As Escolhas do Dálmata 2011

26Dez11

Pois é, chegou aquela altura do ano! Aquela altura de dizer adeus a 2011, e por estas bandas nem vale a pena esperar pelo dia 31 porque já sei que no matter what os meus favoritos deste ano não vão sofrer alterações. Ia escolher dez, mas não me consegui limitar a esse número (também não foram muitos mais), e de qualquer maneira ia fazer um bocadinho de batota ao escolher séries, por isso mandei o top 10 bugiar e fiz uma lista com o número que me apeteceu.

Antes de tudo mais, queria só dizer que este foi um ano e pêras em termos de leituras e eventos relacionados, consegui ultrapassar a marca dos 100 livros lidos (YAY!), e ainda que vários deles tenham sido péssimos, no fim de contas o saldo é positivo porque encontrei pérolas daquelas, e em relação a 2010 tenho agora mais um punhado de autores obrigatórios — por isso, que venha um 2012 igual que eu não me importo nada. Claro que, por mais bons livros que o novo ano me venha a colocar no caminho, nunca, nunca, se vai conseguir comparar a 2011, porque nada poderá alguma vez igualar a epicness que foi conhecer a minha autora favorita de todos os tempos no Verão passado. *still can’t believe it happened*

Adiante. Olhando assim por alto para a minha read-in-2011 shelf no Goodreads, vejo que li imenso historical romance -como se eu não soubesse, eheh- e young adult. Li tudo o que havia para ler da Cassandra Clare, excepto o último livro publicado da senhora, Clockwork Prince, que curiosamente é que estou mais ansiosa por ler, mas decidi deixar para o próximo ano. Ao escrutinar a estante, apercebi-me ainda de algo que não deixa de ter alguma graça por ter acontecido por acaso, e que tem a haver com imagens de capa — é que li precisamente cinco livros com raparigas a segurar espadas:

E esta, hein?

Em combate, as duas de baixo não tinham hipótese, até porque a Meliara (Crown Duel) prefere outro tipo de armas brancas, como por exemplo…castiçais de prata, mas as três de cima ui, ui — cortavam às postas quem quer que fosse que lhes aparecesse à frente, e se combatessem entre si não tenho dúvida alguma de que a Katsa (Graceling) dava cabo do coiro às duas, ao mesmo tempo…e de olhos vendados. Às tantas nem precisava de espada alguma.

* * *

Mudando de assunto, e antes de passar aos favoritos — porque já o fiz no ano passado, e também porque tenho boas razões para repetir a proeza, cá vai a recomendação não literária à qual já fiz referência antes:

Once Upon a Time!! Aqui fica uma cena do meu episódio favorito, Snow Falls:

Inicialmente só estavam previstos 9 episódios para esta série, mas depois acabou por ficar programada uma temporada de 22. Só tenho a dizer que o meu cérebro explode a cada novo episódio, e neste momento que ela está em pausa por causa do Natal e afins, o sofrimento é demais — volta OUAT!

Esta série vai inclusivamente estrear no AXN em Janeiro do próximo ano, com o título de Era Uma Vez. Aqui está a página oficial.

* * *

Agora, sim, cá vão eles, os favoritos de 2011:

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Crown Duel de Sherwood Smith – Não deve ser grande surpresa que este para mim foi O MELHOR livro que li este ano, em todos os aspectos. Heroína, herói, história, escrita, romance, aventuras, início, meio, fim: tudo top. Tudo, tudinho, não falha nada. Crown Duel é um novo favorito entre os favoritos, o único 10/10 do ano. Recomendado para todos.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com          Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Howl’s Moving Castle e Castle in the Air de Diana Wynne Jones – Este ano cometi a *decência* de me estrear a ler Diana Wynne Jones com os dois primeiros livros da série Castle, e ADOREI completamente o primeiro de princípio ao fim, ou não tivesse ele aquela delícia de personagem chamada Sophie, como heroína. Confesso que pensei que não ia gostar tanto do segundo livro, Castle in the Air, como do anterior -afinal não ia haver tanto Howl e Sophie (e Calcifer)-, mas a verdade é que ADOREI na mesma medida. O que só prova que afinal aprecio a autora e não só meia dúzia das suas personagens. Genial esta senhora, genial!

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

The Traitor and the Tunnel de Y.S.Lee – O terceiro livro da série The Agency que eu adoro! Este ia ser o último mas surpresa-surpresa, a autora avisou os fãs pouco antes do seu lançamento que afinal ainda ia escrever um quarto. De qualquer maneira este podia muito bem ter encerrado a história de Mary, a agente secreta da época vitoriana mais competente de que há memória fictícia. É bem emocionante este livro, e eu chorei que nem uma Madalena arrependida a certa altura. E claro, James, James, James…

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

I Am The Messenger de Markus Zusak  – Tão estranho, silly, e genial este livro. E posso dizer que tem o primeiro capítulo mais cómico que já li até hoje. Foram lágrimas de riso a escorrem-me pelas bochechas abaixo. Para além de ter ficado vidrada na história no geral, o melhor de tudo para mim foi mesmo o protagonista, Ed – vale a pena conhecer este underdog.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Série Bridgertons de Julia Quinn – Por esta altura já está toda a gente farta de saber que adorei esta série de morte e que não me canso de a recomendar para quem aprecia historical romance. Sou uma apaixonada pela série no geral mas os meus preferidos absolutos são, Romancing Mister Bridgerton (#4) e The Viscount Who Loved Me (#2) — Colin e Anthony a bombar. E porque tenho um soft spot por tudo o que seja patinho feio/wallflower/spinster: personagem favorita da série, Miss Penelope Featherington — Go Pen!

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Série Wallflowers de Lisa Kleypas – À semelhança da série anterior, esta é outro must read para os fãs dos género. A SÉRIO minha gente, longe de mim de ser uma autoridade no assunto, digo isto somente por experiência própria, porque foi o que senti: que nunca tinha lido verdadeiramente historical romance até ler Julia Quinn e Lisa Kleypas. A história desta série tem a qualidade da dos Bridgertons, com heróis e heroínas a passarem por lutas interiores de toda a espécie, e a escrita da Lisa é igualmente irrepreensível, a única diferença que noto é que as cenas amorosas estão num nível mais… avançado. No bom sentido. No melhor dos sentidos. O meu favorito dos quatro é o inigualável Devil in Winter, fico com um sorriso idiota estampado na cara só de me lembrar dele, é… TÃO BOM, tão bom, tão bom… *sigh* mas também gostei imenso do primeiro, e do segundo, e do quarto, e do livro extra A Wallflower Christmas que não consta da imagem, e de tudo o que seja Lisa Kleypas e wallflowers!! Personagem favorita da série: Evie. 

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ WOOK ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Clockwork Angel de Cassandra Clare – O meu livro favorito da autora porque a heroína desta série não me chateia – hooray! Muito pelo contrário, gosto bastante da Tessa, e tive o coração apertadinho durante toda a leitura por causa dela. Tudo lhe acontece. Xô criaturas! Demónios de toda a espécie! Humanóides e outras coisas que funcionem a motor! Deixem a Tessa em paz! Dos livros que constam desta lista, este é único disponível em Português até ao momento — Anjo Mecânico pela Planeta.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

The Broken Kingdoms de N.K.Jemisin – Fui tão surpreendida por este The Broken Kingdoms porque ADOREI, mesmo não sendo exactamente o meu tipo de livro, e mesmo não tendo acabado da maneira que eu queria. Este é o segundo volume de uma trilogia, e vergonhosamente não li o primeiro ainda, ou o terceiro que foi lançado há pouco tempo, mas lá hei-de chegar. Recomendo sem reservas porque a heroína, Oree, é mais uma personagem que vale tanto a pena ficar a conhecer.

* * *

Opinião(IN) ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

If You Deceive de Kresley ColeAwww, tão bom este… tão viciante e surpreendentemente emocionante na parte final. Heroína: impecável. Herói: ai Jesus. Cenas amorosas: já levava uma bolinha vermelha no canto superior direito, mas o resultado é tão bom! Altamente recomendado aos fãs do romance histórico. Altamente.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com         Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

The Body Finder e Desires of the Dead de Kimberly Derting – A minha série young adult contemporânea de preferência, ainda por cima é uma espécie de Mentes Criminosas teen – adoro.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Brightly Woven de Alexandra Bracken – Gostei imenso deste livro, ainda que as falhas estivessem à vista. Adorei a heroína, Sydelle, e as discussões sem fim entre ela e o desnorteado do North. Não sei se é só de mim, mas cheira-me que esta jovem autora promete.

* * *

Opinião ǀ Goodreads ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Darker Still de Leanna Renee Hieber – Merece estar neste post porque foi uma das poucas novidades de 2011 de que gostei bastante, e mais uma vez por causa da narradora e heroína da história, Natalie. Foi o seu estilo de narração que me fez virar página atrás de página, e nem porque estava muito aflita para saber o que ia acontecer a seguir, mas para saber como é que ela o ia relatar. Entretenimento garantido esta moça.

* * *

Opinião ǀ GR ǀ BD.co.uk ǀ BD.com          Opinião ǀ GR ǀ BD.co.uk ǀ BD.com          Opinião ǀ GR ǀ BD.co.uk ǀ BD.com

Série Obernewtyn de Isobelle Carmody – Decidi dar uma menção honrosa aos livros da série Obernewtyn que li até à data, porque gostei bastante deles, ainda que algumas coisas me aborreçam (como por exemplo, não ter o Rushton em acção durante centenas de páginas – not fair!), mas estou sinceramente interessada em ler a série até ao fim.

* * *

E pronto, é tudo, até porque o post já vai looongo. Estes foram os meus favoritos do ano, e estou super curiosa para saber quais foram os dos meus fellow bloggers e demais visitantes, por isso não se acanhem, podem linkar posts nos comentários para eu visitar, ou simplesmente dizerem-me quais são as vossas escolhas de 2011 — um, dois, dez títulos, como preferirem, até porque amanhã há giveaway e quem o fizer depois leva uma extra entry! 😀



42 Responses to “As Escolhas do Dálmata 2011”

  1. 1 quigui

    Yey! Finalmente! Li cinco dos teus favoritos – 2 que eu te recomendei, 1 que tu me recomendaste, 1 que tu me impingiste e 1 que eu eventualmente ia ler. Can you guess which is which?

    Quanto aos meus favoritos, o post está agendado, e fiquei com ideia que era para o meio da tarde, so… já não deve faltar muito!

    • Of course! 2 que recomendaste: os da DWJ (e tinhas razão), 1 que eu recomendei: Crown Duel (e tinha razão :p); impingi-te: The Body Finder; 1 que eventualmente ias ler: The Broken Kingdoms, mas que eu também impingi um bocadinho porque parecia uma cassete estragada nos últimos tempos, LOL.

      Anda de lá com isso S&N.

      • 3 quigui

        Cooooorrrrrrrect!!! Ding Ding Ding! (E se o Broken Kingdoms conta como impingir, nem se fala do Crown Duel – para dizer a verdade o Body Finder foi dos que impingiste menos. Tirando o facto de me dares o livro.)

        Fui cuscar o schedule, e faltam uns 10 minutos, bem que agora o deixo postar sozinho. Só agora de tarde é que conseguir acalmar – casa para arrumar, doces para salvar das formigas e das gatas, gatas para entreter…

      • Pois porque o Body Finder não sabia se ias gostar, mas os outros dois tinha a certeza que sim 😀

  2. Tantos livrinhos que gostaste! Nesse aspecto tiveste mais sorte que eu, este ano.
    E eu ainda não li nenhum dos que aqui tens. Shame on me!

    Um bom ano de 2012 com boas leituras.

    • Siiiim! 😀

      Oh, então? Não leste assim muitos que se tornaram favoritos? Damn it 😦

      Ahah! é aquele problema: so many books, so little time…

      Igualmente, Ana, um excelente 2012!

      • Foi esse mesmo o problema. até li um número bastante razoável de livros (60), mas a maioria foram medianos (pelo menos foram poucos os maus) e só uns 7-8 é que me tocaram mesmo.
        Para o ano tenho de escolher melhor. 🙂

      • Bem…realmente, essa estatística não é muito animadora — só 7 ou 8 te terem dito alguma coisa entre 60! (e 60 foram muitos!). 2012 vai ser melhor, vais ver só ;D

  3. 10 p7

    Estou aqui a morrer de vontade de ler aqui umas quantas coisas da tua lista, porque (guess what?) as tuas opiniões fizeram-me adicioná-las à wishlist. 😀 Especialmente o Crown Duel, a DWJ, o resto dos Bridgertons e o que quer que a Julia Quinn tenha escrito para além deles, a Lisa Kleypas…

    O que li daqui: basicamente o Anjo Mecânico, The Traitor and the Tunnel, Darker Still, The Body Finder, e os primeiros 3 dos Bridgertons. Adorei-os em geral. E, basicamente, são todos recomendações tuas, acho, menos o Anjo Mecânico. És uma má influência nas minhas leituras. 😛

    As minhas escolhas de 2011… tenciono fazer um post, mas como ainda me faltam acabar dois livros, e prevejo ler mais um até ao fim do ano, o post só deve sair mesmo em cima (ou depois) da passagem do ano. 😉

    • Aah, vais adorar Lisa Kleypas, eu sei que sim! 😀

      Pois, tu já eras fã da Cassandra muito antes de mim, que só comecei a ler coisas da senhora depois do Anjo Mecânico no princípio deste ano. 😉

      Fico ansiosa por ver esse post!

  4. 12 Smirlah

    Depois de ler isto fiquei com curiosidade sobre alguns livros. Em relação às meninas das espadas, adorei aqueles que li (Graceling e Magic Bites).

    • Olá Smirlah,
      Ainda bem, pode ser que a curiosidade te leve a ler algum, adorei-os todos! 😀
      Também gostei do Graceling, mesmo que não entre nos favoritos do ano, e vou continuar a ler a série, estou muito ansiosa pelo Bitterblue. O Magic Bites foi uma surpresa, não esperava gostar dele como gostei.

      • 14 Smirlah

        O Magic Bites também me surpreendeu quando o li. Gostei ainda mais dos seguintes e actualmente é uma das minhas séries favoritas. 🙂

      • Pois, já ouvi dizer que os livros seguintes da série são melhores — tenho o segundo a caminho \o/

  5. 16 Mariana

    Esta lista deixou-me cheia de vontade de ler uns quantos livrinhos! Ainda não li nenhum dos que falas :/
    Este ano, alguns dos livros que mais gostei foram a Trilogia dos Jogos da Fogo e o 1984, do George Orwell. Gosto de distopias 😛
    Ah, e claro, ia-me esquecendo! Adorei a trilogia das Jóias Negras, que li este Verão.
    Tenho que fazer um post deste género também! (embora só tenha lido 30 e tal livros…)

    Ps: Descobri hoje o teu blog. Gostei bastante!

    • Olá Mariana,
      Yay!
      Devias querer dizer trilogia Jogos da Fome, certo? também gosto bastante 🙂 animada para ver o filme?

      Faz lá, depois passo pelo teu blogue para cuscar.

      Obrigada! 😉

  6. 18 Sara

    Confesso que também fiquei cheia de vontade de ler os teus favoritos, até porque ainda não li nenhum deles 😦 mas vou sempre a tempo 🙂 Quanto aos meus favorítos, é complicado escolher porque, felizmente, gostei muito de quase todos que li. Mas talvez destaque a trilogia dos Jogos da Fome de Suzanne Collins. Adorei igualmente o Quarto Arcano da Florencia Bonelli, os livros da Madeline Hunter (embora ainda não tenha lido todos), A Guerra dos Tronos, entre outros.

    • Olá Sara,
      Aaah, escolheste-os bem! Gostar de quase todos os livros que se lê no ano é cá uma sorte, eu gostei de muitos, mas meia dúzia foram horríveis O_O

      • 20 Sara

        Eu tento escolhe-los bem 😉 aborrece-me mesmo quando gasto dinheirinho num livro que depois se revela uma deceção. Mas acontece… E concordo com a Andreia, acho que também vou começar MESMO a comprar no Book Depository!!

      • Estou a ver que sim!

        Oooh, vais poupar imenso ao comprar lá, mas vais ficar viciada de certeza xD

  7. 22 Andreia

    Próxima resolução do ano: começar a comprar no Book Depository… sempre que visito o site é ver-me eu perdida durante horas no meio daqueles livros todos.,..

    Beijinhos

    • Olá Andreia,
      Olha: EXCELENTE resolução para o novo ano. Tens que ir para lá já com o livro que queres em mente e depois nem olhas para os lados até completares a compra, vais ver que resulta! xD

      um abraço

  8. Oh, Jen, tu fazes-me mal à wishlist… 😉 É que, disto tudo, só li o Clockwork Angel (e gostei imenso, é certo), e acabo de adicionar quase todos os outros à minha já enorme (imensa, interminável…) wishlist. Mas é bom, é bom. Boas sugestões, é sempre positivo.

    Quanto às minhas escolhas do ano (ai, tão difícil…)… Só no dia 31, que até lá ainda devo ler mais umas coisas. Mas o provável favorito é O Terceiro Deus (do Ricardo Pinto) e tudo por umas quantas razões muito pessoais que se explicam porque me revejo no protagonista. Explicação a desenvolver no blogue, quando estiver um bocadinho mais coerente…

  9. 26 mangadeposit

    O Crown Duel está a parecer-me mais e mais interessante! Hmm… não tive grandes favoritos este ano, excepto talvez os livros de fantasia da Eona, gostei bastante. ^_^

  10. 28 Rita Viegas

    Tenho de admitir que das tuas escolhas só li o Howl’s Moving Castle, mas mal posso esperar para ler o Crwon Duel e o I Am the Messenger.
    Os meus livros favoritos de 2011 foram claramente o 1984 de George Orwell, Delirium da Lauren Oliver e a série Uglies do Scott Westerfeld! (sim eu sei, não consigo parar de ler livros Distopyan!

    • O 1984, já alguém antes o elegeu como favorito do ano também, tenho-o na wishlist faz taaanto tempo. 😐 O Delirium também, a ver se o compro no próximo ano, oiço dizer maravilhas. Se é o género que te dá mais prazer em ler: força nisso! 😉

  11. Não li muitos dos livros que escolheste, mas dos que conheço, concordo com o “favoritismo” 😛

    Dos livros que li este ano acho que destaco “The Time Traveler’s Wife” como um dos meus favoritos, para não escolher mais e já não sair daqui lol

  12. 32 Nerwen Elendil

    Em comparação contigo, li muito pouco este ano… mas o que li, gostei muito e creio que é isso que interessa, right??

    Os melhores para mim foram: “Graceling” – que consta na tua lista também; “The Black Magician’s Trilogy” de Trudi Canavan; “A Discovery of Witches” de Deborah Harkness e “The Hunger Games” de Suzanne Collins (recomendado por ti :P)

    Ah, e claro está “A Vidente de Sevenwaters” mas esse é aquela base… é Juliet Marillier o que quer dizer que é simplesmente divinal ^_^

    E o “Once Upon Time” é algo BRILHANTE e quem ainda não viu, shame on you *evil eyes*

    Agora, bora participar no giveaway ^_^

    • Afirmativo! A qualidade sempre à frente da quantidade. 🙂

      Olha o A Discovery of Witches — recebi no sapatinho este Natal.
      Ah pois, perceba-se que a Vidente não consta deste post mesmo tendo-o lido este ano, porque li o Seer no ano passado, e claro, foi um favorito de 2010. Em 2012 vou ter DOIS!! Dois da Juliet para serem favoritos, até podia fazer já um rascunho do post dos favoritos de 2012 e escrever lá: Shadowfell & Flame of Sevenwaters. Dois… mal dá para acreditar… tu vais esperar pelas traduções?

      OUAT!! que saudades, já só faltam duas semanas para ele voltar *sigh*

      • 34 Nerwen Elendil

        Eu gostei imenso do “A Discovery of Witches” e mal posso esperar pelo segundo… e tudo o que tenha bruxas e vampiros, eu adoro 😛

        Pois, esqueci-me que o livro saiu o ano passado mas só este ano é que foi traduzido… mesmo assim é um favorito de 2011.

        I know *abana as mãos frenéticamente* dois livros da Juliet logo de seguida. Infelizmente tenho que ficar à espera das traduções porque a minha mãe também é fã da Juliet e não lê em Inglês… mas é bom porque tenho sempre alguém com quem falar acerca dos livros ^_^

        Nunca mais… quero mais Charming e Snow White… apesar de ter ficado extremamente triste com o último episódio 😦 Why… oh why… *sobs*

      • Ah, pois é…lembrei-me agora que já me tinhas contado isso antes -esqueci-me completamente que a tua mãe também é fã da Juliet!- deixa lá, esperas mais um bocadito, mas é por um bem maior 😉

        Eu ainda nem quero crer no que aconteceu…
        Quanto a Charming, espero que volte SEM a ordinária da fake wife atrás, não posso mais com essa parte do plot. >_<

  13. 36 Marta

    Encontrei este blog por acaso e ainda bem que tal aconteceu! Estão aqui tantas amantes de livros com heroinas fortes e que não nos dão nos nervos (coisa rara de econtrar)

    Quanto a esta lista de favoritos tenho a dizer que não li nenhum deles, estou à muito tempo para ler Crown Duel e penso que o vou fazer este ano, assim que acabar o ultimo da triologia dos Hunger Games.

    Esta lista de favoritos fez com que adicionasse ainda mais livros à minha já extensa lista to-read no Goodreads.Fiquei com uma enorme vontade de dar uma vista de olhos a mais de metade dos livros que aqui estão.

    Quanto aos livros que li e adorei este ano tenho de escolher os Hunger Games por Suzanne Collins, Graceling (o Fire não foi mau mas desapontou-me um pouco), Game of Thrones de Gorge R.R. Martin (os 3 primeiros) e Divergent de Veronica Roth.

    Parabens por um blog que, até agora, me parece muito bom.

    • Olá Marta, bem-vinda!

      O Crown Duel…é tão bom. (Para quem aprecia heroínas teimosas e decididas, e heróis muuuuito pacientes xD)

      Trilogia Hunger Games, um dos favoritos entre os participantes do giveaway até agora. Ando há muito curiosa com o Divergent…

      (e obrigada! 😉 )

  14. Não li nenhum dos teus favoritos, mas tenho muita curiosidade em relação aos livros da Julia Quinn. Só leio coisas boas sobre esta autora!

    Quanto aos meus favoritos de 2011, deixo aqui o link para o caso de teres curiosidade: http://tantoslivrostaopoucotempo.blogspot.com/2012/01/os-melhores-de-2011.html

  15. 40 Pedro

    A melhor leitura do ano foi definitivamente o 1984, que li por acaso para o CNL (concurso nacional de leitura) ainda bem que a minha escola escolheu este livro, senão nunca tinha descoberto esta obra-prima!

    • Olá Pedro!

      1984, muito bem, e ainda por cima já alguém antes também o elegeu como um favorito do ano, o que quer dizer que tenho mesmo de o ler (está na wishlist há bastante tempo *.*) 🙂
      É verdade, as escolas às vezes escolhem livros porreiros para a malta, e sublinho o às vezes porque embora na minha altura de estudante tenha adorado Os Maias, detestei tudo o resto que foi leitura obrigatória — o 1984 não estava incluído…


  1. 1 Giveaway: As Escolhas do Dálmata 2011 | Cuidado com o Dálmata

Deixe um comentário