If I Stay

29Set11
if-i-stayEm português: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Série: If I Stay, #1
Editora: Penguin
Publicação: Abril 2010
Páginas: 216
Idioma: Inglês

Sinopse: Just listen, Adam says with a voice that sounds like shrapnel.

I open my eyes wide now.
I sit up as much as I can.
And I listen.

Stay, he says.

Choices. Seventeen-year-old Mia is faced with some tough ones: Stay true to her first love—music—even if it means losing her boyfriend and leaving her family and friends behind?

Then one February morning Mia goes for a drive with her family, and in an instant, everything changes. Suddenly, all the choices are gone, except one. And it’s the only one that matters.

If I Stay is a heartachingly beautiful book about the power of love, the true meaning of family, and the choices we all make.

Opinião:

Bem, este surpreendeu-me. Muito bom. Muito bom mesmo. E acima de tudo: emocionante. (Aviso aos futuros leitores do If I Stay: tenham o pacote dos lenços de papel à mão quando o começarem a ler.)

A história é sobre uma rapariga, Mia, que sofre um acidente de viação com os pais e o irmão, e do qual acaba por ser a única sobrevivente. Logo após o acidente ela vai passar por uma experiência “fora do corpo” e ver-se deitada na cama do hospital, a ser operada, a ser vigiada pelas enfermeiras, vai ainda testemunhar o desespero dos amigos e da família que lhe resta na sala de espera, e vai sobretudo lembrar-se de episódios passados da sua vida.

E foi isto que me foi partindo o coração aos bocadinhos, porque cada lembrança de Mia irradia amor e felicidade, e tudo mais em coisas boas e fofinhas que uma pessoa possa imaginar, e isto, só para no parágrafo seguinte, quer ela, quer o leitor, serem confrontados outra vez com a dura realidade de que episódios semelhantes em família não se vão repetir. Se eu ficar é o que Mia pondera ao longo de todo o livro, e o que ela vai decidir se faz ou não no fim dele, já que parece muito mais fácil e infinitas vezes menos doloroso simplesmente deixar-se ir, do que ficar e enfrentar o vazio que a espera.

Muito comovente este livro, certas partes fizeram um nó apertado da minha garganta e puseram-me a choramingar como uma Madalena arrependida. Li-o em poucas horas tanto porque estava vidrada na história e tinha de saber como é que acabava já, já!, mas também porque nem me apercebi de que as páginas estavam a chegar ao fim—aliás, a última apanhou-me mesmo de surpresa.

Tocou-me lá no fundo do coração. (E espetou-lhe uma faca!)

4stars

Goodreads ǀ Presença ǀ WOOK ǀ The Book Depository.com
4 Responses to “If I Stay”

  1. 1 p7

    Esse comentário do espetar uma faca no coração descreve-o bem. O que eu sofri com a decisão que a Mia tinha de fazer! Cada coisa bonita que ela tinha na vida dela espetava a faca um bocadinho mais lá para dentro.

    Aquilo do irmãozinho dela foi mesmo evil da autora. Eu já estava à espera, mas a Mia não, e ela mantinha uma centelha de esperança… só mais um dos momentos de chorar rios. Que havia muitos, sem dúvida.

    Fiquei curiosa pela “sequela”, mas como queria a edição portuguesa já sei que a Presença me vai deixar plantada à seca durante imenso tempo. *suspiro*

    • Ainda aqui está espetadinha no meu peito *snif*

      A parte do irmão foi horrível…nem tivemos detalhes do que aconteceu ao miúdo, mas foi penoso na mesma x_x

      A sequela deve ser de arrancar os cabelos…ainda por cima a história é contada do ponto de vista do Adam O_O eu já a tenho na wishlist, um destes dias…um destes dias 😦

  2. Tenho o livro em casa para ler, mas ainda não tive tempo … 😦
    De qualquer forma já fico mais ‘descansada’ por saber que gostaste, mesmo sabendo que o livro deve ser daquelas ‘emotional rollercoasters’ que me vão deixar a chorara baba e ranho. 😛

    • Também estava com receio Ana, estava com receio de que fosse mais um “Before I Fall” que me desiludiu bastante, mas não, este vale a pena.

      Yep, já sabes, lencinhos. Lencinhos.


Deixe uma Resposta

