North and South

23Jan10

Autor: Elizabeth Gaskell

Editora: Penguin Books (2007)

Páginas: 520

Idioma: Inglês

Sinopse: Margaret is compelled to move from Helstone, her beloved childhood home in the New Forest, to Darkshire in the industrial north when her father resigns his parsonage owing to religious doubts. When she first encounters John Thornton, her father’s pupil and a man in favour of the power of master over worker, she finds their views in conflict. But industrial rebellion and family tragedy cause Margaret to learn the realities of urban life and Thornton to learn humanity. Only then can a mutual understanding lead to the possibility of enduring love.

Disponível em: The Book Depository UK; The Book Depository.com; Gam.Co; Amazon.com.

Opinião:

O caso do North and South ganhou fãs entre o meu círculo de amizade mais pela sua adaptação televisiva levada a cargo por esse canal do outro mundo, BBC, e devo dizer que a minha leitura beneficiou bastante pelo facto de a ter visto antes, uma vez que está fiel à obra, e muito bem interpretada. E se o Armitage (protagonista) foi feliz o suficiente para ter Daniela Denby-Ashe como a sua Miss Hale, nós fomos mais felizes ainda ao tê-lo como Mr.Thornton. *cue tiny flying hearts*

E a primeira coisa que claramente se destaca nesta história, são os contrastes, a começar pelo título. Por um lado, a representar o Sul, está Margaret, uma jovem e bela mulher, habituada à simples e feliz rotina do seu mundo perfeito, com a sua casa no campo onde o sol brilha sobre tudo e todos, onde as portas da vizinhança, tal como a sua, estão sempre abertas seja para quem for, onde reina a harmonia e o bem-estar (e talvez um bocadito de tédio), onde tudo é a definição de comunidade.

A representar o Norte está John Thornton, um homem que é o seu negócio – habitante de uma cidade suja e tomada pelo mundo industrial em contínuo desenvolvimento, onde, invariavelmente, os ricos constituem uma sociedade e os pobres, outra; uma cidade tomada pelo negrume que é lançado das chaminés industriais, e também dos corações de pedra de algumas pessoas; sendo este um homem sem fé para as coisas boas da vida, até que põe os olhos em Miss Hale… A história arranca então quando estas duas realidades chocam sob as formas de Margaret e  Thornton – duas personalidades igualmente fortes e resistentes,  línguas afiadas, e  donos de dois corações por estrear…

Por isso, fãs de um romance ao estilo de Miss Austen, mas com uma história de época bem construída,  que vai para lá de coscuvilhices e dramas românticos (por mais divertido que isso isso seja!), moldada  em torno dos conflitos da Inglaterra Industrial, e tudo mais: não percam este livro, nem a série!

Classificação: 9/10



No Responses Yet to “North and South”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: