East

13Maio12
Autor: Edith Pattou
Editora: Houghton Mifflin Harcourt (2005; 1ª ed. 2003)
Formato: Paperback
Páginas: 507
Idioma: Inglês
Challenge: Fairy Tales Retold 2012 ~ 3/12

Sinopse: Rose has always felt out of place in her family, a wanderer in a bunch of homebodies. So when an enormous white bear mysteriously shows up and asks her to come away with him — in exchange for health and prosperity for her ailing family — she readily agrees. The bear takes Rose to a distant castle, where each night she is confronted with a mystery. In solving that mystery, she loses her heart, discovers her purpose, and realizes her travels have only just begun.

Opinião:

OMG, o Crown Duel de 2012!  D:

Gaaaaaaah. O que dizer . . . por onde começar . . . como explicar a epicness . . .

*leva as mãos à cabeça*

GOSTEI TANTO

TANTO!

TANTO!

I wanna marry it and have its babies!!

* * *

(*slaps herself * acalma-te!)

East é inspirado no conto norueguês East of the Sun and West of the Moon, da autoria de um par de senhores cujos nomes nem vale a pena tentar escrever ou pronunciar, e no geral é muito parecido com o Beauty & the Beast — rapariga é levada por uma criatura, urso polar neste caso, em troca de prosperidade para a família que estava à beira da ruína, e acaba por ter de se aventurar a salvar um ‘donzelo’ enfeitiçado por uma troll queen do gelo.

A heroína do East é Rose, a filha problemática de uma longa família, que eu adorei-adorei-adorei desde o primeiro instante. A história é contada em fragmentos e por vários narradores, Neddy (irmão), o pai, a troll queen, o urso ou White Bear, e claro, por Rose, que *sem surpresas* é a minha narradora favorita, quer porque a história é dela e naturalmente ela é que tem as melhores partes para contar, quer porque acho fascinante a maneira como ela se atira de cabeça a todos os desafios (impossíveis!!) que lhe aparecem à frente e isso nota-se sempre tão bem nos seus capítulos.

East of the Sun and West of the Moon by H. J. Ford (source)

Achei a escrita de uma beleza *estonteante* — ainda que muito acessível, e por causa dela lembrei-me sempre muito de outro favorito absoluto, The Goose Girl de Shannon Hale, porque em termos de fluidez de texto o East foi para mim quase que uma experiência musical — tal como já me tinha acontecido com a Goose Girl. Ainda mal consigo acreditar que tinha uma pérola destas na estante há anos e não sabia de nada.

Todo o livro é uma grande, longa e intrincada aventura, sempre envolta no mistério que é o White Bear, e a Rose vai literalmente ter de viajar até ao topo do mundo para salvar o seu urso das garras da troll queen; pelo caminho tem a sorte de fazer as mais curiosas amizades — pausa para explicar que no conto original a heroína é ajudada pelos ventos do Norte, Sul, Este e Oeste, mas como a autora explica numa entrevista que vem incluída no livro, embora haja vários elementos fantásticos na sua jornada, ela preferiu que os ajudantes de Rose fossem pessoas em vez de ventos, e que belas personagens secundárias todas elas me saíram, Sofi, Estelle, Malmo, Thor: group hug!

East of the Sun and West of the Moon by H. J. Ford (source)

O romance é muito escasso e completamente inocente, embora a Rose durma todas as noites com um visitante mistério ao lado. Eheheh. E pronto, mais não digo, porque este é um daqueles casos: words can’t really explain.

5stars

EN ǀ Goodreads ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com


10 Responses to “East”

  1. 1 p7

    Oh, uau, deve ser mesmo bom… creio que há um par de dias dizias que o 10/10 era praticamente só para a nossa JM. 😀 Sò de ler reviews destas fico mortinha para cuscar estes livros. O que me deixa espantada por ver que leste o Crown Dual há um ano e eu ainda não me lembrei de o mandar vir. Alguém me bata. 😛

    • 2 p7

      *Crown Duel

      Bolas, ando a dar demasiados erros.

      • Pois é. Parece que estava a chamar os 10 em 10 até mim! 😀
        Opá teve de ser, ler um livro da JM deixa-me sempre com uma sensação estranha e de extrema perda quando o acabo, e foi tal e qual com o East. :3 É o meu estilo de livro, sem tirar nem por! 😀

        Crown Duel *cue tiny flying hearts* ..

  2. 4 slayra

    Elá! Parece muito bom. Fiquei curiosa. O.o

  3. 6 quigui

    Eu acho que este me chamou à atenção quando o compraste, mas fiquei à espera que o lesses. Bem, lá vai para a wishlist.

  4. Já há algum tempo que andava de olhos neste livro mas agora que dizes que é tão épico apetece-me pegar nele imediatamente (infelizmente não posso :O ).
    Parece tão giro!


  1. 1 2012 Fairy Tales Retold Reading Challenge: check | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

