Jogos da Fome, o filme

25Mar12

E esta, hein?

Quem é que ia adivinhar que o filme estava assim tão bom?

Até uma optimista como eu nunca pensou gostar tanto da adaptação. Que estaria razoável? Sem dúvida, agora *aquele* nível de awesome foi totalmente inesperado. Well done para todos os envolvidos, well done. Afinal há esperança para futuras adaptações de outros livros queridos. Há esperança!

Por esta altura já toda a gente sabe de que é que trata este filme, certo? Sociedade pós-apocalíptica organiza todos os anos um evento muito simpático chamado Hunger Games em que um grupo de miúdos é enfiado numa arena e é o salve-se quem puder até só sobrar um — este vencedor significará glória, e principalmente food, glorious food para o seu Distrito. O resto da história conta-se mais ou menos assim: a heroína, Katniss, tributo do Distrito 12, vai para os Jogos no lugar da irmã e… all hell breaks loose.

Beeem, e aquela Jennifer Lawrence no papel de Katniss? Na mouche.

Eu confesso que fiquei rendida logo na primeira cena dela com a Prim a ter pesadelos, oh my heart, it hurts, it hurts.

Nunca tinha visto a Jennifer em acção e fui bem surpreendida, ela consegue ser a Katniss que era preciso: kickass, rebelde q.b., um bocadinho fria e distante no geral, mas doce e extremamente protectora para com aqueles que lhe são chegados. Ela consegue ainda ser vulnerável quando o momento lhe pede que o seja, e tal como me aconteceu ao ler o livro, dava vontade de lhe dar um abracinho em várias cenas.

Pelo trailer já se tinha percebido que a parte do Reaping ia ser emocionante, e de facto a cena completa fez com que o coração me caísse aos pés. Aquele contraste entre o pavor apático da população e a alegria encenada da Effie foi um dos melhores momentos do filme para mim.

Outra coisa que me impressionou foi o Capitol, acho que estava muito bem conseguido sem estar exagerado (e corria o risco de), tanto a nível de estranheza da população, como a nível de tecnologia. Quanto aos jogos propriamente ditos, o essencial está todo lá, e a cereja no topo do bolo foi poder ver aquela parte do backstage, a sede dos game makers, e de como para eles aquilo não passa de um jogo de computador, até que perto do fim a Katniss e o Peeta estão a ter um momento na caverna/toca, e alguns deles parece que “vêm a luz”. Compreende-se, afinal nunca devem ter visto um momento terno na arena antes.

As personagens secundárias: Flickerman, my man! Tão bem que está o Stanley Tucci, tão bem… idem para o Wes “Seneca” Bentley, para a Elizabeth “Effie” Banks, e claro Rue, Amandla Stenberg… tão amorosa aquela miúda, tão amorosa. O Haymitch não está mal, assim como o Cinna, mas não foram dos meus preferidos, nada contra o Woody Harrelson, ou o Lenny Kravitz, though.

Quanto ao Hemsworth, o moço fez o que podia com os poucos momentos em cena que tinha, se bem que este Gale versão filme me pareceu uma personagem um tanto alegre demais — digo isto só porque enquanto lia os livros sempre vi o Gale como aquele tipo muito sério em todas as ocasiões, mesmo que alguém lhe estivesse a fazer cócegas ou a contar um escândalo de piada, a atitude dele era sempre aguenta, não ri! O Josh Hutcherson não desiludiu como Peeta, mas dele só é normal virem boas actuações por isso foi completamente esperado — confesso que me dava sempre vontade de rir quando ele se punha a choramingar. Eheh. É tão gaja.😈 Btw, gostei bastante da cena do pão ter sido desvendada aos bocadinhos e intercalada ao longo da história. Belo toque.

Que mais posso dizer? It’s all good. Recomendo. Ide ao cinema, tenham lido o livro ou não, porque vale a pena. Vale a pena ir ver a Jennifer, e quem leu o livro de certeza que vai apreciar o facto de que o pessoal que trabalhou no script não se pôs a inventar, que a história na sua essência esteja toda lá, e melhor que isso, que esteja praticamente inalterada. Posso dizer que como fã não me senti defraudada nem ofendida, muito pelo contrário, apetecia-me ver o filme agora, outra vez.

É caso para dar uso a este gif :

* * *

E porque já postei o trailer várias vezes anteriormente, aqui fica antes a música dos créditos. Go, go Civil Wars! 



7 Responses to “Jogos da Fome, o filme”

  1. 1 p7

    Ah… saí tão animada do filme! A Jen estava tão próxima da minha Katniss, não podia ter pedido melhor… *sigh* Fiquei arrepiadinha com a Ceifa, aquele silêncio na praça, podia-se ouvir uma moeda a cair se fosse preciso… creio que foi ali que interiozei mesmo o horror de uma população forçada a ver morrer dois dos seus jovens todos os anos.😦

    Btw, estou a ficar fula com aqueles americanos idiotas e racistas que estão a fazer sururu porque a actriz da Rue é negra… :S Eu sempre imaginei a Rue assim, não sei o que é que se passa com aquela gente, não leram o mesmo livro que eu? A miúda é tão amorosa e foi tão convincente na cena da morte…

    É engraçado que uses esse gif do Harry Potter, eu por acaso comparei este filme ao 3º do HP, no sentido em que foi o primeiro que sentia que fazia justiça aos livros, o que me deixou tão feliz.😀

    • Me too! Nunca pensei gostar tanto!

      A Jen está perfeita, pelo trailer não dava para tirar muitas conclusões mas ela brilhou!

      What? Mas há um sururu? Está tudo doido? A Rue e o Thresh são descritos como tendo a pele escura sim senhora… opá, há pessoal que só gosta de fazer cenas, ou então como dizes não leram os mesmos Hunger Games que nós..enfim!

      Ahah, pois é, isso tem ainda mais graça ainda porque quando sai do cinema de ver os Hunger Games com a quigui, estávamos a falar em fazer uma maratona dos filmes Harry Potter (porque ela ainda não viu os últimos que são os melhores!!) mas torcemos ambas os narizes aos dois primeiros porque são um bocadinho meh — coincidentemente no domingo deu o primeiro na rtp1, e eu pus-me a ver, resultado: adormeci a meio xD mas ainda me diverti naquela parte em que o trio de conhece, a Hermione é tão fofa na cena do comboio.

      • 3 p7

        SIm, tem havido montes de comentários racistas no Twitter e afins… há já um Tumblr a recolher essas asneiradas e tudo, segundo este artigo – http://jezebel.com/5896408/racist-hunger-games-fans-dont-care-how-much-money-the-movie-made – é tão triste ver as coisas que as pessoas dizem.:/

        Pois, os primeiros dois foram giros na perspectiva da miúda que eu era, que via um livro muito adorado adaptado a filme pela primeira vez. Mas o terceiro é que fez o clique, apesar de cortarem coisas os filmes ficaram muito melhores.😀

      • Ai que horror, que horror, que horror, como é possível, como é possivel!!?? aqueles tweets, ai que horror…eu nem sei o que pensar, o que dizer…. QUE HORROR

  2. 5 Maria

    Vi o filme sem saber o que ía ver. Entrei na sala sem expectativa nenhuma porque só tinha ido ao cinema para não me aborrecer em casa. Depois fiquei surpreendida com toda a atenção que ele conseguiu arrancar-me! Gostei da história e do trabalho cinematográfico. Quando mais tarde vi o livro à venda comprei-o sem hesitar. Depois de o ler comprei o segundo volume e quando o li quis saber o final da triologia e fui comprar o terceiro livro. Gostei da triologia e até acho que podiam vender a história num só livro porque na verdade cada um dos três livros é um capítulo . Vou querer ver no cinema a adaptação dos dois volumes seguintes.

    • Olá Maria!

      Obrigada por partilhares a tua experiência Hunger Games, fico sempre tão feliz por saber destas coisas, porque gosto muito do livro e ADOREI o filme.🙂 Também é bom saber que ter visto o filme primeiro não te estragou a esperiência que é ler o livro. Espero que tenha sido assim para mais gente, porque realmente este livro merece ser apreciado.

      É mesmo muito vicante esta trilogia. Eu li em inglês, mas por acaso também tive sorte de ler quase tudo seguido, porque é muito difícil esperar para saber o que vai acontecer a seguir. É uma aflição!

      És tu e eu! Também quero muito ver os próximos filmes, mesmo que o último livro me tenha desiludido. :s


  1. 1 As Escolhas do Dálmata 2012 | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

