me difícil perceber se ele fica lá pelo reino e tem um final ainda mais feliz. Fui ver este filme com algumas amigas e as opiniões dividiam-se, umas achavam que ele se ia embora, outras que ele ia ficar por lá com a Snow, mas não sei….uma coisa é certa, ele de certeza que abandonou aquela vida de drunkard, e de pessoa que não se interessa com o que se passa à volta, nesse aspecto é mais feliz.🙂

  2. Eu bem me parecia que conhecia o Ian McShane…

    Gostei bastante do filme, bem mais do que estava à espera. A parte em que a moça salta para a água eu ia jurar que já tinha visto nalgum lado ( xD ) e achei que havia pureza a mais (cavalo branco, unicórnios, o cervo branco, ok eu percebi que ela era pura!) mas gostei de como os beijos (e sim, I saw that one coming) funcionaram. Um amizade, o amor de infância e o outro o beijo de alguém que convive, que conhece a pessoa, não é um amor idealizado mas um novo amor que faz esquecer um antigo, que nos torna ou nos faz querer tornar melhores… *suspira*

    • É não é? É que para além de parecerem pequeninos, também tinham aqueles narizes alterados, as orelhas, e mais não sei o quê (os cortes de cabelo eram hilariantes), e uma pessoa olha olha olha e pensa, eu conheço esta cara, mas alguma coisa não faz sentido…. Aconteceu-me especialmente com o McShane, com o Ray Winstone, e com o Toby Jones.

      Também está melhor do que o que pensava — deu para rir, deu para ficar com a lágrima no canto do olho, e depois aquelas cenas de acção todas, e os efeitos… (*.*) já para não voltar a referir os moços jeitosos todos sujos a lutarem e etc *sigh* (é a tal coisa, devia de estrear um filme com o Hemsworth todos os meses, que corre sempre bem xD).
      Opá, será que só eu não me apercebi que aquilo ia acontecer? Sou tão tapadinha… fiquei mesmo D: !!! He’s a Prince!! A Prince, I tell you!! A Prince of Asgard and of Midgard!!

  3. 5 p7

    Hmm o livro será uma novelização do filme? Parece que está a ser publicado ao mesmo tempo que o filme, como com o da Capuchinho Vermelho o ano passado…

    O teu entusiasmo é contagiante.😉 Parece tudo tão giro. Se bem que reservo os meus comentários à Kristen para depois do filme.😛 Espero sinceramente que tenha evoluído da Bella, que graças a ela tem frequentemente um ar tão aborrecido.

    • Não sei, não sei, às tantas, mas tenho ideia que é ligeiramente diferente do filme, pelo menos em alguns pormenores, e o Huntsman até tem um nome!😀 no filme é só Huntsman para cá, Huntsman para lá, mas no livro chama-se Eric.❤

      Eheh, pois ainda estou um bocado eléctrica, mesmo já tendo visto o filme há uns dias. É muito bom. Como não gostar de um filme com aquele aspecto, sobre uma miúda a fugir pela floresta e com o Hemsworth atrás… quer dizer… xD E claro que os vilões (Rainha e irmão) ajudam, porque estão muito bem. Vai ver, a sério. E sem receio que a Kristen te estrague a sessão, porque mesmo que não gostes do desempenho dela há mais coisas para ver e apreciar. Os rapazes por exemplo😀 !!

  4. 7 Nerwen Elendil

    Ainda não vi o filme nem li o post todo (spoilers!!! Quero ser apanhada de supresa) mas não pude deixar de reparar que o Ian McShane entra no filme… ADORO esse actor!!!

    PS: era a única coisa que tinha a dizer. Talvez vá ver o filme amanhã (*prays*) e depois deixo aqui um comentário sobre o que achei😉

    • Vai vai, e volta mesmo para dizer o que achaste, ainda falei com muito pouca gente acerca deste filme.
      Os anões estão todos muito bem (vai gostar deles de certeza), também gosto muito do McShane, se bem que demorei a reconhecê-lo, confunde um bocado vê-lo pequenino.😉

      • 9 Nerwen Elendil

        Pois é…. eu disse que vinha aqui comentar depois de ter visto o filme!! Eu ADOREI o filme… vi-o com a minha irmã que o achou demasiado “cliché” e não gostou muito (how can you?) mas ela adorou a Charlize e no fim, quando há luta entre elas, só sabia aplaudir a Charlize…

        Enfim… irmãs!!! Eu gostei muito do filme. Ia com uma ideia diferente mas gostei do que me calhou. Visualmente é breathtaking… a Floresta Encantada maravilhou-me de tal maneira que parecia uma criança de boca aberta… e, como dizes, até a Floresta Negra estava excelente… creepy and spooky… cool😛

        Achei a Kristen bastante bem apesar de muitas vezes não a conseguir desassociar do papel de Bella (it’s hard :S). Mas ela fez um excelente papel como Snow e se continuar assim, próximo filme deixo de a chamar de Bella. *applauds*.

        O Sam como William esteve muito bem e se aquela cena da maçã é a que julgo, eu por acaso já estava adivinhar… aqueles olhos estavam demasiado brilhantes para serem normais (magic… it must be magic). Gostei muito da maneira como ele foi atrás dela (o tal gross brother… hated him). E estava a ver quando é que ele não andava à pancada com o Huntsman (já falo dele… como tu, o melhor para o fim :P)

        Os anões foram uma delicia de se verem… e ouvirem. Passei o tempo todo a chamar ao Toby Jones “Dobby”😛 O Ian McShane como anão fica tão fixe… já fez de Barba Negra e agora anão. Este homem não me deixa de supreender.

        A Charlize foi, definitivamente, a vilã perfeita. Só mesmo ela para conseguir fazer um papel tão ódioso e ser simplesmente LINDA!!! Mesmo quando ela tinha rugas dizia “And still looks beautiful!”. E, eu entendo a minha irmã; ás vezes só queriamos que ela ganhasse (ambas adoramos muito a Charlize… uma das mulheres mais bonitas do cinema)😛

        Huntsman… Huntsman… oh, Huntsman (take me, I’m yours!) *bright eyes* Sim, ele é o melhor do filme todo!! Adorei a personagem dele desde a primeira piada! Adorei o sotaque Escocês (como era ele que narrava, não foi dificil passar despercebido – e soube tão bem ouvi-lo logo no inicio :D) e a background story está realmente triste. Dizem que a sequela vai ser centrada nele *happy dance* logo, veremos mais desta personagem maravilhosa que eu só queria que viesse para casa comigo😛

        Grande testamento!!! Apesar de concordar em relação aos “clichés” (tem alguns, sim senhora, mas eu gosto… imenso) não percebo como é que a minha irmã não gostou… mas cada um tem os seus gostos! Não a vou criticar. Quero ver o 2º filme quando sair… e quero o livro (sortuda :S)

        Bjs gandes ^_^

      • 😀

        Deixa lá que eu também fui ver com a quigui e ela também não gostou assim muito. Esta gente… xD
        Eu quando vejo imagens da Kristen já digo, “olha a Snow!”, claro que como ainda vem aí a segunda parte do Amanhecer, provavelmente vou retroceder para o “olha a Bella…”. Eu gostei de a ver como Snow, aquelas cenas quando ela está presa lá no castelo, tadinha. :3 Claro que outra actriz poderia ter tido tão bom ou melhor desempenho, mas se foi ela que escolheram para o papel não vamos torcer o nariz a TODO o filme só por causa disso não é…

        O William é fofinho não é? xD Gosto muito daquele actor, é um bocado totó no início do Pillars of the Earth, mas depois lá se faz homem, e desde então que gosto de ver filmes com ele. Já o viste no Piratas das Caraíbas 4 com a sereia? É tãaaao fofinho!! O filme no geral é fraquinho, mas vale a pena ver só por causa dele e da Syrena.❤ A cena da maçã foi uma surpresa para mim! Eu achava que ele tinha uns olhos estranhos naquela cena, mas só "cheguei lá" quando ela se engasga na maça. Sou muito lenta. xD

        Opá, o Huntsman é um príncipe!! Aquela cena em que ele a acorda, oh meu deus… adoro…adoro…

        Lá ver o que vai sair da sequela, eu já tenho dito que gostava que fosse uma prequela, com a história dele e da Sara, mas pelo que já tenho lido por aí parece que vai ser mesmo continuação, ou seja durante o reinado da Snow.

  5. Bem, aqui discordamos completamente. Vi este filme recentemente e detestei.
    Ok, graficamente estava liindo, mas achei a história fraca, fraca, fraca. Nenhum dos actores esteve no seu melhor e alguns foram mesmo péssimos. Já nem vou implicar com a Kristen (embora ache que ela esteve tão mal como sempre), mas que achei que ela foi mal escolhida, achei (e nem é por causa da beleza, que isso é bastante relativo.
    Mas opiniões são opiniões e ainda bem que tu gostaste.🙂

    • Que pena que não gostaste, nem o Huntsman e o William te alegraram as vistas? xD

      Compreendo, afinal este filme é um daqueles casos hit or miss, de acordo com o gosto de cada um.

      O facto deste me ter surpreendido pela positiva também tem a ver com aquela coisa dos filmes baseados em contos de fadas serem sempre assim para o silly—por norma são comédias, ou fantasia low-budget/Tv movies, e sempre ansiei por uma adaptação mais séria, que não parecesse um filme da Disney com bi-bibidi-bo-bidi-boos, animais falantes e coisas do género. Gostei do tom dark e cenário medieval deste.

      Sim, também teria preferido outra actriz no lugar da Kristen, não por causa da beleza, mas porque já se sabe das capacidades de acting da moça, e também porque teria preferido ver uma novata no papel. Mas pronto, dentro dos possíveis achei que a K até esteve bem.


  1. 1 Mini-opiniões: Snow White and the Huntsman, The Green Rider, Obsidian | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Em Chamas: O “filme” do filme – parte 2 | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 De livros para filmes: o que vem aí | Cuidado com o Dálmata
  4. 4 As Escolhas do Dálmata 2012 | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

