Top Ten Tuesday – Bookish Websites

28Jun11

Cá está o Top Ten Tuesday desta semana, com o tema Bookish Websites, ou seja, sites dedicados a livros e aos seus leitores. Como sempre, este é um meme pela autoria do pessoal do The Broke and the Bookish.

Bookish Websites

1. The Book Depository – Palavras para quê…a minha loja favorita de todo o sempre. Senão veja-se: tem um catálogo sem fim de livros à escolha, excelentes preços de venda, promoções várias vezes ao ano, não se pagam portes de envio, podem-se fazer pre-orders (quando os livros estão mais baratos ainda!), o processamento e despacho de encomendas é feito com relativa rapidez, e com um login é possivel ir construindo uma wishlist. É um pedacinho do céu na terra para quem não passa bem sem comprar livros frequentemente.

2. Goodreads – Grandes artistas os fundadores deste fenómeno virtual por entre essa imensa massa de bibliófilos, book bloggers, reviewers, e afins. Para além de ser uma bela ferramenta para quem gosta de ter uma espécie de biblioteca virtual organizada (já que a física pode não o ser… *cough*) é ainda excelente para se obter recomendações, consultar listas, ratings, opiniões, e até estar sempre a par do que o autor a ou b estão a fazer de momento, já que muitos usam o Goodreads. Um site viciante.

3. LibraryThing – A biblioteca virtual que eu usava antes de descobrir o Goodreads – mas ainda lá vou, só que com menos regularidade. Uma coisa que continuo a gostar imenso no LibraryThing são as recomendações que existem na página de cada livro. Por causa desta funcionalidade já encontrei vários títulos que ainda hoje estão entre os meus favoritos.

4. BookMooch – Óptimo para quando não se acha um determinado livro em mais lugar algum – com sorte alguém o quer trocar lá, e posso dizer que já moochei verdadeiras pérolas. E sendo um site de troca, é a opção mais válida para nos livrarmos daqueles livros que já só estão a ocupar espaço na estante. (Claro que é preciso esperar que alguém os queira primeiro. xD)

5. Amazon – Da Amazon só mando vir coisas se calhar de ter um gift certificate para gastar, o que acontece muito raramente, mas então porque está a dita loja no meu top desta semana? Porque o LOOK INSIDE deles dá imenso jeito para quando preciso de procurar descrições físicas de personagens, citações, tirar esta e aquela dúvida, e até custa acreditar mas acho mais fácil usar esta funcionalidade do que tirar o livro da estante e fazê-lo manualmente. Sim, porque eu faço isto mesmo tendo o livro ao alcance. Silly, I know. O downside disto é que nem todos os livros têm esta opção e mesmo os que têm, nunca têm o texto todo à disposição, por isso é preciso ter sorte para que a parte que se deseja consultar esteja vísivel. Mas ainda assim é uma boa ferramenta.

6. Abebooks – Já comprei alguns livros através deste site, e sempre pela mesma razão: estavam out of stock no Book Depository. A Abe vende maioritariamente livros usados e diga-se que é uma espécie de Amazon que não pratica os portes de envio exorbitantes da última. A minha Abe preferida é a AbeBooks.fr, sim, a francesa, porque assim não preciso de fazer a conversão da moeda, e isto porque até hoje suspeito que me tenham cobrado uma taxa de conversão, quando certa vez fiz uma compra na AbeBooks.com.

7. –

8. –

9. –

10. –

***



2 Responses to “Top Ten Tuesday – Bookish Websites”

  1. De todos estes só não usei o LibraryThing (por causa do limite de livros que se pode adicionar).
    A minha experiência com o Abebooks é boa e não me dei conta de nenhuma taxa (mas sinceramente, também não estive a prestar grande atenção na altura).
    A Amazon uso só nos raros casos em que um livro está esgotado no BookD mas ainda está em stock na Amazon, mas evito por causa dos portes (abusivos!), e, impressionantemente, estou à espera que me enviem um livro há quase dois meses, que supostamente já devia ter saído de lá no dia 15 ou coisa que me valha. Já estou a bufar!

    E claro, o BookD e o GoodReads são escolhas de topo. 😀

    • Eu cheguei a um ponto que deixei de poder adicionar livros no LT por causa do limite, mas depois tive a sorte de me oferecerem uma conta vitalícia (ou lá como se chamam) – foi a quigui, porque ofereceram-lhe uma e ela já tinha, então passou para mim xD – e então comecei a usar aquilo outra vez, mas realmente gosto bastante das recomendações de lá, que é uma coisa que ainda falta no GR (claro que eles têm as listas, que também é uma espécie de recomendação, se bem que é mais por género de livro).
      A Amazon devia repensar aqueles portes de envio! Ou então abrirem uma Amazon.pt que já nos ficava mais barato 😀
      Bem, realmente, é muito estranho ainda não ter chegado, mandaste vir da .com, ou da .co.uk?


Deixe um comentário