1001 Livros Para Ler Antes de Morrer – 81 a 90

02Maio10

81.

Amesterdão

Ian McEwan

Sinopse: A terrível e inesperada morte de Molly Lane, uma conhecida figura da sociedade londrina, vai despoletar uma cadeia de acontecimentos totalmente imprevisíveis. Uma irresistível comédia negra que marca o regresso de um dos mais celebrados romancistas contemporâneos.

«Um estudo psicologicamente brilhante sobre a crueldade e o modo como a amizade, o amor e a própria sanidade podem ser afectadas pelo egoísmo humano.» (Sunday Telegraph)*Booker Prize 1998

82.

Cloudsplitter

Russell Banks

Sinopse: John Brown is America’s most famous political terrorist, who in 1859 raided the federal arsenal at Harpers Ferry, Virginia, intending to galvanise the Southern slaves into rebellion. This is John’s story, told by his son. It recreates pre-Civil War America, and tells of one man’s passage from abolitionist to guerrilla fighter and, finally, martyr.

83.

All Souls Day

Cees Nooteboom

Sinopse: A love story in which the personal histories of the characters are interwoven with the history of the countries in which they find themselves.

84.

The Talk of the Town

Ardal O’Hanlon

Sinopse: Patrick Scully used to be his school’s best striker, but now he’s just a frustrated 18-year-old working in Dublin. Balls O’Reilly is getting all the attention, even from Scully’s girlfriend. A weekend of drinking and fighting ensures that Scully’s horrific secret will make him the talk of the town.

85.

Toque de Veludo

Sarah Waters

Sinopse: Um romance irreverente, sensual e multifacetado, cuja acção se desenrola na Inglaterra vitoriana. Toque de Veludo acompanha a carreira fulgurante de Nan King – a rapariga humilde que se transformou em vedeta do music-hall e que, após um percurso dissoluto, se redescobre como lésbica no East End.

86.

The Poisonwood Bible

Barbara Kingsolver

Sinopse: This is a story told by the wife and four daughters of Nathan Price, a fierce evangelical Baptist who takes his family and mission to the Belgian Congo in 1959.

87. 

Glamorama

Bret Easton Ellis

Sinopse: Victor Ward, a model with all the right friends, is seen and photographed everywhere, even in places he hasn’t been and with people he doesn’t know. On the eve of opening the trendiest nightclub in New York history, he’s living with one beautiful model and having an affair with another. But the future he gets is not the one he had in mind.

88.

Um Outro Mundo

Pat Barker

Sinopse: Um Outro Mundo é um poderosíssimo romance sobre a memória e sobre os vários modos como o passado violento vem às vezes assombrar e distrocer o tempo em que vivemos. Numa tentiva desesperada de unir a família, Fran resolve mobilizar as crianças para a tarefa de rededorar a sala de estar. Então, pouco a pouco, à medida que o antigo papel de parede vai sendo arrancado, descobre-se uma estranha gravura, o retrato sombrio de uma família Eduardiana. O desenho é um verdadeiro exercício de ódio: revela a história daquela casa e lança uma sombra terrível sobre a nova família que a habita.

89.

As Horas

Michael Cunningham

Sinopse: O enredo trata da história de três mulheres que carregam em suas vidas muitos sentimentos em comum, como a insatisfação e o fracasso.  São retratos de vidas em épocas diferentes, que se entrelaçam através de um livro, Mrs. Dalloway. É uma história sobre a alma feminina onde nos artifícios da trama, outras mulheres se reconhecem no drama existencial de cada uma das personagens, humanizando assim o lado da ficção. Uma mulher que gostaria de ser uma personagem de um romance, uma que o escreve (a própria Virgínia Woolf), outra que o vive. *Pulitzer Prize 1999

90.

Veronika Decide Morrer

Paulo Coelho

Sinopse: A 11 de Novembro de 1997, Veronika prepara-se, aparentemente, para se deitar, como todas as noites. Mas desta vez, limpa o quarto, desliga o aquecimento, lava os dentes e recolhe-se debaixo dos lençóis com um objectivo em mente. Veronika decide morrer. Esta escolha não deixa de surpreender, pois é jovem, tem um emprego razoável e vive num pequeno apartamento, desfrutando do prazer de ter o seu próprio espaço. Vai a bares e discotecas, conhece rapazes interessantes e sai com alguns. Contudo, não é feliz. Alguma coisa falta na sua vida. Por isso, da mesa-de-cabeceira tira as quatro caixas de comprimidos para dormir, tomando um de cada vez até ao fim. À medida que se aproxima da morte, Veronika percebe que cada minuto da nossa existência constitui uma escolha entre viver ou desistir. Veronika desfruta de novos prazeres e descobre que a vida tem sempre algum sentido. Mas o tempo escasseia. Veronika decidiu morrer e agora não há como voltar atrás…



No Responses Yet to “1001 Livros Para Ler Antes de Morrer – 81 a 90”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: