Warprize

25Jan12
Autor: Elizabeth Vaughan
Série: Chronicles of the Warlands, #1
Editora: Penguin (2011; 1ª ed. 2005)
Formato: Mass Market Paperback
Páginas: 296
Idioma: Inglês

Sinopse: Xylara is the Daughter of the Warrior King, Xyron. With her father dead and her incompetent half-brother on the throne, the kingdom is in danger of falling to the warring Firelanders. Before she was old enough for a marriage-of-alliance, Xylara was trained as a healer. She can’t dethrone her brother or negotiate a peace–but she can heal the brave ones injured in battle. But not only her countrymen are wounded, and Xylara’s conscience won’t let Firelander warriors die when she can do something to save them. She learns their language and their customs and tries to make them as comfortable as possible, despite their prisoner-of-war status.
She never expects that these deeds, done in good faith, would lead to the handsome and mysterious Firelander Warlord demanding her in exchange for a cease-fire. Xylara knows must trade the life she has always known for the well-being of her people, and so she becomes the… Warprize.

Opinião:

Warprize conta a história de uma rapariga chamada Xylara, ou só Lara, que é meia irmã do rei, e que certo dia funciona como moeda de troca pela paz entre o seu reino e um poderoso exército de guerreiros comandados por essa terrível figura a quem chamam de Warlord. Ela acha que o seu papel no meio destes bárbaros será o de escrava, ou como o irmão lhe dá a entender, Warprize = whore pessoal do Warlord, mas como a alternativa é a quebra da paz, lá vai ela, qual saco de batatas, para o acampamento do inimigo… e para a tenda do bicho.

*entra música de filme de terror*

Oh não! E o que é que aconteceu a seguir!?

Por quem me tomam? Não posso contar, não é…

Este livro tem um setting medieval, e é assim uma espécie de romance fantástico, no entanto a história é bastante simples, completamente straightforward, e nada que não tenha sido contado antes, o que não ter dizer que não tenha sido uma leitura agradável, porque foi.

Gostei de quase todas as personagens, especialmente de uma secundária que me fazia sempre rir, Marcus, que é uma espécie de mordomo pessoal do Warlord, e a quem este dá uma simples tarefa: Take care of the Warprize. Então é vê-lo a resmungar a toda a hora e a arregalar o seu único mas extremamente intimidativo olho para a rapariga sempre que é altura das refeições. Sit! Rest! Eat! The food does no good to the plate! *evil stare*

Estes guerreiros têm manias e costumes bem diferentes do povo de Lara, e foi interessante ver como ela foi deixando de pensar neles como um bando de selvagens, para os passar a ver como um povo como outro qualquer, só que muito mais desinibido e livre de preconceitos — o  grupo com quem ela interage mais também facilita a tarefa porque todos elementos são bastante amigáveis.

Os momentos entre Lara e o Warlord foram interessantes, mas *surpreendentemente* as descrições são todas muito light. Por alguma razão estava à espera de cenas mais intensas, ao estilo romance histórico medieval, mas fica claro que não era por aí que a autora queria ir. Entenda-se que não estou a reclamar (até porque o que não faltam por aí são romances do género—que eu tanto aprecio), e até acabei por achar os ditos momentos a dois adequados à história.

O desfecho foi muito giro, mas mais uma vez, nada complicado. E aquela última cena? Completamente awww.

Espero conseguir continuar a ler esta série, porque quero, mas o volume seguinte está esgotado — lá ver se à semelhança deste primeiro livro, a Penguin reedita o resto da colecção. *fingers crossed*

4stars

EN | Goodreads ǀ The Book Depository.com
4 Responses to “Warprize”

  1. Não quero “picar”, mas o segundo volume foi o meu preferido dos três… tenho a impressão de que são quatro, mas ainda não li o seguinte. Não consegues adquiri-lo na amazom.uk, nem sequer em segunda mão? Parece-me que era giro saberes o que acontece à Lara e conheceres o povo do Warlord…
    Claro que a história não é inteiramente nova (raramente são), mas está engraçada, e quando as diferenças se acentuam, ainda é melhor. E a fixação com o café? chamam-lhe outra coisa qualquer, mas é café, ninguém engana uma cafeínomana!

    • LOL, não querias pois não? querias pois! xD

      Na amazon só me aparece um hardcover que eu não queria porque me estraga muito a estética da estante 😦
      Os paperbacks (que também não são da mesma edição que o meu Warprize) são em francês…é estranho O_O
      Mas eu acredito que reeditem a série toda, talvez saia este ano o segundo, porque este que tenho já saiu há um tempinho, em Abril do ano passado.

      Eu li a sinopse e parece que eles vão apanhar todos uma peste :0

      Só pode ser café mesmo 😀 com aquela obsessão que eles têm pela bebida, e da maneira que ela estranha a início, mas depois não bebe outra coisa, só pode… xD (eles chamam-lhe “kavage”). Neste aspecto fez-me lembrar o Poison Study, porque há um produto muito raro mas viciante que eles adoram (já não sei como lhe chamam) que pela descrição eu tenho a certeza que é chocolate.

      • Vão sim senhora, todos com a peste. Não digo mais nada, assim ficas a matutar como é que posso ter gostado de um livro “empestado”. ;D
        É isso, kavage. Já li estes livros há algum tempo, mas ainda tinha uma noção do som da palavra. Mas amargo, escuro e aromático? Cafezinho.

        O Poison Study vale a pena? Depois de ter lido o Inside Out e o Outside In (tb da Maria Snyder) fiquei com vontade de ler mais coisas dela, mas não sei. Gostei bastante dos que li, em especial do primeiro.

      • O Poison Study é muuuito bom. Adoro, é um dos meus livros preferidos de sempre. Se gostares de heroínas daquelas que passam por muitos trabalhos e de heróis muito jeitosos que usam fatos coladinhos ao corpo muito sexys, força. 😀

        Tenho essa outra série da autora na minha wishlist =)


Deixe uma Resposta

