The Thief

25Ago11

Autor: Megan Whalen Turner

Editora: Greenwillow Books (2006; 1ª ed.1996)

Páginas: 280

Idioma: Inglês

Sinopse: I can steal anything. After Gen’s bragging lands him in the king’s prison, the chances of escape look slim. Then the king’s scholar, the magus, needs the thief’s skill for a seemingly impossible task – to steal a hidden treasure from another land. To the magus, Gen is just a tool. But Gen is a trickster and a survivor with a plan of his own.

Opinião:

The Thief conta a história de um rapaz, Eugenides ou Gen, que para reaver a sua liberdade, aceita roubar um artefacto para o rei. Para isso, ele vai ser levado por um grupo (a maior parte das vezes nada simpático) numa longa viagem, de modo a chegar ao local onde a tal relíquia em que ele tem de pôr as mãozinhas está escondida.

Dada a aparente tenra idade do herói, penso que este livro está direccionado para um público mais juvenil, pormenor esse que não me impediu de o apreciar, até porque um dos seus atractivos reside exactamente no comportamento de Gen, que se resume muito àquela inofensiva fase de Eu Sou o Maior! dos jovens machos (boys…). Gen é o cúmulo deste tipo de atitudes, o que foi bastante divertido para mim como leitora, ainda que a maior parte das vezes não tenha sido nada divertido para ele.

Mas o que gostei mais neste livro foi mesmo das histórias dentro da história. Querendo com isto dizer que existem momentos de storytelling por parte de algumas personagens que foram simplesmente geniais, com destaque para a versão deles de como foi criado o mundo. *so pretty* É bem vísivel naquela meia dúzia de páginas a imensa criatividade da autora, assim como a beleza da sua escrita.

Elogios à parte, tenho uma grande queixa a fazer, que é a de não haver um love interest para Eugenides – coisa que segundo os meus padrões é sempre uma grande falha em qualquer narrativa. Penso que um daqueles companheiros de viagem poderia muito bem ter sido uma rapariga, mesmo que um deles (Sophos) seja efeminado o suficiente para passar por uma, o que inclusivamente me levou várias vezes a pensar que *às tantas* a coisa ia mesmo acontecer, porque nunca antes li sobre um rapaz que corasse tanto, ou tantas vezes, só porque outro lhe dirigiu a palavra. Mas o livro terminou e nem o gay love veio salvar a coisa. Por isso, menos um ponto para os Gryffindor!

Confesso que a parte final apanhou-me de surpresa — revelações importante são feitas, e o que parecia ser, não era bem assim, e sem dúvida que se passa a ver o Gen sob uma nova luz. Em tom de coscuvilhice tenho a dizer que, se não contar com esta última parte, achei que The Thief podia bem ser uma prequela de Tangled (Entrelaçados), com foque no herói Eugene (até o nome é quase igual :o) a.k.a. Flynn Rider, e jamais alguém me vai convencer de que a Disney não tirou daqui umas ideias para construir aquele personagem. Pergunta: pagaram à Megan Whalen Turner? Thieves!

E pronto, foi um livro para passar um bom bocado, e que me interessou o suficiente para querer ler o próximo da série, ainda que esteja um bocadinho receosa, pois já soube por aí de alguns pormenores que não me pareceram nada favoráveis ao Gen… (º_º)

Classificação: 7/10

Goodreads ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com


11 Responses to “The Thief”

  1. 1 quigui

    Finally! So you liked it!!

    Eu disse-te que o Gen era o Flynn (mais uma data de outras awesome personagens à mistura). A parte da mitologia é muito fixe, e então as versões contadas pelo Gen 😀

    Quanto ao love interest, talvez tenhas mais sorte com o segundo livro (e mais não digo).

    • Of course I did! 🙂

      Sim, ele se não fosse ladrão podia ser contador de histórias. (E até podia conjugar as duas coisas: roubava a audiência enquanto esta estava atenta à história. xD)

      É bom que!

  2. 3 p7

    Estou a ver que sou capaz de gostar deste. Sou uma totó por worldbuilding e por filmes/livros que metem roubar qualquer coisa. 😀

    Já agora, pela tua descrição, fiquei a perguntar-me: esse personagem chamado Sophos não podia ser uma rapariga disfarçada? Assim já tinhas um interesse amoroso. 😉

    • Aaah, ela gosta de thieves… 😀 por acaso eu também xD

      Não…*infelizmente* é mesmo um rapaz. Que pena. Também tinha sido giro se de repente se descobrisse que o Sophos era uma rapariga. Vê lá tu, uma excursão de 5 homens, durante quase todo o livro…falta ali a gaja para elevar o nível da situação. Lá ver no próximo livro, o Gen vai ser mais crescido, a autora TEM que lhe arranjar uma namorada.

  3. Tenho mesmo de ler esta série. Tu e a quigui gostaram por isso estou tentada a arriscar. Ainda para mais se o protagonista é parecido com o Eugene. 🙂

    • 6 quigui

      Acho que pelos vários retellings de mitologia vais gostar.

    • O Gen é um convencido tal e qual como o Eugene. (Para além daquela outra coisa que eles têm em comum: serem ladrões. :D)

      És capaz de gostar deste 🙂

  4. Ah… tou a ler este livro agora e a primeira coisa em que pensei foi “O Gen faz-me muito lembrar o Flynn” LOL xD

    Creio ter sido pensamento geral de fãs do Flynn/Eugene 😛

    So far so good… tou quase no fim. Tou a ficar fã da saga pelo que espero que o resto dos livros (ADORO a capa do “Queen of Attolia”) sejam tão bons como este ^_^

    • Ah… esqueci-me de dizer que nunca conheci uma personagem que comesse tanto como o Gen xD

      • Opá, o Eugene é o Gen… só pode. A Disney nem disfarça porque até usou um nome quase igual e tudo. xD

        Ainda bem que estás a gostar. 🙂 Ai, tenho ali o segundo da série para ler há ene!! mas tenho medo. . . *wuss*

        Nem digas nada… ele come como se não houvesse amanhã. Acho que até o cheguei a incluir num Top Ten Tuesday em que falava de personagens obcecadas com comida — ele é uma delas!


  1. 1 Review: The Thief | A Cup of Coffee and a Book

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: