Ai a capa (1)

04Nov11

O Goodreads é como uma arca de tesouros, não que eu tivesse dúvidas antes, mas depois de encontrar as pérolas que se seguem, multipliquei as minhas certezas. Foi por acaso que encontrei uma das referidas capas mas como era óbvio que não podia ser o único exemplo, escolhi um título, fui à página das other editions, e voilá: capas ridículas até se perder a vista.

Eu não ia fazer isto por livro, mas acontece que o Pride & Prejudice tem tantos maus bons exemplos que este post vai ser só dedicado a ele.

  • First up:

Uma ilustração belíssima, sem dúvida, mas aparentemente quem escolheu esta imagem de capa para uma das muitas edições do Pride & Prejudice confundiu a história com a do Romeu & Julieta, com a da Rapunzel, ou então com a do Robin Hood, porque não estou a ver o que um moço em collants verdes e chapéu de pena prestes a entrar (ou a sair) do quarto de uma donzela em camisa de dormir tenha a haver com o livro em questão. Será que é a Lizzy a sonhar? O Darcy? Será a Lydia a namorar com um pretendente? Será o Mr Collants, sorry, o Mr Collins a sair de casa? Aceitam-se sugestões.

  • O Teste de Rorschach:

Sinto que isto é um teste. Sabem do tipo daqueles testes psicológicos em que é mostrada uma imagem estranha ao paciente e ele tem de dizer o que vê lá. Ora, nesse espírito: vejo um cãozinho para além do óbvio de que uma das cadeiras é vermelha, aposto que o facto das primeiras estarem ligeiramente afastadas da última tem um significado muito importante, assim como aquela espécie de ralo no chão…e as pobres das cadeiras estão presas! Enjauladas! Free the chairs! 

Agora a sério, eu acho que a cadeira vermelha no meio das pretas simboliza a Lizzy no meio dos snobs e da sua família doida. E a jaula deve ter a haver com as convenções sociais da época, mas ainda assim: WTF? Isto é imagem que se escolha para a capa deste livro??

  • Uma edição italiana qualquer:

Nem sei o que dizer…mas só espero que isto seja uma ilustração da Lydia a limpar o chão com o Wickham.

  • Next, uma edição francesa muito parola:

Finger puppets? Really? I can’t even…

  • Pride, Prejudice & Ghosts

Pride and Prejudice: a história de uma rapariga fantasma que gostava de ler, mas que não conseguindo pegar num livro ou folhear as suas páginas, lia por cima do ombro de quem o conseguisse fazer.

  • E agora a fantástica capa de uma edição áudio:

Rapaz: Menina, menina! Salve-me! Estou a ser levado por esta mancha verde!

Rapariga: Ai Jesus, agarre lá a minha mão!

  • A dupla Mas que pouca vergonha vem a ser esta?!

Gajas nuas na capa de uma livro cuja história se passa numa época em que nem se podia mostrar o tornozelo sob o risco de se ser apelidada como a nova galdéria do sítio, porque não?

***

Eu acho…eu acho que alguns designers de capa, ilustradores, ou lá como eles se chamam precisam de tomar a medicação antes de meterem mãos à obra.



28 Responses to “Ai a capa (1)”

  1. 1 iceanna

    Primeiro pensei que alguns editores deviam ser queimados vivos. Mas depois pensei melhor e acho que um transplante de cornea chega para verem e lerem os livros. xD

  2. 3 behmaria

    Chorei de rir com as capas e as observações 🙂 Muito bom!

  3. 5 Rikki

    The naked chicks are interesting. Is that Lady Godiva on the left? They guy on the first cover, no idea. How fun! It seems those people aren’t any better than the artists who create covers for romance. Hero in story: long blond hair and blue eyes. Hero on cover: shaved head and green eyes etc…They never seem to have read the book.

    • It’s hard to believe someone, somewhere has a Pride&Prejudice edition with one of these covers (O_O) it’s crazy!
      I hate when the hero on the cover doesn’t match the hero in the story. :s

  4. O que eu já me ri com isto…

    Muito boas observações, como sempre. =)

  5. 9 quigui

    Bem, eu nem sei qual é a pior destas todas. A das cadeiras é verdadeiramente WTF? E qualquer uma das outras não fica muito atrás. People! Read the books before choosing a cover. (E também, nada de fazer photoshop de asas verdes num gajo só porque está na história. Ainda não recuperei daquele livro)

    • Acho que só tirando à sorte é que se acha o maior FAIL destes exemplos, porque é impossível escolher um. São todos tão ridículos….
      Aquelas asas verdinhas tipo morcego… *ROFL*

  6. 11 slayra

    Pera lá… estou a sentir-me desiludida! O Mr Darcy não usa collants é que nem pensar! Ainda por cima verdes! Olhem que eu tenho um ataque! O_O

    2ª Capa: no comment. Não espera: WTF? (pardon my french).

    3ª Capa: ahaha, é a Lizzie a arrastar o Mr Darcy para a sagrada instituição do matrimónio! Só que… o Mr Darcy não é louro… espera… KEN! És tu??? O_o

    4ª Capa: Antes de me referir aos puppets, devo dizer que apenas 3 das Bennett se casam neste livro. E não, o casamento do Mr Collins não conta. 😛

    5ª Capa: erm…

    6ª Capa: Really? É a Ana dos Cabelos Ruivos E o Tom Sawyer! 😛

    7ª e 8ª Capas: O___O É suposto ser a Lizzie?

    • There, there, calma, ele só usa às vezes aqueles branquinhos até ao joelho, quando tem de ir a bailes e assim. xD Por acaso acho que no filme de 2005 já não o puseram a usar isso, só na série da BBC – e ainda bem porque fica tão maricas…deixa lá ir ao google..

      Cá está, com collants, e…com collants na mesma, mas são escuros, quase nem se nota…

      Aquela da noiva a arrastar o noivo também tem esse pormenor, é que parece um boneco de plástico…não percebo onde vão buscar estas ideias… O_O

  7. 13 p7

    O que eu me ri com estes comentários! 😀

  8. É cada uma mais ridícula e descabida que a outra. Não há ponta que as salve. Será que eles lêem as sinopses sequer antes de fazerem as capas?

  9. Cada uma melhor que a outra! xD Muito bom! Esta rubrica é de louvar, dadas as capas mais estapafúrdias com que às vezes nos deparamos! Mas a minha preferida é, decididamente, a das cadeiras. Toda uma profundidade só ao alcance do maior dos intelectuais…

    • Obrigada! 😀

      A das cadeiras é um verdadeiro achado, e é muito polivalente a imagem, já viste que podia dar para usar como ilustração, por exemplo, de um catálogo do IKEA, ou até do folheto de uma exposição daquelas contemporâneas/abstractas? É estupenda!

  10. OMG LOL!
    Hilariante! Não sei se me ri mais das capas ou dos teus comentários 😀

  11. 21 Célia

    LOL, muito bom! Obrigada pelas gargalhadas 😀

  12. God, é com cada capa! tudo a haver com a história do livro xD
    enfim… um transplante de córnea realmente deveria ajudar…
    Beijinho

  13. 25 Tiago

    Adorei. Eu pessoalmente tenho uma interpretação distinta para a capa das cadeiras, mas vou manter o silêncio para já… xD

    Boas leituras!

  14. 27 nunochaves

    Boa Noite, só lhe posso dizer que adorei simplesmente este artigo. parabéns.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: