The Hunger Games

22Jul10

Autor: Suzanne Collins

Editora: Scholastic Press (2008)

Páginas: 374

Idioma: Inglês

Sinopse: In the ruins of a place once known as North America lies the nation of Panem, a shining Capitol surrounded by twelve outlying districts. The Capitol is harsh and cruel and keeps the districts in line by forcing them all to send one boy and one girl between the ages of twelve and eighteen to participate in the annual Hunger Games, a fight to the death on live TV. Sixteen-year-old Katniss Everdeen, who lives alone with her mother and younger sister, regards it as a death sentence when she steps forward to take her sister’s place in the Games. But Katniss has been close to dead before—and survival, for her, is second nature. Without really meaning to, she becomes a contender. But if she is to win, she will have to start making choices that will weigh survival against humanity and life against love.

Opinião:

O best seller altamente aclamado pela comunidade young adult e cujo tão aguardado desfecho já só está a sensivelmente um mês de distância (Mockingjay: 25 de Agosto, pre-ordered!:D) de seu título The Hunger Games, conta a história de Katniss Everdeen, uma jovem que como os seus verdes 16 anos é o elemento chave para a sobrevivência da sua família, e que certo dia para salvar a irmã bebé, vai-se ver na arena dos Hunger Games, uma espécie de Jogos Sem Fronteiras meets Big Brother, a Lotaria Nacional e o filme O Quinto Elemento, com 24 participantes e cujo único vencedor será o último que ainda respire.  Esta diversão bárbara, digna do tempo dos homens das cavernas, passa-se numa realidade futurista e pós-apocalíptica no local onde costumava estar os EUA, onde o governo -vou-lhe chamar assim- basicamente trata a população como escravos, e onde a causa maior de mortalidade é a fome; os “jogos” funcionam então como manobra de controlo/intimidação/bullying aos populares, para que fique claro quem é que manda, não interessando se é injusto, completamente descabido, ou desumano.

Eu gostei bastante da história, ou melhor dizendo, deste início da história, mesmo com tanta caça ao esquilo e ao coelhinho indefeso, seguida dos respectivos esventramentos e ávido consumo (não é o melhor livro para uma vegetariana xD). Um dos requisitos (quiçá o principal) para um livro do género me conquistar é ter uma protagonista que despolete a minha simpatia e a enorme vontade de a trazer para casa para tomar conta dela e a alimentar como deve ser, e a Katniss sem dúvida que se qualifica, ela consegue tocar o coração do leitor quer pela sua coragem e desenvoltura -que me fazem sempre sentir inútil e tão pequenina-, quer pelo seu altruísmo para com os outros que a fazem lançar-se cegamente aos desafios, de maneira a lutar pelo que está correcto. E se não me engano, este primeiro volume foi apenas o começo de algo muito maior, espero grandes feitos desta rapariga (não me desiludas Kat!).

E houve mais “romance” (entre aspas porque não é romance a sério se não é com o pretendente que se prefere :p) do que aquilo que eu estava à espera. Não que seja uma lamechice do princípio ao  fim -nada que se pareça- mas aquela ideia de vamos dar ao público a fatalidade de um amor impossível ter acontecido nos Hunger Games para conseguirmos coisas e ter toda a gente a apoiar-nos apanhou-me desprevenida, não estou a dizer que foi mau, porque foi engraçado, e por causa disso nunca me foi tão difícil desprezar uma parte de um triângulo amoroso, na verdade, desprezar com aquela raiva doentia o personagem em questão não consigo…é batota por parte da autora, porque o moço é adorável, mas tomei um partido logo desde o início e  já não há volta a dar, por isso resta-me dizer: GO TEAM GALE, GO!

Classificação: 8/10

* * *

Em português:

Os Jogos da Fome (Editorial Presença, 2009)

A estreia do filme baseado neste livro está prevista para Março de 2012. Mais informações no IMDb.



10 Responses to “The Hunger Games”

  1. Fico contente que tenhas gostado e eu própria vou a correr ler o terceiro.
    Já agora, para o segundo livro não esperes grandes feitos da Katniss pois acho que só no terceiro é que ela vai verdadeiramente mostrar do que é feita, pois no segundo ela ainda está um pouco “perdida” por assim dizer.
    E confesso que também sou Team GALE. XD

    Já agora, o vídeo que indicaste está bastante bom, mas realmente há tantos fãs que muitos são brutais (há mesmo gente que pensa que alguns deles são oficiais. XD).

    • Olá Ana!!

      Ah, então esperemos que os grandes feitos estejam todos condensados no Mockingjay!

      Ainda bem! o Gale precisa de todas as apoiantes que conseguir arranjar, pois parece-me que o Peeta tem uma team muito maior :s

      Sim, sim, eu reparei, há gente que edita aquilo tão bem, que engana mesmo, e ainda por cima alguns -como este que eu escolhi- estão narrados, e têm “efeitos especiais” é mesmo de uma pessoa ficar 😮

      • Esqueci-me de te perguntar se já viste o filem “Battle Royale” ou se lese o manga. É que toda a gente compara o livro com o filme (e com razão). É violento, mas o filme vale a pena.

      • Nunca vi esse filme Ana, aliás nunca tinha ouvido falar dele, mas fui ver o trailer agora e realmente a história parece ter semelhanças…adolescentes a lutarem uns contra os outros pela sobrevivência numa espécie de jogo 😮 tu já viste? Acho que vou tentar arranjar 😀

  2. Já vi o filme umas duas ou três vezes e é muito bom. Não sei se costumas ver filme japoneses, porque se não és capaz de estranhar a forma como eles fazem os filmes. É um pouco diferente, o que não deixa de ser genial.
    Aconselho-te a veres o primeiro, mas a sequela não é tão boa.

    • Não costumo ver muitos (só se contarem as animações xD) mas vou ver este mal possa, sem dúvida 🙂

      • As animações também contam, embora o registo cinematográfico seja bem diferente, ao menos já estás um pouco dentro do estilo oriental.


  1. 1 Os Jogos da Fome: O “filme” do filme – parte 1 | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Os Jogos da Fome: O “filme” do filme – parte 2 | Cuidado com o Dálmata
  3. 3 Matched | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: