1001 Livros Para Ler Antes de Morrer – 101 a 110

06Jun10

101.

Seda

Alessandro Baricco

Sinopse: Delicado relato sobre o amor, de um erotismo contido, Seda é um «tecido» de silêncios, de gestos quase simbólicos, que encobrem uma paixão vulcânica. Seda pertence a esse grupo de obras em que é difícil decidir se se trata de um romance curto ou de um longo conto. Este pequeno livro, leve e encantador, cheio de simbolismo e sedução, conta-nos a história de Hérve Joncour, personagem lacónica e sombria que ganha a vida com uma insólita ocupação: compra e vende bichos-da-seda, percorrendo o mundo em busca desse exótico carregamento; até que um dia regressa com uma carga ainda mais delicada, a de uns olhos perfeitamente mudos que se cruzaram com os seus. Situada a acção durante a segunda metade do século XIX, tendo como pano de fundo o mercado e a rota dos bichos-da-seda entre a Europa e um Japão hermético e fechado, que vê Hervé como uma ameaça, este livro encerra apenas na aparência uma história de amor. Na verdade, Seda conta-nos uma provável história de amor, o que Hervé teria querido, mas que a geografia, o tempo e a cultura tornariam impossível e, por isso mesmo, frustrado.

(movie poster)

Em 2007  Silk foi adaptado ao grande ecrã tendo nos papéis principais Keira Knightley e Michael Pitt.

102.

Noites de Cocaína

J.G. Ballard

Sinopse: Um dos nomes mais aclamados da escrita de ficção científica da segunda metade do séc. XX, com várias das suas obras adaptadas ao cinema, J.G. Ballard não se esgota nesse campo. E a prová-lo aí está Noites de Cocaína, um romance onde um escritor, Charles Prentice, viaja para o sul de Espanha, para um local onde vive uma comunidade de ingleses ricos e, aparentemente, bem comportados. Mas Prentice vai descobrir que não é bem assim, e por detrás de uma fachada de bom comportamento há um submundo criminoso. Para um estranho, a comunidade inglesa que goza de uma reforma de luxo, instalada na reserva natural da costa espanhola Estrella de Mar, vive em perfeito idílio. A vida daquele lugar gira em torno das actividades culturais e desportivas, decretadas pelo selectíssimo Club Nautico. Todavia, o idílio tem um fim abrupto quando cinco membros do clube morrem num incêndio que deflagra numa festa, e o gerente Frank Prentice, é preso por homicídio. Charles, o irmão de Frank, vem aterrar numa cena que lhe parece surreal: embora seja a própria polícia a insistir na inocência de Frank, este último teima em dar-se como culpado. Charles percebe então que é urgente perceber que mistérios se escondem em Estrella de Mar. Sob a serena vida cultural esconde-se um mundo de droga, crime e sexo ilícito, orquestrado por um flautista mágico cuja música diabólica alastra a uma velocidade louca.

103.

A Sombra de Foucault

Patricia Duncker

 

Sinopse: O romance de estreia de Patricia Duncker é uma história de amor e de mistério roubada aos sombrios labirintos da memória. Um estudante de literatura inglês resolve partir em busca de um escritor louco, iniciando uma viagem fatal que o levará de Cambridge aos pavilhões interditos de um hospício francês e às praias do sufocante Verão provençal. Empolgante e controversa, A Sombra de Foucault explora os limites da loucura e d o desejo, reafirmando o poder desse amor obscuro que une o leitor ao escritor. Um livro notável apontado ao próprio âmago do acto criativo. *Dillons First Fiction Award 1996

104.

Fugitive Pieces

Anne Michaels

Sinopse: A stunning debut novel from an award-winning poet. Jakob Beer, traumatically orphaned as a young child during World War II, learns over his lifetime the power of language to destroy, omit, and obliterate, and also to restore, conjure and witness, as he comes to understand and experience the extent of what was lost to him and of what is possible to regain.

105.

The Ghost Road

Pat Barker

Sinopse: 1918. The closing months of the war. Army psychiatrist William Rivers is concerned for the men who have been in his care – particularly Billy Prior, who is about to return to combat in France with young poet Wilfred Owen. This book offers an account of the devastating final months of the First World War. *Booker Prize 1995

106.

Forever a Stranger

Hella Haasse

Sinopse: In this collection of stories, Haasse, one of Holland’s most popular contemporary writers, deals with themes of alienation and estrangement. Born in the Dutch East Indies, Haasse calls up the images, people, and memories of her childhood.

107.

Infinite Jest

David Foster Wallace

Sinopse: In a sprawling, wild, super-hyped magnum opus, David Foster Wallace fulfills the promise of his precocious novel The Broom of the System. Equal parts philosophical quest and screwball comedy, Infinite Jest bends every rule of fiction, features a huge cast and multilevel narrative, and questions essential elements of American culture – our entertainments, our addictions, our relationships, our pleasures, our abilities to define ourselves.

108.

The Clay Machine-Gun

Victor Pelevin

Sinopse: The Clay Machine-Gun is a novel rich in hilarious paradox. Pelevin himself has described it as ‘the first novel in world literature which takes place in an absolute void’. Controversially denied the Russian Booker Prize – the Jury President branded it as a kind of ‘computer virus designed to destroy the cultural memory’ – the book became a huge cult success in Russia. The Clay Machine-Gun is a nightmarish fantasy about identity, crime and Russian history. The action cuts deliriously between present-day Moscow and 1919, the era of the Civil War, in which the narrator finds himself serving as a commissar in the division of the legendary commander Vasily Chapaev, and his formidable machine-gunner sidekick, Anna. Hailed as the greatest Russian novel of the post-Soviet era, The Clay Machine-Gun confirmed Victor Pelevin’s status as one of the brightest stars in the Russian literary firmament.

109.

Criminosa ou Inocente?

Margaret Atwood

Sinopse: Grace tinha apenas 16 anos de idade quando foi presa, acusada dos homicídios a sangue-frio do seu patrão, Mr. Thomas Kinnear e da governanta/amante deste, Nancy Montgomery. O seu alegado cúmplice nesses crimes, James McDermott, foi condenado à pena máxima e enforcado em 21 de Novembro de 1843. Quanto a Grace teve a pena comutada para prisão perpétua e, após um internamento no manicómio, chegou-se à conclusão de que não era louca nem perigosa, apesar de garantir que não se recordava dos dois homicídios. E assim decorreram dezasseis anos. É então que intervém o Dr. Simon Jordan, um dos mais avançados jovens médicos do seu tempo no campo da saúde mental, que escuta o relato de Grace, no intuito de acordar a parte adormecida da sua mente. Mas que irá ele descobrir? Seria Grace uma mulher sem escrúpulos, a verdadeira assassina de Nancy Montgomery? Ou teria sido apenas uma vítima fraca e involuntária do violento James McDermott?

110.

Os Inconsolados

Kazuo Ishiguro

Sinopse: Do mesmo autor do aclamado Os Despojos do Dia vem um fascinante romance de humor completamente inesperado  sobre um  universo ficcional totalmente irreconhecível e familiar. Quando a realidade do dia-a-dia de um pianista de renome ganha vida própria, ele encontra-se a percorrer cenários que lhe são quer estranhos, quer engraçados, estranhos e maleáveis.*Cheltenham Prize 1995



No Responses Yet to “1001 Livros Para Ler Antes de Morrer – 101 a 110”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: