Princess of the Midnight Ball

08Maio10

Autor: Jessica Day George

Editora: Bloomsbury

Páginas: 304

Idioma: Inglês

Sinopse: Returning home from the war, young Galen finds work with his mother’s family in the royal gardens. There he learns that the king’s twelve daughters have a secret: every night they dance their shoes to tatters, but no one knows how or why. When prince after prince tries and fails to find the answer, and the family is haunted by accusations of witchcraft, Galen decides to help. Armed with a pair of silver knitting needles and an invisibility cloak given to him by a strange old woman, he follows the princesses and unlocks the secret of their curse.

Opinião:

Como certamente se adivinha pelo título, este é mais um retelling d’As Doze Princesas Bailarinas, desta vez pela autoria da americana Jessica Day George que pelo que consegui perceber escreve preferencialmente para os mais miúdos, mas não é a primeira nem será a última vez que children-lit se confunde com teen-lit, e teen-lit é basicamente sinónimo de young adult, e como afinal de contas ninguém sabe definir young adult, Princess of the Midnight Ball está direccionado para todo o tipo de público.

A história já todos conhecem: raparigas indefesas são obrigadas a dançar todas as noites num reino encantado até que alguém descubra o seu segredo/maldição e as liberte de tal sina cruel. No geral, neste retelling não há grandes desvios ao conto original, só que em vez de toda a história ser contada em poucas páginas e por um narrador sábio e ausente, como um conto infantil costuma ser, é antes contada em duzentas e setenta e duas, segundo o ponto de vista dos dois protagonistas: Rose, a princesa “mais velha”, e Galen, o soldado/jardineiro; outra novidade é que a autora atreveu-se a dar (ou a tentar dar) visibilidade às doze princesas, todas elas aparecem para dizer ou fazer alguma coisa a certa altura, no entanto confesso que tirando duas ou três, para mim as irmãs de Rose não foram mais do que uma mancha homogénea de cabelos arranjados, vestidos coloridos e sapatinhos de dança que simplesmente estavam ali para prolongar as cenas e atrapalhar na acção final (they are just too many). E o pormenor mais delicioso de todos, que faz com que valha a pena ler este livro, é a parte de Galen saber (e gostar) fazer tricô; haverá coisa mai fofa do que um rapaz jeitoso (e macho) que se senta calma e silenciosamente no jardim a tricotar as próprias meias? I don’t think so.

No entanto penso que quer Galen, quer Rose podiam ter sido mais trabalhados… é que tenho a impressão de que não sei mais coisa alguma sobre ambos para além de que ele é um ex-soldado que faz tricô (sendo muito, muito fofo a fazê-lo, já tinha dito?), e que ela, para além de apreciar rapazes altos, atléticos, e de cabelo cortado o mais rente possível, é perspicaz q.b..

Eu gostei deste livro, só não sei porquê (–> Danças na Floresta) esperava mais, muito mais.

Classificação: 6/10



4 Responses to “Princess of the Midnight Ball”

  1. Já tinha olhado de esguelha para esse livro e pensei em pô-lo na wishlist. Talvez deva ficar-me pelo Wildwood Dancing no que conta princesas dançantes. 😛

    Jardineiro que faz tricot? É para juntar isso à lista de features que um prince charming deve ter?

    • Sim, sim, o Wildwood chega, sem dúvida.

      Claro, já que eles são fictícios de qualquer maneira… imagina: um rapaz de aparência agradável, com botas de soldado, a tricotar um xaile para a sua amada… é tão awww, ainda que totalmente improvável.

      • Para ser o teu principe encantado tem de estar a compor músicas enquanto tricota, com as suas rastas limpas e ruivas esvoaçando ao vento. E possivelmente com um pássaro empoleirado no ombro ou na cabeça (or both).

        Mas a ideia é engraçado. É sempre uma pena quando a concretização deixa um bocado a desejar.

      • (Não te esqueças das botas xD)
        Se preenchem estes requisitos, podem contactar-me sff.

        Yep, foi levezinho, mas agradável.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: