[Opinião] O Pequeno Cavalo Branco

21Jan11

Autor: Elizabeth Goudge
Editora: Editorial Presença
Publicação: Jan, 2003 (1ªed.1946)
Formato: Capa mole
Páginas: 224
Idioma: Português

Sinopse: Em 1842, Maria Merryweather, ao ficar órfã com apenas 13 anos, viaja acompanhada da sua ama até à Casa Senhorial de Moonacre, pertencente ao seu primo, no Sudoeste de Inglaterra. Fascinada com aquela localidade, Maria descobre porém que o bonito vale Moonacre está assombrado pela memória da Princesa da Lua e por um misterioso cavalo branco e que o seu destino é desfazer a hostilidade provocada pelos seus antepassados e instaurar a paz no vale. O retrato esplêndido das personagens aliado à vivacidade das cenas e ao lirismo da prosa fazem deste livro um encantador conto de fadas.

Opinião:

Tenho uma confissão a fazer… acontece que a vontade de ler este livro veio de ter visto o filme, The Secret of Moonacre, e de evidentemente ter ficado com uma crush no charmoso do Robin. ‘Oh pra ele com o seu chapéu de coco, gargantilha de penas e eye-makeup:

Vi este filme mais ou menos pela mesma altura em que vi o Stardust e achei que ambos os filmes tinham um estilo muito parecido—assim uma espécie de fantasia romântica lightfairytale-ish, com a temática do céu, estrelas e Lua no centro das coisas. Sem dúvida que recomendo a quem gostou de um filme que veja o outro.

O Pequeno Cavalo Branco conta a história da desavença de duas famílias, os Merryweather e os Cocq de Noir, desde que as famílias se uniram através do matrimónio de Sir Wrolf e da primeira Princesa da Lua, mas como a certa altura a ganância se sobrepõe a tudo o resto no coração de Merryweather, a sua esposa De Noir vai-se embora, dando origem à desavença entre as famílias.

Esta é a parte lendária do livro, porque no presente a protagonista é Maria, uma jovem Merryweather que vai viver com o seu tio, Sir Benjamin, para Moonacre, e certo dia descobre que aconteceu ao tio uma coisa parecida à dos antepassados de ambos—once upon a time, Sir Benjamin e uma De Noir estiveram loucamente apaixonados um pelo outro mas desentenderam-se, imagine-se! por causa de um vaso de flores cor-de-rosa. No entanto, a vida amorosa do tio não vai ser a prioridade nem deste livro, nem de Maria, porque o que ela quer acima de tudo é unificar as terras das quais faz parte Moonacre.

Os pontos fortes do livro para mim foram: 1. a narração, porque ler este livro foi quase como ter alguém a contar-me esta história em voz alta; e 2. o Robin, que faz provavelmente das propostas de casamento mais surreais da literatura—o que eu não me ri… não estava nada à espera daquela súbita explosão de raiva e necessidade de posse do sempre calmo e sereno Robin-versão-livro (se fosse o do filme não tinha ficado nada admirada).

Pontos fracos: para além de ser algumas vezes confusa, acho que toda a história peca por apresentar uma mistura um tanto estranha quer de crenças, quer de criaturas mágicas. O tal Pequeno Cavalo Branco na verdade é um unicórnio meio ilusório/fantasma; o outro bicho com bastante protagonismo é um leão que se apresenta normalmente na pele de um cão gigante; e no fim há ainda referência a uns cavalos que vêm do mar para ajudar a Maria, e que por acaso também foram usados no filme—lembro-me bem de ver aquela cena e de ficar um bocadinho baralhada já que, assim do nada, cavalos a sair do mar não faziam muito sentido. No entanto, a atenuante disto tudo é que na literatura juvenil não existe qualquer mistura de animais duvidosa, e eu sei que só tenho esta opinião porque li este livro agora, quando já passei, faz muito tempo, da idade do público-alvo a que o livro se destina.

Acerca do desenlace final, confesso que prefiro a versão filme, já que no livro há muita tendência para “temos de devolver isto a Deus”, e na adaptação a parte religiosa foi cordialmente substituída por um “temos que devolver isto à Mãe Natureza”.

3stars

Goodreads ǀ Editorial Presença ǀ WOOK ǀ The Book Depository

* * *

Mais Robin porque a quigui pediu:



29 Responses to “[Opinião] O Pequeno Cavalo Branco”

  1. Não conhecia o livro e ainda não vi o filme, mas se é na senda do “Stardust” então vou já procurar.🙂

  2. 4 quigui

    Ahhh…Robin❤ Podias ter posto mais fotos, eu não me importava nada😀

    Eu continuo a preferir o filme, muito menos religioso, e bem, o Robin é fofissimo. A nivel de enredo o livro julgo que tem um bocado mais, mas as vezes torna-se um bocado confuso. E sim, aquela desavença por causa do vaso é tão descabida…

    Mesmo assim concordo contigo, recomendado para os pequenitos o livro e para as grauditas o filme😛

    • There quigui. Espero que gostes do painel de Robins que adicionei ao post. It’s for you.😀

      A desavença é uma idiotice, mas bem que eles avisaram antes que os Merryweather discutiam sempre com as amadas/amados por causa das coisas mais insignificantes. E não estavam mesmo nada a exagerar na insignificância.

    • 9 Nessa

      Não achei o livro confuso na altura em que li, mas sim é mais infantil…embora o filme podessem ter mostrado um pouco mais de romance, já que alteraram o filme…

  3. 10 Nessa

    Olaa, eu li esse livro à uns 10 anos atrás adorei a história, nem imaginava que tinham feito um Filme:)

    • Olaaá Nessa!🙂

      Ah, então tens de tratar de ver o filme um dia destes. Ainda por cima se já leste o livro assim há tanto tempo provavelmente nem te vais chatear que tenham mudado a história um bocadinho. Mas o filme também é recente, no IMDb data de 2008.

      • 12 Nessa

        A historia é linda, reli tantas vezes esse livro era um dos meus preferidos

  4. 13 Nessa

    Sabes Jen foi com base neste livro, que eu batizei o meu zacarias(o passaro badalhoco), no livro ha um gato que tambem se chama Zacarias

  5. 14 Nessa

    Sabes Jen o filme não está mal, embora tal como tenhas dito ha muita cena que foi alterada….
    Ha uma coisa que me chateou mesmo a sério, o cão é que sai mal, irrita-me que os animais saiam magoados.

    • Já viste?:D sim, está muito engraçado. Se gostaste é bom sinal, já que gostas tanto do livro, pois li por aí muitas críticas de grandes fãs do livro que detestaram que a história tenha sido alterada daquela maneira. Eu acho que está adequado aos tempos de hoje, com todo o respeito pelos ideais mais religiosos do livro, acho que virar aquilo para a mãe natureza funciona bem. Mas o que muita gente reclama mesmo é o facto do Robin ser tão diferente.

      Oh, mas o Wrolf depois fica bom; sai magoado ao salvar o Robin ou Maria, já não tenho a certeza, mas depois fica bom🙂

      Ah pois, o teu pássaro Zacarias. É verdade, sim senhora, o gato lá de Moonacre tem o mesmo nome.

  6. 16 Nessa

    É para salvar os dois, mas o livro vai ter sempre aquela nostalgia…

  7. 17 QueenFire

    O filme há cá em Portugal? Mesmo em dvd?

    • Pois, também tenho essa dúvida, porque quando andei a pesquisar para este post não me aparecia em lado nenhum a versão portuguesa, só a brasileira que tem aquele título “O Segredo do Vale da Lua”. Eu na altura que vi foi mesmo a versão original. Mas também podia jurar que já vi este filme passar na tvcabo, num dos telecines. Agora em DVD (tuga) não me parece que esteja disponível😦

  8. 19 Rebeca Monteiro do Nascimento

    Eu amei o filme principlamente por causa do Robin!
    Mais amei o livro e o filme, estou amando ver os filmes que a menina Maria faz é muito legal!
    Obrigada amei e beijos

  9. 21 Mirelli Silva

    O estilo do Robin é muito giro, mais nunca vi ou li o Livro.
    E é verdade Rebeca o Robin é o personagem mais lindinho desse filme, mais na vida real o Ator que fez o Robin nesse filme, é feio não parece com o Robin!
    Achei giro as fotos muito Obrigada e Tcahu

  10. 22 Rita

    Oi qual a diferença entre o pequeno cavalo branco e o segredo do vale da lua?

    • Olá Rita,

      Bem, o Pequeno Cavalo Branco é o livro, e O Segredo do Vale da Lua é o filme adaptado desse livro, e como tal há algumas diferenças, mas o esqueleto da história é o mesmo.

  11. Eu acho que deviam por mais ímformações

  12. 25 rennata gonsalo

    alguém poderia posta mas fotos do Robin por favor?

  13. 26 Anne

    No Brasil Maria chama-se Bella. Bom, uma das coisas que me fez apaixonar pelo filme foi o Robin ~Confissão~

  14. 27 poliana

    Não consigo encontra o livro para ler, então me contem, que pedido de casamento surreal é esse. E com detalhes por favor.

    • Olá!
      Bem já li este livro há muito tempo e não me lembro dos detalhes mas é qualquer coisa do género: Robin ciumento a berrar que a Maria tem de se casar com ele.


  1. 1 O Consultório dos Termos de Pesquisa ~ FEVEREIRO | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: