Quando Sopra o Vento Norte

30Jun11

Autor: Daniel Glattauer

Editora: Porto Editora (2011)

Páginas: 222

Título original: Gut gegen Nordwind

Sinopse: Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui. Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo começam a partilhar confidências e desejos íntimos. A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz. Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E depois desse momento, o que os espera?

Opinião:

Quando Sopra o Vento Norte é um livro diferente. Porquê? Ora, porque é um livro exclusivamente composto por uma troca de e-mails entre dois estranhos -Leo e Emmi-, já que certa vez Emmi se engana numa letra de um remetente de endereço electrónico e a sua mensagem vai ter à caixa de correio de Leo. Eles acham graça à situação e começam a corresponder-se frequentemente, até que isto se torna numa espécie de obsessão para ambos.

Eu gostei deste livro. Ou melhor, achei-lhe piada, porque para além de ser diferente e relativamente fácil de se ler, é também bastante divertido, e daí que tal como Leo e Emmi se viciam nos e-mails um do outro, também eu fiquei viciada neles os dois e no lado mais cómico da sua relação virtual. No entanto não posso dizer que este seja um volume indispensável em cada estante, porque não é – é interessante sim senhora, mas nada por aí além. Por razões óbvias, fez-me lembrar e muito do filme You’ve Got Mail, e isto não só pelo lado virtual da coisa, mas também pela maneira como os protagonistas se comportam um com o outro, e até naquela parte em que eles tanto hesitam em volta da questão de se encontrarem em pessoa ou não. Neste aspecto, o grande “problema” de Quando Sopra o Vento Norte é o de Emmi ser casada e feliz, e portanto em princípio está posta de lado a hipótese de se envolver com Leo. Como disse, em princípio.

Não sei muito bem que dizer mais sobre este livro, confesso que desde que o acabei andei a coçar a cabeça porque não sabia o que escrever na opinião. E ainda agora parece-me que não desenvolvi muito mais do que aquilo que está explicado na sinopse. Pelo menos fica o aviso de que: Quando Sopra o Vento Norte é só composto por e-mails. 222 de 222 páginas de e-mails. Mais nada. Coisa que eu não sabia quando o comprei (…sim, não o folheei antes de ir para a caixa), mas que de certa maneira resulta, porque ao contrário do que possa parecer, consegue-se testemunhar o desabrochar da relação dos protagonistas.

Há uma sequela—ainda não publicada em português—e que eu provavelmente não vou ler, porque depois da maneira como este termina, não tenho a certeza de querer saber o que acontece a seguir.

Classificação: 6/10

Goodreads ǀ WOOK ǀ The Book Depository UK ǀ The Book Depository.com
13 Responses to “Quando Sopra o Vento Norte”

  1. 1 quigui

    Eu uma vez entrei na conversa com um tipo que mandava emails a pensar que era para um Manuel (ou Mário, já não me recordo bem) Silva. Até tínhamos umas conversas engraçadas até ao tema virar para futebol. Desde então nunca nos falamos.

    Suponho que neste livro as personagens não torciam por equipas diferentes…

    • Tuuu o qeeeê?? xD

      Não te sei dizer, o Leo e Emmi nunca discutiram o tema.

      • 3 quigui

        Começou tudo com mails de piadas, e como na altura o pessoal tinha a mania de fazer reply all, e depois ficavas smp nos contactos de ppl desconhecido, nem liguei mt. Só que uma vez mandou-me uma mail que era de uma cena qualquer importante, e aí tive de dizer ao tipo que estava enganado na pessoa. Still, I got a lot of jokes out of it :P

      • LOL.

        Agora que falas nisso lembrei-me que já me aconteceu algo semelhante! Como me pude esquecer…foi numa altura em que eu estava a fazer um trabalho com a MJ, e já não sei porquê mas eu enganava-me no endereço dela, acho que era num número (mas atenção que eu tinha mesmo o mail dela errado na minha lista de endereços lol), e eu sempre que actualizava a minha parte do trabalho mandava-lhe…ou pensava eu, porque afinal estava a mandar para outra pessoa, que só ao fim de eu mandar prai meia dúzia de mails é que me avisou que era engano xD …mas tipo, nem por ver que se tratava de uma coisa relativamente importante me avisou mais cedo …

  2. 5 p7

    Acabou assim tão mal? Podes spoilar-me à vontade, não tencionava, nem tenciono ler. ;)

    Uns livros muito giros totalmente compostos de e-mails e afins são os da “Boy series” da Meg Cabot (The Boy Next Door, Boy Meets Girl e Every Boy’s Got One). São chick-lit, mas bastante divertidos. Tenho o primeiro em português, edição da Bertrand, mas Bertrand que é Bertrand não acaba as séries que edita… :P

    • Ok, se queres saber eu digo-te: :D

      ***Spoiler!!***

      Então eles andam o livro todo a decidir marcar o tal encontro para se conhecerem, até que no fim do livro o Leo tem de se ir embora do país e com isto eles lá decidem encontrar-se, só para se despedirem. Combinam o encontro todos felizes e excitados, até que depois aparece um email da Emmi a pedir desculpa por não ter ido, porque achava que o marido sabia de tudo (o que é verdade), e o email de resposta do Leo é aquela mensagem automática do género: “Informa-se que este endereço de email foi alterado, blábláblá..” Fim. Fiquei com a maior cara de tacho… (O_o)

      ***Fim de Spoiler***
      Não conheço esses da Cabot, nem nunca tinha lido algo do género. Ah pois…a nossa amiga Bertrand…está sempre lá *cough*

      • 7 p7

        Ohhh… lol, que raio de fim. Está mesmo a gritar sequela. E parece o do Em Nome da Memória. :P

        Há por aqui muito amor à Bertrand, não é? xD

      • Mesmo…só que gostei muito mais do Em Nome da Memória xD

        Oh sim, amor louco, paixão desenfreada…NOT. E cada vez mais, quando eu acho que já mais nada vindo deles me afecta, acontece algo. Não é que a semana passada, depois do são joão, fui a um shopping que só tinha a Bertrand -de livrarias e afins-, naturalmente fui lá, queria ver e pegar num Vidente de Sevenwaters, e adivinha? Não havia! uma semana depois de ter saído, não tinham ainda! O cúmulo! /

      • 9 p7

        Ah, mas aí não podemos pôr as culpas à Bertrand… Também pensava que o livro saía dia 20, porque era a data que a Wook tinha, mas passou o dia e não vi o livro em lado nenhum. Agora a data de saída que está na Wook é 4 de Julho. -.- Parece que devem ter tido uma má indicação quando puseram a 1ª data…

        Acho mal é que a editora vá fazer sair o livro na semana em que a autora está em Portugal, ainda para mais a dois dias da apresentação no Colombo… Estou mesmo a ver que vai chegar o dia da apresentação e a Fnac não vai ter livros. xD

      • What? mas…mas…não vejo lá essa data, só o normal, “Normalmente segue para o correio em 24 horas”, não digas me que foram enganadores…aaaii, queres ver que também tenho que pôr a wook na lista negra? xD

      • 11 p7

        *shocked* Mas mudaram outra vez? Ainda no outro dia estava dia 4 na Wook… :S Mau! Estou a ficar muito aborrecida com estas trocas e baldrocas. :P O site da Planeta tinha-o há uns dias como “sai em Julho”, mas agora já o tem mesmo na parte das “novidades”. Será que afinal já saiu? A Fnac online diz que o livro já saiu, e até diz que saiu em Junho… :/

      • Depois não querem que a gente reclame…humph…mas não sabia dessa de terem adiado para dia 4, às tantas depois já estava disponível e mudaram outra vez. Enfim, mas livros é que não podem faltar no lançamento, seria o escândalo.


  1. 1 Top Ten Tuesday – Finais que me deixaram de boca aberta | Cuidado com o Dálmata

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 236 outros seguidores

