Top Ten Tuesday — Fairytale retellings

13Mar12

Esta semana o Top Ten Tuesday é um bocadinho à escolha do freguês, com o título Top X Genre Books, ou seja, livros favoritos num determinado género. Eu não sabia muito bem que género escolher, e já estava quase a passar o meme às frente esta semana quando me decidi por um bem fácil, nada surpreendente, mas grande favorito meu: fairytale retellings. 🙂

Tenho mesmo que voltar à carga neste género, a ver se encontro novas pérolas, porque já não leio um que tenha adorado-adorado-adorado há muito.

E são eles:

  • Daughter of the Forest, Juliet Marillier — Os Seis Cisnes dos irmãos Grimm.
  • In the Forrests of Serre, Patricia A. McKillip — O Pássaro de Fogo, ou The Firebird, conto com origem Russa.
  • Deerskin, Robin McKinley — Pele de Burro ou Donkeyskin de Charles Perrault.
  • Wildwood Dancing, Juliet Marillier — As Doze Princesas Bailarinas & O Príncipe Sapo, dos irmãos Grimm.
  • Sangue-do-Coração de Juliet Marillier, The Hollow Kingdom de Clare B.Dunkle, Beauty de Robin McKinley — A Bela e o Monstro de Madame de Villeneuve.
  • The Goose Girl, Shannon Hale — A Rapariga dos Gansos, dos irmãos Grimm.
  • Goose Chase, Patrice Kindl — A Rapariga dos Gansos & Rapunzel, ambos dos irmãos Grimm, A Cachos Dourados e os Três Ursos, de Robert Southey.
  • Castle In the Air, Diana Wynne Jones — Retelling do Aladino e a Lâmpada Mágica, conto que faz parte da colectânea As Mil e Uma Noites.

Meme da autoria do The Broke and the Bookish.

6 Responses to “Top Ten Tuesday — Fairytale retellings”

  1. I love fractured fairy tales and modern retellings! Thanks for shaing!

  2. 3 quigui

    Este é sem dúvida bastante fácil! Ainda tenho 4 destes por ler (a Goose Girl está ali na estante à espera que pegue nele).

    • I know *orelhas para baixo* queria fazer um mais surpreendente, mas para falar a verdade também me esqueci um bocadinho do top esta semana, e quando me lembrei já era terça-feira e não tinha pensado em género ou lista de livros, por isso teve de ser um fácil. xD Até tu quase que conseguias fazer este top por mim, lol.

      Isso lembra-me que também tenho que me dedicar ao fairy tale retelling challenge, ainda só li um O_O tinha pensado ler um por mês, mas já estraguei o esquema. Acho que vou pegar no segundo da série da Goose Girl, também está na estante há muito.

      • 5 quigui

        Deixa lá, eu tinha pensado fazer um baseado em qqr tag que usasse no LibraryThing, tipo top 10 books with dragons, ou algo assim, mas chegou terça-feira e estava tão cansada que nem fiz nada. A sério, ultimamente é só trabalho, e horas a fio passadas em frente ao pc, que quando chego a casa não quero estar a olhar para o pc.

        Eu já vou em 2, mas porque li um livro que faz o retellings das fairytales em versão politicamente correcta. E ainda estou na dúvida se devia contar o Folk Keeper ou não: não é exactamente fairy tale, é mais folk tale…


  1. 1 [Top Ten Tuesday] Fairytale retellings | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

