Orgulho e Preconceito

04Jun10

Autor: Jane Austen

Editora: Europa-América (2002)

Páginas: 280

Idioma: Português

Sinopse: Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, Jane Austen dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe. Esses “orgulho” e “preconceito” que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundadas raízes no coração humano. Uma obra intemporal.

Opinião:

Orgulho e Preconceito. Pride and Prejudice. O clássico dos clássicos. O tal livro que pelo menos todas as senhoras deveriam ler. O rascunho a partir do qual se guiam tantas outras histórias. Claro que Jane Austen não inventou o amor reprimido, ou os mal-entendidos, ou os protagonistas teimosos como o raio que os parta, mas acontece que já me deparei tantas vezes com uma Pride and Prejudice situation e com personagens que classifiquei como “um Mr Darcy”, “uma Lizzy”, “uma Jane”, “um Mr Collins” e até mesmo como “um toninho” (Mr Bingley), que para mim estes papéis são já como que a origem das espécies das personagens fictícias, ou então adjectivos perfeitamente válidos.

É justo afirmar que este foi o livro que me iniciou nesse delicioso mundo dos clássicos, e hoje, já com vários na minha bagagem, contínuo a achar que não havia título mais indicado para tal. Claro que nem toda a gente acha muita graça à época vitoriana, aos seus costumes, àquela linguagem repleta de floreados que nem sempre se percebe à primeira ou à segunda tentativa, e Orgulho e Preconceito está a abarrotar destas manobras no estilo sarcástico tão peculiar e à frente do seu tempo de Miss Austen.

E é preciso vir de outro planeta para não se saber de que é que trata esta história. Quem nunca antes ouviu falar de Lizzy e Mr Darcy que levante o braço e se enfie debaixo de uma pedra logo a seguir. Para além das peripécias que perfazem a relação tempestuosa entre estes dois, O&P conta ainda com dramas familiares, gente má e invejosa, intrigas, muita crítica social, e tudo isto sempre na linha do ridículo que pelo menos a mim, fazem chorar de rir.

Nada mais a acrescentar para além de um comprem-no, leiam-no, vejam o filme, e a série. AGORA! 🙂

Classificação: 9/10

**Extras**

Movie trailer:



2 Responses to “Orgulho e Preconceito”


  1. 1 Prom and Prejudice | Cuidado com o Dálmata
  2. 2 Jane | Cuidado com o Dálmata

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: